terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O que os usuários param de fazer para acessar o Twitter e o Facebook?


Assisti há algumas semanas um debate entre estudantes de Relações Públicas sobre Midiatização das Tecnologias e percebi mais uma vez que somos todos escravos da tecnologia.

A maioria das pessoas, pelo menos as que leem o Webdialogos, tem algum meio de interagir nas mídias sociais, seja pelo Computador, Laptop ou pelo smartphone. Isso permite portanto um acesso facilitado as plataformas de mídias sociais, lendo e publicando atualizações de status quando e onde quiserem.

Mas aí eu me pergunto… Existe limites para este acesso?

Um estudo recente revelou que algumas pessoas param de fazer qualquer coisa para responder a um tweet. Até mesmo se estiverem fazendo sexo.

Tick Yes, uma empresa especializada em marketing, pesquisou os hábitos de mídia social de 885 australianos, e os resultados são interessantes, especialmente quando se trata de quando e onde eles acessam os sites de redes sociais.

51,6% acessam as mídias sociais do trabalho (me incluo aqui);

41,9% acessam enquanto assistem TV (me incluo aqui);

34% acessam durante os feriados (me incluo aqui);

33,8% acessam na cama (me incluo aqui);

23,3% acessam durante as refeições (me incluo aqui);

21,5% acessam enquanto estão no banheiro (não, momento sagrado);

3,2% acessam na igreja, ou em locais de culto;

2,8% (na maioria homens-64%) acessam durante momentos íntimos.

Outros dados do relatório:

25,1% dos pesquisados usam as mídias sociais para integrar seus negócios;

20,28% usam a mídia social para entrar em contato com alguma marca;

48,2% usam para falar sobre uma nova compra;

25,5% já usaram as mídias sociais para entrar em contato com o SAC de alguma empresa ou para fazer perguntas;

48,7% das pessoas dizem que seu uso de mídia social aumentou no último ano;

4,9% das pessoas admitem o “vício” na mídia social, enquanto 31,3% gastam pelo menos duas horas por dia nela;

47,3% acessam via tecnologia móvel.

“A pesquisa confirma uma série de coisas”, disse Peter Applebaum, diretor de gerenciamento da Tick Yes. “Não ficamos surpresos que o Facebook seja de longe a mídia social mais popular, nem que quase metade dos entrevistados disse que o seu uso de mídia social tenha aumentado no último ano. Mas o que me fez levantar as sobrancelhas é o fato de os australianos pararem o que estão fazendo para responder um simples tweet.

Nenhum comentário: