sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

App para você fazer pedidos sem precisar do garçom.


Ir a um restaurante e não precisar chamar o garçom para fazer o pedido já é uma escolha possível. O paulista Rafael Arb, 27 anos, criou o VocêQpad , um aplicativo self ordering que possibilita ver o cardápio do restaurante, fazer o próprio pedido no local, acompanhar o valor da compra e pagar pelo app.

Qualquer pessoa pode baixar o aplicativo gratuitamente, que está disponível para os sistemas Android e iOS. Depois, é necessário fazer um cadastro, que vai permiti-lo consultar a lista de restaurantes vinculados ao app, além dos cardápios, mas sem a indicação dos preços.

Quando você está no restaurante, e informa o aplicativo sobre isso, torna-se possível consultar o cardápio – com fotos - e os preços de cada prato do local. Ao fazer o pedido pelo app, o mesmo é impresso automaticamente no caixa do estabelecimento. “É uma integração muito simples, que permite a impressão idêntica ao pedido convencional, indicando o número da mesa e do pedido”, diz Arb. “É como se o tablet do garçom passasse para a mão do cliente”.

Durante o consumo, o cliente pode acompanhar a conta em tempo real ou acrescentar mais pedidos. O pagamento é feito via o sistema PayPal. O app acrescenta o CPF do cliente para emissão de Nota Fiscal Paulista. A partir de janeiro, também será possível o pagamento via cartão de crédito.
De acordo com Arb, a ideia do VocêQpad surgiu há dois anos, enquanto ainda era funcionário de uma multinacional.

Acesse http://www.voceqpad.com.br/

“Discutindo com um amigo, hoje meu sócio no negócio, percebi o quão difícil é chamar a atenção de um garçom no restaurante”, diz.

“Eu pedi demissão do meu trabalho e comecei a estudar o mercado”, afirma o empreendedor, que recebeu um aporte nacional para começar o negócio. A ideia inicial do empreendedor era implantar um cardápio digital nos restaurantes, com um tablet em cada mesa para os pedidos dos
clientes. No entanto, segundo Arb, mesmo o modelo sendo bem aceito pelos brasileiros, o.investimento para os restaurantes era muito alto, sem contar o risco de furtos ou arrastões.

“Nós amadurecemos a ideia e começamos o.desenvolvimento do aplicativo. Com o VocêQpad, os erros dos garçons diminuem e o serviço fica mais ágil. As mesas girem com mais rapidez e o restaurante atenda mais clientes em uma noite”, diz.

Desenvolvido em setembro deste ano, o aplicativo atende, no momento, seis.restaurantes, sendo quatro deles na capital paulista. No entanto, conforme Arb, a meta para 2015 é atingir 600 restaurantes parceiros.

O preço para o estabelecimento usar o serviço é de R$ 199 por mês. Arb garante a total eficiência, e agilidade, do aplicativo. “Em um restaurante de São Paulo, o tempo médio para um cliente conseguir chamar o garçom e pagar a sua conta é de 8 a 12 minutos. Com o aplicativo, o tempo cai para 1 minuto”, diz.

Nenhum comentário: