quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Anúncios no Facebook x Google Adwords: As vantagens dos anúncios direcionados.


Você já lutou por conversões, recusou taxas de cliques e decidiu que o ROI não valia a pena para o seu negócio? Bom, peraí. Se você não tiver lido, clique aqui para ler a primeira parte desta série e depois volte para este post, pois ainda temos alguns direcionamentos e segmentações a fazer.
Este artigo (segundo de uma série de duas partes focado, basicamente, em torno de por que os anúncios no Facebook são eficazes) vai discutir sobre os preconceitos que eu mencionei na primeira parte da série. Eu vou continuar discutindo sobre segmentação do seu anúncio no Facebook para conversões com dados demográficos tradicionais, categorias precisas e amplas, público personalizado, público sósia e re-direcionamento.
A segmentação é o que realmente distingue anúncios no Facebook  do Google - tornando-os muito bom para geração de leads para empresas B2B, e ótimo para re-direcionamento de um cliente antigo para B2C.
Mitos e equívocos:

Você provavelmente sabe que o Google Adwords funciona baseado em palavras-chave que as pessoas digitam em suas pesquisas. Um usuário digita algo em que está interessado, e um anúncio simplesmente aparece. Basicamente, o mercado do seu interesse vai até você.
Você provavelmente também sabe que os anúncios no Facebook funcionam de forma diferente.
Com anúncios no Facebook, você tem que buscar o seu mercado-alvo, ele não vem sozinho até você. Sim, isso provavelmente resultará em uma taxa de clique menor (porém, se você estiver direcionando bem, tem otimizado e projetado bem seus anúncios, não é tão diferente quanto você parece), mas anúncios no Facebook oferecem algo que os anúncios no Google não podem:
Uma plataforma excelente para se comunicar com o seu mercado-alvo.
Uma plataforma excelente para se comunicar com clientes potenciais e usuários que possuem as mesmas características que as pessoas que já compraram o seu produto/serviço.
E, se você fizer um pequeno livro de leitura,  anúncios no Facebook também pode deixá-lo em contato com possíveis clientes que já clicaram no seu conteúdo, veio de uma determinada parte do seu site (ou o nível de seu funil de vendas) e não foi convertido.
O Facebook possui a maior audiência em publicidade, reunida em um só lugar e anúncios no Facebook é uma ferramenta que permite você se concentre no público que você deseja capturar, o lead que deseja converter, e o cliente que foi perdido ao longo do caminho.

1. Segmente utilizando dados demográficos tradicionais para maximizar as conversões


Para vendas, as capacidades gerais de segmentação são incríveis, porque isso significa que você é capaz de se aprimorar exatamente no mercado que você quer alcançar. Isso também significa que você vai economizar dinheiro, já que apenas as pessoas que você quer que veja seu anúncio irão vê-lo.
Seria como a fazer um anúncio em canais de televisão para shampoo masculino e com a certeza de que 100% de sua audiência de TV é do sexo masculino. Ou um anúncio para fraldas e certificando-se de que 100% da sua audiência na TV é composta por pais com bebês de 0 a 3 anos.
Para B2B, direcionamento geral é menos importante, porque o seu público-alvo raramente é caracterizado por localização, sexo ou idade (e é possível atingir muito mais especificamente - por interesse em áreas, por exemplo). Eu vou te mostrar como logo abaixo.
Segmentação por demografias tradicionais:
  • Localização: Levando em conta que o Facebook tem uma base de usuários de 1.2 bilhões de dólares, focar seu anúncio na cidade em que o seu negócio está localizado é muito útil.
  • Sexo: Para B2B e as empresas de software, a segmentação por sexo torna-se desnecessária. No entanto, muitos e-commerces podem achar esta uma solução de direcionamento útil.
  • Idade: Empresas B2B e B2C, ambas vão achar a segmentação por idade útil. Empresas B2B podem direcionar seus anúncios para um público mais velho, com mais poder de compra, enquanto B2C pode direcionar anúncios com base no público-alvo de seus produtos.
Dica Wishpond: Uma maneira fácil para as empresas B2B fazerem o teste A/B com seus anúncios no Facebook é segmentando um para mulheres e outro para homens - o que lhe dá duas metades iguais cujo sexo não deve ter impacto na sua oferta. O mesmo pode ser feito direcionando um anúncio para usuários entre 35 e 45 anos e outro para usuários entre 45 e 55 anos. Como estes fatores não devem afetar o desempenho do anúncio, se ocorre um efeito que você vai saber que ele é baseado nas mudanças de variáveis ​​que você está testando.

2. Segmentação por interesse específico e caterogia geral para aumentar o ROI dos anúncios


Segmentação por interesse específico permite que você defina o alvo da sua publicidade pelo que eles estão interessados. O Facebook identifica os interesses de:
  • Interesses listados
  • Atividades
  • Educação e profissões
  • Páginas que os usuários curtem
  • Aplicativos que os usuários utilizam
  • Grupos 
Isto significa que você pode segmentar o seu e-book sobre testes A/B para as pessoas que declararam que estão interessadas em testes A/B. Ou segmentar a sua nova linha de inverno para pessoas que estão interessadas em moda. Ou, para geração de leads, segmentar o seu serviço ou ferramenta para CPOs, CMOs e CEOs - dependendo do seu mercado.
image
Segmentação por categoria geral permite que você segmente/direcione o seu público com base no que eles incluíram em seus linhas do tempo. O Facebook identifica categoria amplas de interesses como:
  • Estado civil
  • Visões políticas
  • Viagens
  • Aniversários
  • Mudança de emprego
  • Mudança de endereço
  • Veículo comprado ou vendido recentemente
Isso significa que você pode segmentar seus anúncios diretamente para o público interessado.
Dica Wishpond: A maioria dos aplicativos de terceiros para as ferramentas de anúncios no Facebook dão métricas de alcance estimado conforme você altera o seu público-alvo e investimento para o anúncio. Fique atento com isso visto que você quer um equilíbrio entre um público grande o suficiente para obter respostas que você quer e pequeno o suficiente para ter certeza que o seu anúncio está recebendo cliques do seu mercado-alvo.

3. Segmente seu mercado-alvo para uma lista de e-mail existente


Anúncios no Facebook podem ser segmentados por sua lista de endereços de e-mail - uma função muito legal em paralelo aos seus esforços de e-mail marketing, fidelização clientes, retenção de clientes, ou oferecimento de ofertas exclusivas.
Sua lista pode ser a mesma que você entra em contato com com uma newsletter mensal, e-mails marketing, ou de toda a sua lista de clientes. Você provavelmente mantem esta lista em um bom CRM ou um serviço de e-mail como MailChimp (ou mesmo o Gmail ou Outlook).
A lista de contatos do seu negócio (tanto endereços de e-mail ou números de telefone) correspondem a um usuário no Facebook. Sua ferramenta de anúncios no Facebook vai permitir que você os insira linha por linha. O Facebook, em seguida, leva esses detalhes e combina as informações em uma lista de usuários que você conhece e estão interessados no que a sua empresa tem a oferecer.
6  maneiras de usar esta função:
  1. Direcione seu o anúncio no Facebook para o segmento da sua lista que compra de você frequentemente (ou aqueles no plano PRO). Recompense sua lealdade com um oferta exclusiva. Certifique-se de que eles sintam-se como se fossem os únicos a receberem isso.
  2. Direcione o seu anúncio no Facebook para o segmento da sua lista que comprou apenas uma vez. Ofereça-os uma outra oportunidade de compra com um desconto ou oferta. Monte o seu anúncio em algo criativo próximo ao tema “Cadê você? Só para você esta semana. A nossa empresa está oferecendo o plano Gold pelo preço do plano básico (Oferta vale $300).
  3. Crie um anúncio para aqueles participantes quem não ganharam seu concurso. Dê um “Prêmio de Consolação. Clique aqui para para ganhar descontos na sua próxima compra”. Assim você conquista os usuários interessados no seu produto.
  4. Dê mais uma oportunidade: Mais uma vez! / / Convide seus amigos para mais uma chance de ganhar um vale-desconto.
  5. Depois de comprar: Obrigado por comprar! / / Sua compra dá direito a um desconto de 50% sobre o produto X. Entre aqui.
  6. Exclusivo para clientes recentes/fieis: Obrigado! / / Estamos premiando nossos clientes mais fieis com uma chance de ganhar $250!
E sim, a sua ferramenta de anúncios permite que você salve qualquer lista de contatos importados dentro de seu próprio CRM. Isso significa que você pode voltar e segmentar essa lista de novo e de novo com diferentes anúncios, sorteios, concursos e e-mails.
Nessa lista as pessoas já sabem sobre você e são seus leads. Você sabe que eles gostam do que você está vendendo, pois eles já compraram, ou baixaram, ou se envolveram com o seu negócio de alguma forma anteriormente.
A média da taxa de cliques nos seus anúncios no Facebook são em torno de 0,03. Segmentando para uma audiência customizada não é surpreendente vê-lo 0,15 e mais.

4. Segmentação por audiência com características semelhantes às da sua base atual


Uma vez que você tenha criado uma audiência personalizada em sua ferramenta de anúncios no Facebook, você pode criar o que é chamado de público semelhante. Um público semelhante é exatamente o que parece: um público de usuários gerados pelo Facebook que melhor corresponde à sua lista de contatos atual.
O Facebook analisa semelhanças demográficas como faixa etária, sexo e localização, bem como os interesses específicos e categorias gerais (informações como estado civil, filhos, cargo, etc.). Um algoritmo dentro do Facebook combina esses detalhes demográficos com os usuários existentes do Facebook e encontra a melhor correspondência possível para o seu próximo anúncio.
Por que a segmentação por públicos semelhantes será o assunto do momento em marketing?
Você tem trabalhado muito para conseguir os seus leads. Público semelhante permite que você use os leads para mais do que apenas uma possível venda. Você pode utilizá-lo para encontrar novos leads - e usar esse conjunto de leads para encontrar uma outra!
Como você pode utilizá-lo:
  • Crie um anúncio para obter novos leads, landing pages, ou um sorteio no Facebook.
  • Importe a lista de leads obtidos pela sua ferramenta de anúncios no Facebook e crie uma lista personalizada.
  • Crie um público semelhante dessa lista.
  • Faça um anúncio sorteio semelhante à lista semelhante
  • Otimize e repita
Basicamente, o que você fez agora foi gerar um conjunto de leads interessados ​​em seu negócio (seja o interesse por um e-book, por vale-desconto, ou em um produto). Você então gerou uma outra lista de pessoas extremamente semelhante à primeira lista e os direcionou para algo que você sabe que pessoas como eles estão interessados.

5. Redirecione os seus anúncios no Facebook


Vamos dizer que você está executando um anúncio no Facebook para um sorteio no Facebook cujo prêmio é um fim de semana em um spa. Vamos supôr que 150 pessoas acessam a página do sorteio no Facebook a partir do seu anúncio, mas apenas 80 dessas 150 pessoas participam do sorteio.
Por você ter colocado um pixel no redirecionamento nessa landing page e no próprio anúncio no Facebook(eles são pequeno códigos), você sabe exatamente que 70 pessoas do Facebook não entrou. Eles estavam interessados​​, mas sua página de destino não os atraiu o suficiente.
Com o redirecionamento no Facebook, você pode criar um novo anúncio focado em fornecer mais informações a eles, uma proposta de valor melhor, ou uma recompensa mais desejável. Você está gastando bem menos em anúncios no Facebook (uma vez queanúncios no Facebook são PPC) para chegar a um grupo seleto de pessoas que você conhece estão intrigados com o que sua empresa oferece.

Conclusão:


Os anúncios no Facebook são muito importantes para a geração de bons leads e claro para o alcance do público correto para o seu negócio, uma vez que podemos criar segmentações super detalhadas.

Nenhum comentário: