terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O Facebook e a ansiedade gerada pelas notificações


Como você fica quando vê que possui notificações novas no Facebook? É comum deixar passar da marca de 30 notificações, 20, 10, 5? Você verifica até mesmo quando tem 1 notificação? E quando publica algo, fica na ansiedade aguardando uma resposta, uma curtida ou até mesmo compartilhada? Você verifica quem está compartilhando?

Se você respondeu que sim em algumas perguntas acima, não se desespere, você é um usuário padrão do Facebook. E como muitos ficam ansiosos para terem suas publicações aprovadas pelos seus amigos. Na verdade todas as ferramentas do Facebook foram feitas para isso, deixar você ansioso. Vamos pensar no conceito do Facebook, que é uma ferramenta social para o compartilhamento dos usuários sobre o que vivem ou pensam. Na verdade muito usado para o que estes usuários querem passar o que pensam e vivem, fazendo o usuário compartilhar o seu alter ego.

Isso faz com que os usuários do Facebook sempre esperem a aprovação de seus amigos, que comentem sua foto na festa, que curtam seu Status e que compartilhem seus pensamentos, gerando uma grande expectativa de que quem é engajado possui mais interação em suas publicações.
Então ficam aguardando as notificações no Facebook, que sinalizam quando há novidades. Esta está justamente na parte superior e destacada em vermelho para chamar a atenção e fazer com que sempre estejam presos no que está acontecendo dentro da rede social.

De acordo com Wagner Brenner, autor do livro “Update or Die”, a ansiedade gerada por novos e-mails, tweets, notificações ou qualquer coisa relacionada às atualizações da internet é comparada com a ansiedade e prazer dos jogos de aposta, no qual ficam aguardando algum resultado. Essa espera libera a dopamina no cérebro, podendo até mesmo viciar.

Mas se você é um usuário oe Facebook e se comporta desta maneira, você é provavelmente como os 95% dos usuários que usam diariamente a ferramenta. Não há motivos de preocupação a não ser que esteja deixando de cumprir obrigações e se entretendo excessivamente na rede social.

Nenhum comentário: