quarta-feira, 22 de junho de 2011

Evolução das formas de publicidade na internet.


Ao longo dos meus mais de 15 anos trabalhando com internet, e mais especificamente com marketing e comunicação digital, pude acompanhar o crescimento e a evolução do mercado publicitário digital.

No início eram apenas banners

Quando surgiu a internet nenhuma empresa, nem mesmos as que estavam nascendo para atuar no digital, sabiam como atuar na Web, como fazer dinheiro com a novidade.
Um dos caminhos mais claros era o da publicidade, mas sem audiência, como era possível vendê-la?

Apesar da baixa audiência os portais e sites de veículos off que estavam iniciando seus projetos on já dispunham de espaços para banners e patrocínios. No início os maiores formatos eram os 468×90 e o 120×600.

Email….ontem, hoje e sempre

Apesar do início ser focado na venda de banners o email marketing já iniciava suas investidas.
Hoje e amanhã o email continuará sendo uma das principais ferramentas de marketing direto e relacionamento que a internet permite.

Buscadores criam e revolucionam

Com a chegada dos buscadores, surge também a necessidade de se achar uma forma de monetizar este veículo, esta ferramenta, plataforma.

E quem acha que foi o Google quem criou o sistema de Links Patrocinados está errado. Quem criou foi o Yahoo, que depois perdeu espaço para o Google.

Os links patrocinados são até hoje uma das formas mais efetivas e complexas de se comprar e realizar uma ação de comunicação na internet.

Ele vem evoluindo, permitindo segmentações (sexo, idade, região) e a apresentação de anúncios contextuais, que possuem relação com o conteúdo das páginas.
Rich Media é inovar para engajar

As soluções de rich media permitem que em um banner ou página seja feito uma comunicação de maior impacto. Ou seja, é possível utilizar recursos que permitam ao usuário interagir com as peças.

Esse formato normalmente é utilizado em Dhtml e grandes intervenções como quebra de páginas. É um dos formatos mais caros, mas também é o que possui as melhores taxas de cliques (CTR) da internet.
Adnetworks, mais uma opção para compra de mídia online

Com o crescimento e consolidação da internet surgiram diversos sites de conteúdos específicos, blogs e a audiência dos grandes portais aumentou. Muitas vezes estes sites não sabem como comercializar seu inventário, ou não conseguem vender ele por completo. É ai que entram as AdNetworks.

Elas vem para intermediar a venda destes espaços e muitas vezes conseguir valores inferiores aos comercializados pelos sites diretamente, porém, dependem do inventário destes sites para gerar receita. As AdNetworks muitas vezes agregam soluções permitindo a entrega de uma campanha para um target específico, ou realizar o re-marketing. Isso sem falar que facilitam a vida dos mídias das agências, que enviam as peças para um único fornecedor que veicula e gera relatório de todos os sites e posições onde os banners foram veiculados.

Social Media Marketing e o relacionamento como estratégia de comunicação

Ainda novo, devido ao fato de as empresas ainda estarem realizando experiências e testes para entender como atuar nas redes sociais, as mídias sociais são cada vez mais uma tendência e obrigam as marcas e empresas a entenderem seu ambiente e como atuarem nele.

Aplicativos, fanpages, posts e twitts patrocinados são algumas das formas utilizadas hoje para realizar ações nas redes sociais, mas sabe-se que o mais difícil ainda está por vir, ou seja, como se relacionar, captar novos clientes, reter clientes, tirar dúvidas e vender via redes sociais.

Não existe um caminho definido, uma receita de bolo, mas ficar parado esperando a receita pode fazer seu concorrente lançar uma mega fórmula e roubar seu share de mercado, por isso, invista e teste.

Vídeos, entretenimento e interatividade

Um dos grandes formatos que fará com que a forma como se criam conceitos e campanhas hoje mude são os vídeos. Hoje eles são criados para o mundo off e replicados para o mundo on, mas será que isso mesmo que esperamos deles?

Existem diversos cases hoje de comerciais on demand, ou seja, é o usuário que determina o fim, ou melhor, é o usuário que define qual o conteúdo que ele quer ver! O Google com o YouTube e a Editora Abril já estão fazendo suas investidas e, empresas como a Tivio Tv já oferecem este recurso para que você possa utilizar em seu site.

Engaje com Realidade Aumentada

A realidade aumentada é outro recurso que vem para inovar.

Ela permite interação, movimento, vídeos e principalmente engajamento. Ela pode ser aplicada em pontos de venda e serem acionadas através de um celular ou, estarem em uma embalagem e serem acionadas via uma webcam.

Apesar deste não ser um formato publicitário online como os demais citados anteriormente ele utiliza a internet como plataforma para rodar, veicular e por isso adicionamos ele aqui.

Diversão com impacto só com Games Online

Que jogos envolvem e prendem a atenção dos usuários isso não é novidade. Também não é novidade as grandes marcas realizarem ações de comunicação nestes jogos, mas quando falamos de games online, o engajamento pode ir muito além do patrocínio nas plaquinhas do jogo de futebol ou de corrida!

Com os jogos online é possível aplicar o seu produto, quando pertinente ao target e a mecânica do jogo, na rotina do próprio jogo. Ou seja, é possível colocar um lanche de uma lanchonete famosa em jogos, onde é necessário comer algo para ganhar poder e/ou energia, ou mesmo colocar a chuteira de uma marca como diferencial.

Essas são algumas das formas como a publicidade em games online mudará a mecânica dos jogos e a forma como os usuários interagem com a sua marca, produto ou serviço.

Não podemos esquecer também que os jogos online hoje são jogados em tablets e smartphones através de aplicativos. Essa forma de consumir games também irá mudar a forma como sua marca poderá interagir via games online e, porque não, criando um game ao invés de patrocinar um? Pense nisso!

Estes são casos onde os formatos foram bem aproveitados e trouxeram resultados, mas existiram diversos outros que não foram para frente e deixaram de existir, como os sites que vendiam pixel e os pop-ups que foram substituídos pelos Dthmls. No futuro, teremos outros exemplos de formatos que deixaram de ser efetivos ou atrativos.

Certamente ainda tem muita coisa por vir. Fique ligado que vamos contar elas aqui para você!

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