quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Como Aumentar o Compartilhamento de seus Conteúdos



Se falta paciência e atenção para mensagens corporativas, o oposto acontece quando a informação vem de alguém que conhecemos. A melhor forma de fazer isso é trabalhar conteúdo que estimule a validação por pessoas. Ou seja, precisamos garantir que nossa mensagem seja compartilhada pelo maior número possível de pessoas.

Primeiro, vamos relembrar dos principais motivos para alguém compartilhar algo:

1. Exclusividade. O quanto me sinto especial ou sortudo por ter tido acesso a algo e desejo compartilhar com meus amigos essa oportunidade.

2. Reputação. O quanto aquilo que compartilho colabora para minha imagem perante os outros.

3. Co-criação. O quanto aquilo que compartilho mostra que estou envolvido na criação de algo grandioso, criativo ou curioso.

4. Competição. Bastante relacionado com o segundo ponto, mostra meu desempenho e valor através daquilo que compartilho.

5. Altruísmo. A minha disposição em ajudar e conscientizar por meio de apoio a uma causa na forma de compartilhamento.

Na hora de pensar em criar seus conteúdo, pense em explorar pelo menos um dos pontos acima. Outras dicas que também ajudam:

1. Citar alguém. No Twitter, por exemplo, você pode citar uma pessoa dentro de sua tweet e ela é automaticamente avisada sobre isso. Mas use esta técnica apenas com pessoas com quem você já tem um relacionamento e que sejam bastante influentes em seu meio.

2. Expresse-se em imagens. O apelo visual é imbatível. Quem sabe aquela citação que tem tudo a ver com sua empresa não poderia estar em fontes garrafais, à frente de uma imagem cheia de significado.

3. Listas no estilo Top 10. Avalie os temas que estão relacionados à sua marca e faça listas bem humoradas que tragam situações e fatos com as quais as pessoas se indentifiquem.

4. Aplique pesquisas. Pode ser algo bem informal mesmo, mas que motive comentários e a participação.

5. Oportunidades relâmpago. De vez em quando traga ofertas realmente escandalosas de tão tentadoras. Porém, faça com que elas sejam muito, muito rápidas. Nada de dia, mas sim horas e talvez até minutos.

6. Presentes. Outra forma de cativar é oferecer agradinhos pra quem acompanha você. Podem ser coisas simples, mas carregadas de emoção. Limite o presente a quem está com sua marca em alguma comunidade ou grupo.

7. Aproveitar ganchos. Fique ligado em fatos, notícias e memes que circulam por aí. Sem forçar a barra, vincule seu posicionamento ou questões envolvendo sua marca a estas febres da internet.


Fonte: Escola de Marketing Digital

Nenhum comentário: