sexta-feira, 6 de junho de 2014

Crie um Networking que funcione



É comum ouvir no mundo corporativo a seguinte máxima: “não importa o que você sabe, mas quem você conhece”. No entanto, expandir conexões profissionais não é tão simples (nem tão rápido) quanto se pode imaginar.

Para a consultora empresarial Surama Jurdi, colecionar cartões é fácil. “O difícil é transformar
contatos em relações”, alerta. Diante disso, ouvimos especialistas para definir alguns cuidados básicos para um networking com resultados reais e sustentáveis. Confira:

1 Invista em autoconhecimento
Quem é você? Quais são suas forças e fraquezas? O que você pode oferecer ao mercado?
É fundamental saber responder a essas questões para saber quais são os ambientes e
quem são as pessoas de que vale a pena se aproximar.

2 Domine seu ambiente
Procure reconhecer as oportunidades e ameaças do seu entorno. De acordo com Carlos
Felicissimo, diretor executivo do Group 4, você deve fazer tanto networking interno - isto é,
para sua “sobrevivência” no seu emprego - quanto externo - no mercado de forma geral,
visando a oportunidades de longo prazo. Invista no seu ambiente conhecido sem ignorar o
mundo lá fora, e vice-e-versa.

3 Defina seus “alvos”
Tenha claros os seus objetivos com o networking. Quem você quer conhecer? Em que
empresas ou setores você deseja ser conhecido? Que tipo de pessoas quer atrair para o seu
círculo? Sem responder a essas perguntas, você perderá tempo e energia com conexões
improdutivas.

4 Seja preciso em suas escolhas
Invista tempo e energia apenas em interações de qualidade. Para conseguir se relacionar com
as pessoas certas, frequente eventos relevantes para a sua área de atuação e participe de fóruns
e discussões na internet em que você pode se destacar como contribuidor.

5 Cuide de sua imagem
Com seus objetivos definidos, decida que perfil você quer transmitir de si mesmo. Você quer
parecer um profissional maduro, sério e confiável? Ou prefere ser visto como alguém
mais jovial, inovador e arrojado? Cultive uma imagem coerente com os seus
objetivos profissionais e adapte sua comunicação a esse padrão.

6 Procure cativar o outro
Saiba ouvir e fazer o outro se sentir acolhido. Para Surama Jurdi, a chave para um bom
networking está nas conexões emocionais que você estabelece com os demais.
Manter um contato humano, pessoal e caloroso com o outro são atitudes capazes de despertar
uma impressão favorável a seu respeito - e fazer toda a diferença lá na frente.

7 Explore tanto o ambiente online quanto o offline
Redes sociais como LinkedIn e Facebook ajudam a “azeitar” relacionamentos presenciais, e vice-e-
versa. É fundamental buscar um equilíbrio entre os dois universos para tirar proveito do melhor que
cada um pode oferecer. Vale dar continuidade às suas interações por meio de diversos canais,
do email ao tête-a-tête.

8 Tenha paciência
Administre suas expectativas com base no seu tempo de experiência. Relações geralmente são
construções de longo prazo – e, portanto, exigem esforço e persistência para funcionarem.
Preocupe-se menos com o número de contatos que você pode acumular hoje, e mais com a
profundidade dos relacionamentos que serão importantes para você amanhã. A recompensa
tarda, mas não falha.

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