quarta-feira, 2 de março de 2016

Guia do Marketing de relacionamento


O que é marketing de relacionamento? É um combinado de ações estratégicas que visam a manutenção do bom relacionamento de uma empresa e seus clientes.

Hoje, o mercado está mais agressivo e a concorrência cresce a cada dia, oferecendo produtos e serviços relativamente equivalentes. O público, por sua vez, é muito volúvel, consumido várias marcas que oferecem produtos semelhantes, sem sentimentos de traição a uma marca favorita.

Marca forte ajuda a vender

Conquistar novos clientes nesse mercado pode ser fácil, afinal, a lealdade das pessoas às marcas é bem pequena. Porém, conquistar novos clientes demanda saber realmente o que é marketing de relacionamento. Porque reconquistar um cliente perdido tem um custo bem mais alto do que manter a clientela, fazendo da retenção de clientes algo muito mais importante e mais barato do que a atração de pessoas.

O mercado está cheio de exemplos de marketing de relacionamento que deram certo, como o programa de fidelidade da rede Pão de Açúcar, os programas de milhagens das companhias aéreas ou o acúmulo de pontos para trocar por prêmios das operadoras de cartões de crédito.

O que é marketing de relacionamento para o negócio
A criação de um bom marketing de relacionamento está diretamente relacionada com a aproximação da empresa com o cliente, compreendendo seus desejos e necessidades e aumentando a percepção de valor da marca. Além disso, o banco de dados de clientes em potencial aumenta e a rentabilidade da empresa a longo prazo é potencializada. Afinal, o que é marketing de relacionamento senão se aproximar do clientes, entendê-los melhor e atender suas necessidade de forma surpreendente?

Podemos dizer que a gerência de um bom relacionamento trata-se de conduzir e levar os consumidores a perceberem os canais que a empresa disponibiliza para a realização de seus desejos, com o objetivo de transformar o não cliente em cliente, potencializar a frequência de compra, reduzir desistências e buscar a fidelidade desses clientes pela satisfação.

Podemos dizer que o objetivo foi alcançado quando percebemos que as pessoas falam sobre marcas, como a Apple, por exemplo, que, ao longo de sua história, não criou clientes, mas fãs. Por isso a importância de trabalhar a identidade da marca, o posicionamento de mercado e a segmentação, para que com essas informações se tenha um perfil definido do público consumidor.

Conheça o case do Point do Macarrão, um restitante carioca que usou a We Do Logos para desenvolver sua identidade visual de uma forma que favorecesse seus resultados e, é claro, o relacionamento com os clientes. Confira: CASE Point do Macarrão.

Criação de nome online

As consequências de um programa de relacionamento bem estruturado
Quando o marketing de relacionamento é feito da maneira mais correta, a empresa consegue saber se o cliente está ou não satisfeito com seus produtos e serviços.

Mas não só isso, ela também entenderá como o cliente percebe a empresa, saberá se as expectativas dele estão sendo atendidas e quais são suas necessidades mais urgentes.

Saberá também como seu público se posiciona diante da concorrência e descobrirá quais ações podem ser implementadas para atender ainda mais as expectativas das pessoas, além de conseguir desenvolver um mecanismo de pesquisa dinâmico, obtendo um feedback mais real.

Agora que você sabe ainda mais o que é marketing de relacionamento, está na hora de pensar na identidade visual de sua marca. A criação de uma identidade visual é fundamental para que seu público se identifique com a sua empresa, por isso, se você precisa de projetos como criação de logotipo, webdesign, embalagens, entre outros, venha para a We Do Logos, nossos designers estão esperando seu briefing.

Fonte: Wedologos.com.br

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