terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O que seus amigos mais curtem no Facebook?



Em oito anos, o Facebook passou de um pequeno experimento num dormitório da Universidade Harvard para o site mais visitado do mundo. Hoje, metade das pessoas que usam internet no planeta está registrada na rede social. O Brasil é o segundo país com mais usuários. E o primeiro em volume de postagens. São milhões de posts e fotos publicadas diariamente. Os usuários comentam e curtem o que foi publicado por amigos. A cada clique, revelam um pouco de si mesmos. Isso permite ao Facebook faturar bilhões com propagandas dirigidas aos hábitos e interesses deles.

>> Como fazer amigos de verdade em tempos de Facebook

O Facebook sabe que esse vasto conteúdo tem muito valor e, espertamente, nunca deixou o Google ter acesso a ele. O Google consegue encontrar os perfis de pessoas, mas não vê seu conteúdo. Agora, o Facebook aproveitará melhor seu tesouro tão bem guardado. O site lançou uma nova ferramenta de busca que vasculha quem está no site, suas preferências e o que elas publicam por lá. Quer saber um bom restaurante para ir hoje à noite? Basta digitar “restaurantes próximos” e esperar que o Facebook indique os locais por perto mais curtidos por seus amigos. Com isso, os resultados são bem mais pessoais que em outros buscadores. Tudo na busca do Facebook passa pelo filtro das preferências de seus amigos.

>> Você é viciado em Facebook? A ciência responde; faça o teste e descubra

Com a nova ferramenta, o Facebook espera se tornar ainda mais útil e popular. Quanto mais tempo você passar por lá, menos ficará na concorrência. Graças ao acúmulo das buscas, o Facebook começa a aprender o que seus usuários mais procuram. Com esses dados preciosos, pode realizar uma distribuição mais precisa dos anúncios ou das páginas patrocinadas na rede.


Nenhum comentário: