terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Como manter a segurança em Redes Sociais?


No começo da grande rede mundial de computadores havia uma enorme preocupação com a divulgação de informações. Muitos usavam pseudônimos para entrar em intermináveis horas de chat, faziam cadastros com endereços falsos e usavam senhas cada vez mais fortes. Pois bem, o tempo passou e há hoje uma exposição cada vez maior de informações em redes sociais. Só para listar alguns: interesses, perfis, currículos, localização etc.

A complexidade dos sistemas, que hoje se arquitetam em diversas formas, também aumentou exponencialmente. Como manter a segurança em um ambiente como este?

Com o aumento mais que expressivo do número de internautas no Brasil, o Ministério da Ciência e Tecnologia elaborou uma cartilha com dicas de segurança em redes sociais. As redes sociais são a bola da vez em função do altíssimo número de usuários que fazem parte delas – cerca de 29 milhões de brasileiros.

O material, lançado em 2009, foi elaborado pelo Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (Cais) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCT). A cartilha orienta com dicas úteis sobre como usar adequadamente as redes sociais.

Principal forma de interatividade e entretenimento entre os brasileiros, as redes sociais são as ferramentas mais acessadas pelos internautas. As mais populares no país são o Orkut, Twitter e Facebook.

As recomendações, que valem para qualquer site de relacionamento, seguem um protocolo de segurança para que o usuário não caia em arapucas. Uma das dicas da cartilha é com relação à criação de senhas, em que o ideal é elaborar senhas com números e letras, pois isso dificulta a ação de usuários que queiram agir de má fé.

As redes sociais são um ótimo canal para manter a relação de amizade com pessoas que temos afinidade e para buscarmos informações e divertimento. Para não ter problemas, basta saber usá-las adequadamente e com responsabilidade.

Para saber todos os detalhes de como se manter protegido baixe a cartilha através deste link: http://www.rnp.br/_arquivo/disi2009/rnp-disi-2009-cartilha.pdf

Nenhum comentário: