segunda-feira, 19 de maio de 2014

Vidameter: projeto quer evoluir as smartbands


Há uma enorme leva de pulseiras e smartwatches prometendo acompanhar sua atividade física, mas sempre há um porém: ou o dispositivo é muito grande, ou requer um smartphone, ou tem poucas funções. O Vidameter, no entanto, promete ir além de uma smartband comum: ele permite realizar pagamentos, trancar e destrancar portas, e enviar alertas de emergência… se virar realidade, é claro.

A pulseira de polímero flexível conta com uma touchscreen OLED de 1,55″, luzes LED e alertas por vibração. Dentro dela, há um processador ARM de oito núcleos, mais nove sensores: além do GPS, altímetro e pedômetro, ele tem como medir seu pulso, oxigenação do sangue, atividade muscular, calorias queimadas e temperatura de pele. (Também há um sensor de proximidade.)

O Vidameter pesa 34g e roda o Vidamet OS, que o permitiria funcionar por 7 a 10 dias com uma só carga. Ele também seria resistente a água em até 300 m de profundidade.



Com os sensores, a pulseira consegue medir sua atividade física: ao correr, ela sabe quantos metros você percorreu, qual a sua velocidade, número de passos dados e sua pulsação. Com tudo isso, ela também avisa se você estiver pegando pesado demais no exercício.

O Vidameter tenta se distinguir incluindo tecnologia NFC. Com ela, seria possível fazer compras com a pulseira, realizando pagamentos sem mesmo tirar o smartphone do bolso. E no caso de portas com fechaduras inteligentes – sim, elas existem – bastaria encostar a pulseira para trancá-la ou destrancá-la.

Nenhum comentário: