segunda-feira, 28 de julho de 2014

Use o Bom Humor no Trabalho







Trabalho não é brincadeira. Mas há quem defenda que a diversão e o bom humor são ingredientes essenciais para estimular a criatividade e a eficiência .
Sobretudo num ambiente de trabalho mais formal, nossa tendência natural é controlar os
risos e as brincadeiras.

“Parece errado alguém achar graça em alguma coisa quando supostamente deveria estar
trabalhando”, escreve Charlie Hawkins, autor do livro “O segredo das reuniões produtivas” (Editora Saraiva).

No entanto, o riso pode aliviar a pressão e, com isso, levar uma equipe a progredir numa
discussão. “O humor muitas vezes nos ajuda a passar por cima dos cargos, das posturas e das
posições que limitam nosso pensamento e sufocam a participação”, afirma
Porém, vale tomar alguns cuidados. “O humor inadequado, como a ironia, pode desvirtuar
uma discussão importante ou humilhar alguém que esteja tentando entender algo”, alerta o
especialista.

Veja a seguir algumas estratégias sugeridas por Hawkins para usar o riso a favor da
produtividade numa reunião de trabalho:

1. Relaxe e incentive a diversão
Humor é diferente de circo. Além disso, piadas machistas, racistas ou preconceituosas não têm
espaço. Mas é possível, e muito saudável, usar situações engraçadas do cotidiano como
material para apreciação coletiva.

Hawkins também recomenda o hábito de rir de si mesmo diante do resto da equipe. “Um
pouco de humor auto depreciativo é especialmente revigorante quando parte do
chefe”, acrescenta.

2. Aplique técnicas para manter o interesse no trabalho
Existem diversos métodos para garantir o bem-estar e a disposição para trabalhar. Um dos
conselhos de Hawkins é mudar periodicamente o ambiente da reunião, só pelo prazer de fazê-
lo. “Reúna-se ao ar livre em dias de tempo bom ou faça uma reunião com café da manhã
reforçado”, afirma. Essa é uma forma de garantir a leveza de espírito da equipe, estimulando o engajamento e a participação de todos.

3. Busque meios de estimular a amizade
Quanto mais as pessoas se conhecem, maior é a qualidade das suas trocas no trabalho. Por
isso, segundo Hawkins, vale conceder um tempo “social” antes e depois das reuniões.
Às vezes, alguns minutos de conversa com outra pessoa podem revelar muitas afinidades
e criar grandes simpatias. Essa “descoberta” que fazemos uns dos outros gera confiança e
facilita a compreensão mútua na hora de trabalhar juntos.

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