quinta-feira, 10 de maio de 2012

7 dicas para usar tecnologias em sala de aula e manter a atenção dos alunos



Redes sociais, jogos e outras ferramentas fazem com que as aulas sejam mais interativas e dinâmicas. Veja sete maneiras de usá-los da maneira certa e não perder o foco.

Eu sou professor e pratico muito a interação online em sala de aula, assim mantenho toda a turma conectada com o conteúdo.

O uso de tecnologias em sala de aula pode trazer diversos benefícios. Professores e alunos interagem de diferentes maneiras e o aprendizado e ensino são feitos de forma mais acessível e dinâmica. Porém, quando usadas de forma errada, essas ferramentas podem causar distrações e acabar com todo o planejamento e objetivo da aula.

Veja sete dicas para que professores e alunos aproveitem ao máximo as tecnologias em sala de aula:

1) Interação direta

A interação proporcionada pelas tecnologias faz com que os estudantes sejam muito mais ativos em sala de aula, evitando a simples transferência de informações. Encoraja essa troca de experiência através das redes sociais. Outra possível atividade é sugerir aos alunos que façam um vídeo com as informações aprendidas em sala de aula.

2) Participação

Para alunos mais tímidos, essa é uma ótima opção. Você pode envolvê-los em uma contribuição diferente, com vídeos e outros recursos, exigindo que os alunos venham para sala com maior preparação e participação na construção da aprendizagem.

3) Navegue junto online

Durante a aula, deixe separadas algumas informações online sobre o conteúdo que está desenvolvendo. Por exemplo, em aulas de história e geografia você pode selecionar podcasts, vídeos e imagens que tratem de forma diferenciada a informação tratada, como complementação do que você está ensinando.

4) Peça pesquisas

Em outro momento, você pode pedir aos alunos que façam essa pesquisa de conteúdos diferenciada. Eles trarão os recursos para sala de aula, garantindo ainda mais interesse naquilo que será passado.

5) Projetos

Desenvolva projetos tecnológicos. Eles podem tratar sobre as próprias plataformas como também sobre o funcionamento dessas mídias. Os alunos poderão conhecer seus sites preferidos de maneira acadêmica. Um ótimo exemplo é estudar os fatores que contribuem para os trending topics do Twitter, como posição geográfica e contexto global.

6) Use eventos reais

Esse recurso é válido principalmente para estudantes mais velhos, que gostam de associar seus conhecimentos com práticas diárias. Eles podem estudar campanhas políticas, conflitos, bolsa de valores, entre outros assuntos, a partir do mundo virtual.
 
7) Relembrar

Para relembrar conteúdos vistos em sala de aula, os alunos podem gravar um vídeo de até cinco minutos com os pontos principais tratados sobre a matéria. A sala pode eleger o melhor vídeo e usá-lo como guia para os estudos.

Nenhum comentário: