quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Tendência do Marketing Digital em 2018

Por que o conteúdo continua sendo o rei do marketing neste ano?

Mais uma vez, o “conteúdo” exige sua atenção perante os profissionais de marketing. Neste ano de 2018, o coroado conteúdo tem a ascensão no seu reinado, que começou a ter grande destaque no último ano.

Considerado perante o mercado digital o rei da comunicação nos últimos tempos, o conteúdo se mantém forte desde que criado com estratégia focada no público alvo e não esquecendo técnicas para um bom posicionamento da marca.

Mas se o conteúdo é a base de toda a comunicação, então por que só há pouco tempo é tão mencionado no marketing?

A resposta está no amadurecimento da sua real função: construir e manter relacionamentos! Ah, o relacionamento… Tão desejado e cobiçado, mas ao mesmo tempo tão negligenciado por muitos!

Philip Kotler, em “Marketing para o Século XXI”, aponta o pós-venda como a forma mais barata de marketing, já que a mais custosa é a conquista do cliente, que passa por apresentação (conteúdo aqui), confiança (muito conteúdo) e consideração de compra (resultado conquistado com mais conteúdo ainda), até chegar no clímax da relação (muitas vezes, graças ao conteúdo).

Posicione-se com credibilidade perante o “seu” público
Um dos maiores erros de quem produz conteúdo é não montar um planejamento estratégico. Este primário leva a outros, como o conhecido “criar conteúdo aleatório”, que só serve para atualizar, mas sem nenhum propósito alinhado aos objetivos da marca.

Assim, a credibilidade faz parte do recheio de um relacionamento, e pode ser conquistada com fidelidade. Portanto, seja fiel aos propósitos da sua marca e aos desejos do seu cliente (mais especificamente àqueles que estão na intercessão entre os seus e os dele)! E isso é bem mais fácil de conseguir quando se tem planejamento do que quando não há um.

Mais um ponto a ser considerado é o posicionamento nos mecanismos de busca. Pois, se não pode atrair um leitor, para quê escrever? Só para quem já te conhece e assinou sua newsletter? Ok, isso é importante para nutrir seus prospects ou clientes, mas nunca deixe de estar disponível para conhecer gente nova… Porque o bom conteúdo é também galã!

O galã do marketing
Além de rei, o conteúdo também pode ser altamente interessante e gerar boas paqueras! O conteúdo galã é sempre muito simpático com quem conhece, puxa assunto, pergunta e está constantemente aberto a mais conversas.

Ele sabe que não é fácil encontrar pessoas com gostos em comum, mas ainda assim está sempre ali com um sorriso no título e um papo interessante. É envolvente e pode até fazer com que desinteressados nele passem, de repente, a olhá-lo diferente e… “Considerá-lo”.

Portanto, saiba tirar o melhor proveito do conteúdo sempre! Porque atributos… Ele tem! Não é à toa que continua sendo o rei em 2018!

Nós fizemos também uma lista com as principais apostas de tendências para as mídias sociais em 2018:

Mobile ainda mais forte

Não é novidade que as empresas devem se preocupar com o usuário e com a experiência dele nas mídias sociais. No entanto, a cada dia, essa preocupação deve ser ainda maior, já que os smartphones têm sido cada vez mais usados para consumir e produzir conteúdo online.
Portanto, se a sua empresa não tem uma estratégia orientada para mobile, é muito provável que ela esteja perdendo tempo e dinheiro. Achou um exagero? Então, confira esses números:
  • Atualmente, no Brasil, há mais de 198 milhões de smartphones em uso contra mais de 162 milhões de computadores (Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas);
  • Segundo a GSMA, 5 bilhões de pessoas no mundo têm smartphones, sendo que a população mundial é de 7,6 bilhões de habitantes. Nesse caso, temos que levar em conta que existem pessoas que têm mais de um aparelho. Mesmo assim, esse é um dado muito importante e significativo;
  • Em 2016 e nos EUA, a publicidade para mobile representou 84% da receita do Facebook.

Vídeos inovadores

Essa tendência vem acompanhada de um grande desafio, já que os vídeos já são populares há algum tempo. No entanto, a novidade aqui é que em breve esse formato pode saturar e o consumidor vai precisar de se encantar com um novo estilo de conteúdo audiovisual. Cabe a você, profissional criativo, pensar em maneiras de personalizar ainda mais os seus vídeos, já que eles costumam ser peças fundamentais na hora de aumentar o engajamento e conquistar novos seguidores.

Ascensão dos chatbots

Os chatbots são robôs desenvolvidos a partir de um software de comunicação automatizada e vieram para revolucionar o serviço de atendimento ao consumidor online (SAC 2.0, SAC 3.0 etc). Os chatbots ouchatterbots abriram uma nova possibilidade para conversar com o seu cliente ou lead, via Skype, Messenger, in app e em outras plataformas.
Com o aprimoramento dessa tecnologia, a tendência é que esses robôs sejam cada vez mais inteligentes e tenham cada vez mais capacidade de aprender com o usuário, a fim de oferecer um atendimento ainda mais personalizado.
Veja só esse exemplo de atendimento por chatbots da plataforma Crowdfire:
Os chatbots são robôs desenvolvidos a partir de um software de comunicação automatizada

Desafios

Para 2018, vale a pena ter ainda mais atenção com alguns pontos, que podem e vão impactar no seu trabalho com mídias sociais:
  • Diminuição do alcance orgânico;
  • Mudanças nas formas de consumo;
  • Saturação de alguns formatos de conteúdo.
Agora que você já está por dentro das possíveis tendências e desafios para as mídias sociais em 2018

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