terça-feira, 15 de julho de 2014

7 pecados do Design

Sabemos que como qualquer outra área, sempre existem aqueles que acabam pecando (e feio) em seus trabalhos. Como queremos que todos os nossos leitores sejam salvos dos pecados, separamos essa matéria para te alertar a não cometer alguns erros que podem te comprometer. Sendo assim, confira abaixo 7 pecados capitais que devem ser evitados no design gráfico:

1) Erros de português
O folder pode ser lindo, mas um erro de português acaba ferindo os olhos de quem lê.
Evite fazer as coisas com pressa. Antes de enviar o arquivo para a gráfica, confira cuidadosamente cada item escrito. Se possível, chame um amigo para fazer uma segunda verificação. Se houver dúvidas sobre como escrever certa palavra, pesquise no Google.
Erros em nomes de rua e números de telefone também são comuns em impressos. Não se esqueça de pedir a confirmação do cliente sobre os dados escritos antes de enviar o arquivo para a impressão.

2) Fontes extravagantes
Alguns designers exageram no uso de fontes. Esteja ciente que certas fontes funcionam bem
para a web, mas não para impressos. Algumas fontes são esteticamente bonitas, mas
prejudicam a leitura caso sejam usadas em frases maiores. O bom-senso nessas horas é
primordial.

3) Abuso de sombras e degradês
O entusiasmo pelas funcionalidades do software pode fazer com que o designer abuse de
sombras e degradês, tornando o impresso num verdadeiro show de horrores.
A dica nesse caso é se inspirar em impressos maiores, de marcas consolidadas. Note como o
degradê é suave entre uma cor e outra e como as sombras são usadas com moderação. Ser
observador é uma ótima forma de aprendizado.

4) Excesso de informações
Quando um impresso tem excesso de informações, parece até que o papel fica pesado. Se o cliente jogar uma enxurrada de palavras para ser inserida em um espaço apertado, negocie uma forma melhor de dispor
as informações. Lembre-se que menos é mais. As informações devem ser claras e objetivas.

5) Falta de informações
No outro extremo, existem os impressos que trazem pouca informação sobre aquilo que
querem comunicar. Um “simples” esquecimento de um dado importante, como telefone,
endereço do site ou e-mail de contato, joga por água abaixo todo o trabalho.

6) Cópia de arte ou vetor público
Isso é um pecado sem perdão. Copiar artes de outros profissionais, ou utilizar vetores públicos
é uma péssima ideia. O cliente deseja algo original e com certeza não quer ter problemas
com registro de marca no futuro, então não se queime assim.

7) Erro nas cores
O pesadelo de qualquer designer gráfico. Errar no esquema de cores ou mesmo no contraste
entre uma cor e outra é um erro que muitos cometem. Por essa razão a impressão de uma
prova, antes do material definitivo, é muitas vezes essencial.
O contraste também deve ser levado em conta. O fundo não pode atrapalhar a leitura, e mais
uma vez o bom-senso é um grande aliado nessa questão.

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