sexta-feira, 13 de junho de 2014

Mau uso do E-mail e de outras tecnologias no escritório pode causar demissões.



Em Los Angeles, no mês passado, treze funcionários do UCLA Medical Center quase foram demitidos após serem flagrados espionando registros médicos computadorizados da cantora Britney Spears. Os funcionários violaram as políticas do local de trabalho, e também as leis de privacidade médica. No final, seis pessoas foram suspensas.

Situações como essa e outras mostram que um simples clique do mouse ou pressionamento de tecla pode levar a ações que colocam o seu trabalho em risco. Você pode considerar essa situação inofensiva, mas a opinião do seu chefe é completamente diferente.

À medida que mais informações são armazenadas on-line e a comunicação ocorre eletronicamente, as empresas são forçadas a reescrever os manuais para funcionários a fim de incluir o que é e não é permitido no uso do e-mail, da Internet e da mídia social. Mesmo que não tenham políticas escritas, as empresas possuem direitos legais de demitir funcionários por ofensas relacionadas à tecnologia.

“O terreno não é seguro para quem transgride regras”, afirma Jim Cahill, diretor de criação de blogs e gerente de comunicação da Emerson Process Management, um fabricante da área de automação industrial de 4 bilhões de dólares localizado em Austin, Texas.


Ofensas que causam demissões

De acordo com uma pesquisa realizada em dezembro de 2007 com 304 empresas norte-americanas pelo ePolicy Institute e a American Management Association, um número cada vez maior de empresas demite funcionários por transgridirem as regras. Um quarto dos empregadores que participaram da pesquisa demitiu um funcionário por causa do mau uso do e-mail, e um terço demitiu funcionários pelo uso indevido da Internet.

As demissões aumentam porque um número cada vez maior de empresas monitora o uso que seus funcionários fazem de computadores e da Internet, comenta a diretora-executiva da ePolicy, Nancy Fuller, autora e consultora que trabalha com empresas na Internet e com questões de monitoração de funcionários. “Os funcionários precisam saber que o Big Brother está olhando por cima do seu ombro eletrônico”, comenta Fuller.

O que pode causar a sua demissão? Estas são algumas atividades citadas por empresas no relatório do ePolicy Institute/AMA:

- E-mail
Linguagem ofensiva; uso pessoal excessivo; transgressão das regras de sigilo.

- Internet
Acesso a sites de pornografia, paquera, jogos, entretenimento, compras, leilões, esportes ou outros; uso pessoal excessivo; transgressão de outras regras da empresa.

- Outros
Uso indevido ou pessoal de telefones do escritório; perda ou roubo de equipamento eletrônico.


O que você pode fazer para se proteger?

Use o e-mail com cautela. Quando o assunto é a palavra escrita, ainda existe uma certa dubiedade, o que significa que os funcionários podem ter mais problemas pelo que escrevem do que pelo que falam, de acordo com Lewis Maltby, diretor-executivo do National Workrights Institute, um defensor dos direitos dos trabalhadores de Princeton, N.J.

Trate todas as formas de mídia da mesma forma. Se uma mensagem ou piada for inaceitável em um e-mail, ela será inaceitável em uma mensagem instantânea, mensagem de texto, blog ou na sua página do Facebook, afirma Maltby. Aja adequadamente.

No trabalho, presuma que nada é pessoal. Não pense que está seguro porque usa uma conta de e-mail da Web para verificar suas mensagens pessoais. Se a empresa onde você trabalha possuir a tecnologia certa, as mensagens podem ser rastreadas, afirma Fuller, do ePolicy. “Deixe para usar o seu e-mail quando chegar em casa”, ela aconselha.

Melhor prevenir do que remediar. Se você sabe que sua empresa tem regras contra determinados assuntos, evite transgredi-las. Cinqüenta e um por cento dos funcionários disseram que copiaram informações confidenciais para um cartão de memória USB, embora 87% acreditassem que a política da empresa o proibia, de acordo com o relatório de dezembro de 2007 pelo Ponemon Institute, um catalisador de idéias sobre privacidade. Se o uso de um laptop, iPhone ou cartão de memória USB fizer parte de sua rotina, use um software de criptografia para manter seguras as informações de sua empresa, sugerem os especialistas em segurança.

Leia o manual. Emerson atualiza regularmente o manual dos funcionários a fim de cobrir blogs e outras tecnologias novas, e exige que os funcionários leiam e assinem as atualizações, comenta Cahill, gerente de comunicação da empresa. Pergunte ao seu supervisor, departamento de TI ou equipe de recursos humanos se sua empresa possui uma política sobre o uso adequado de computadores e comunicação eletrônica. Em caso afirmativo, leia-a. Se forem oferecidas aulas, freqüente-as, sugerem Fuller e outras fontes.

Após ler o manual do funcionário, siga as regras da empresa sempre.

Fonte: http://cybercrimenews.norton.com/

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