segunda-feira, 27 de junho de 2011

Turbine suas apresentações


Discurso decorado, design sem criatividade, jargões… Apresentações sem graça podem prejudicar a imagem do seu produto, mesmo que sua ideia seja muito boa. Mas como turbinar suas apresentações sem exagerar? Basta lembrar de alguns segredos: reduzir o número de slides, não deixar o design se destacar mais que a mensagem e usar linguagem simples.
Além de investir no design e na linguagem, você precisa elaborar seu discurso de forma natural, para que o público não se canse. Seja direto, não gaste muito tempo com explicações detalhadas e incentive seu público a fazer perguntas. A fórmula para uma boa apresentação é combinar um discurso firme e objetivo com um arquivo eficiente.
Antes de mais nada, pense na sua apresentação como a parte mais criativa de seu trabalho. Se você conseguir se divertir com ela, seus interlocutores também conseguirão. Mesmo que sendo tímido, é possível criar roteiros criativos para qualquer situação. Veja as dicas do 99percent!
- Entusiasmo é contagioso. Esqueça aquela história de que é preciso ter auto-confiança para fazer um bom discurso. Importante mesmo é demonstrar entusiasmo pela sua ideia. Assim, seus espectadores também vão se empolgar pelo que você está mostrando.
- Ideia geral. Crie tópicos simples com os pontos fundamentais da sua ideia. Assim que as pessoas entenderem o conceito geral, dê detalhes sobre cada processo de forma sucinta.
- Sem decoreba. Memorizar todo o discurso só vai aumentar as chances de dizer algo errado ou esquecer um ponto importante. Tenha as ideias principais em mente e as explique com suas palavras.
- Slides criativos. Fuja das apresentações clássicas do PowerPoint. Sites como o istockphoto ou o Veer oferecem imagens e fontes criativas para deixar sua apresentação mais simpática.
- Simplicidade. Esse é o segredo de grandes ideias, produtos inovadores e arte de qualidade. Basta seguir os seguintes passos:
- uma boa ideia
- três pontos fundamentais
- uma história convincente
- um slide para cada ideia
- um plano de ação

Nenhum comentário: