segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Transforme seu celular em uma webcam



Já imaginou usar seu celular Android como uma webcam? Isso já é possível caso você esteja disposto a usar o DroidCam, um software gratuito (freeware) desenvolvido pela Dev47Apps. O programa (que possui uma versão para Windows e outra para Linux) comunica-se com um aplicativo homônimo disponível para aparelhos móveis e permite que você utilize-os como uma câmera em videoconferências e bate-papos no Skype.

Por enquanto, o DroidCam ainda não possui total suporte para áudio, o que lhe obrigará a dispensar o microfone embutido em seu smartphone e usar um externo conectado ao seu PC. Caso queira, é possível optar por ser um “beta tester” e instalar a captação de áudio experimental do programa (essa opção lhe é oferecida durante o processo de instalação). Contudo, os próprios criadores do utilitário não recomendam que façamos isto por conta da instabilidade do recurso, especialmente no sistema operacional Windows.

Como configurar?
O DroidCam é capaz de se comunicar com seu celular de diversas maneiras diferentes; contudo, a mais simples e rápida é através de uma conexão Wi-Fi local (LAN). Sendo assim, depois de tê-lo instalado em seu computador, abra o aplicativo e clique no botão “Connect to Phone (WiFi/LAN)”. Em seguida, abra o DroidCam em seu dispositivo móvel. Você encontrará um balão no canto superior esquerdo da tela que informa o endereço IP e a porta do seu celular. De volta ao cliente DroidCam para computador, insira esses dados nos campos “Phone IP” e “Port”, respectivamente. Por fim, clique em “Connect”.

Se você configurou tudo corretamente, seu celular já deve estar transmitindo vídeo para seu PC. Em vez de abrir o Skype ou programa semelhante para testá-lo, clique no botão de reticências do DroidCam de seu computador (“...”) e selecione a opção “Show camera output”. Uma pequena janela será aberta e nela você poderá visualizar as imagens que estão sendo captadas através de seu gadget Android. Vale observar que você pode configurar o DroidCam para trabalhar com diferentes resoluções de imagem e obter um vídeo de maior qualidade. O utilitário suporta desde 320x240 pixels até 1280x960 pixels.

Programa windows
http://www.baixaki.com.br/site/dwnld113127.htm

App para Android
http://www.baixaki.com.br/android/dwnld90125.htm


Nenhum comentário: