quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Como usar o Google para localizar imagens com direito de uso livre ?


Uma dificuldade que temos na hora de gerar conteúdo para nossos blogs é encontrar imagens que podemos usar e que não violem direitos autorais, que sejam livres para reprodução e até modificações. Podemos encontrar essas imagens pesquisando diretamente no Google. Até imagens e fotos têm diretos autorais e regras para serem reproduzidas, então, fique atento.

O Google oferece vários tipos e níveis de busca e uma dessas possibilidades é procurar exclusivamente por fotos, imagens e figuras de todos os tipos, usando palavras chave como procuramos por conteúdo.

Além disso, você pode fazer buscas avançadas, determinando filtros e tipos de pesquisas para ter resultados específicos para suas necessidades.

Por padrão, para fazer pesquisas de imagens no Google, você pode acessar: http://www.google.com.br/imghp. E se olhar bem, verá um link “Pesquisa avançada de imagens".

Ao clicar nesse link você será direcionado para uma página para escolher preferência específicas para o tipo de busca que deseja. Ou seja: é o Google com uma busca mais refinada e detalhada para atender à uma necessidade específica, no caso, encontrar imagens com direito autoral público.



Onde você verá a opção “Direitos de uso”. Na caixa de menu escolha o tipo de imagem que você quer encontrar.

As duas melhores opções disponíveis são as que permitem reutilizar e modificar as imagens encontradas.

Marcadas para reutilização com modificação = permite usar as imagens como for melhor e inclusive modificá-las como você preferir.
Marcadas para reutilização comercial com modificação = além de poder modificar e utilizar como quiser, você ainda pode usar comercialmente, ou seja, ganhar dinheiro com o uso dessas imagens.
A última opção é a mais adequada caso você faça algum uso de serviços para monetização do seu blog.

Quando tiver escolhido qual o modo avançado de pesquisa que deseja fazer, então digite alguma palavra chave para o tipo de imagem que quer encontrar e clique no botão “Pesquisa Google”.

Nenhum comentário: