quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Aparelho capta energia do movimento para recarregar gadgets

O AMPY é um dispositivo que captura energia do seu movimento enquanto você se exercita, transformando-a em energia para carregar o seu celular ou qualquer aparelho por meio de uma conexão USB. É compatível com iOS e Android.
A bateria interna de íon-lítio é capaz de guardar uma semana de energia cinética e pode ficar em estado de espera de uso por meses, além de ter a possibilidade de ser recarregada na tomada.
O kit vem com bracelete, alça e pinça para você colocar seu AMPY. Note que essa é uma das maneiras de se produzir energia limpa, pois quando você carrega seus aparelhos assim, está poupando a emissão de carbono da energia não-sustentável que sai da tomada.

Possui ainda um aplicativo para smartphone que verifica as quantidades de energia gerada, de calorias gastas e o carbono poupado por carregar a bateria de forma sustentável. Você pode ainda compartilhar esses dados no Twitter e no Facebook e compará-lo com os de outros usuários.
O projeto começou com a frustração mais comum do mundo: um celular sem bateria nas horas mais importantes. Os fundadores da AMPY, Tejas Shastry, Alex Smith e Mike Geier, conheceram-se na aula de empreendedorismo da Universidade Northwestern, em Illinois (EUA), enquanto cursavam seus respectivos doutorados em engenharia.
Todos tinham a mesma vontade de captar a energia das atividades cotidianas para carregar celulares. Foi então que começaram as pesquisas na tecnologia por trás desse aparelho, que hoje é utilizada em relógios inteligentes e medidores de atividades físicas.

Nenhum comentário: