segunda-feira, 10 de agosto de 2015

15 ferramentas gratuitas para começar seu negócio já



Começar um negócio pode ser um grande desafio para a maioria das pessoas. Sem conhecimento em gestão, boa parte dos empreendedores brasileiros demora a entender conceitos básicos, como fluxo de caixa e análise de oportunidades.
A boa notícia é que existem várias ferramentas que podem tornar este momento mais simples. Confira abaixo a seleção das ferramentas mais buscadas do Movimento Empreenda e aproveite!
1. Ideias: por onde começar?
funil de ideias para um novo negócio ajuda a encontrar a ideia perfeita partindo de duas frentes: a experiência do empreendedor e a observação do mercado.

2. Minha oportunidade é mesmo boa?
Já pensou em um negócio e não sabe se vale a pena investir. A ferramenta Análise 360° da oportunidade de negócio ajuda a definir se a ideia é viável, quem é o público, qual o potencial de faturamento e o mercado.

3. Modelo de negócios: como começar?
A ferramenta Business Model Canvas é muito usada por startups para planejar o negócio. Ela ajuda a definir um modelo de receita de forma simples e integrada. 
4. Por onde começar o plano de marketing e vendas?
Fazer o plano de marketing e vendas é essencial para um bom planejamento. Na ferramenta Aidala é preciso seguir etapas para conquistar clientes e também tomar decisões que são essenciais dentro do marketing.

5. Como escolher um nome para o negócio?
A hora de escolher o nome do negócio é dúvida para muitos empreendedores. Estaferramenta, simples e prática, ajuda a avaliar e gerar nomes em três etapas.

6. Como projetar vendas?
Projetar vendas é estratégico para pequenas empresas. A planilha ajuda a manter um nível de bom senso, sem ser otimista ou pessimista demais, e fazer análises mais objetivas.

7. Como fazer um contrato social
Ideia, oportunidade e modelo de negócios prontos. É hora de pensar na parte legal e começar a elaborar o contrato social. O modelo disponível serve de guia para entender as informações essenciais. Mas é sempre aconselhável buscar um profissional para redigir o documento.

8. Como formar equipes empreendedoras
A hora de montar a equipe é vital para as novas empresas. A ferramenta Formação de equipes empreendedoras é indicada para empresas em fase de pré-lançamento, e também para renovação de equipe de organizações já existentes.

9. Como se relacionar melhor com funcionários
método MBWA ajuda o empreendedor a refletir sobre como sua equipe está trabalhando. Com a ajuda dos colaboradores, a ferramenta é uma poderosa forma de gestão de pessoas.

10. Qual o conselheiro ideal?
Quando a empresa já está consolidada, o conselho consultivo é uma forma de ampliar a visão do empreendedor. A ferramenta Conselho consultivo para pequenas e médias empresas ajuda a fazer as escolhas certas e implementar o conselho ideal.

11. Estou acertando na gestão de produção?
Operações e produção são áreas que precisam estar sempre muito alinhadas. Aferramenta ajuda o empreendedor a avaliar se é preciso fazer ajustes e qual o melhor caminho para crescer ainda mais.

12. Como acabar com a bagunça na empresa?
Sua empresa vive bagunçada? A técnica japonesa 5S promete acabar com este problema, estabelecendo disciplina no escritório.

13. Como acertar o fluxo de caixa
fluxo de caixa é uma ferramenta básica para o sucesso das empresas. Ele mostra como gerenciar as entradas e saídas de dinheiro e planejar os negócios.

14. Como fazer um orçamento base zero
Esta ferramenta é indicada para empresas com pelo menos um ano. Com o Orçamento base zero (OBZ) é possível visualizar os principais gastos da empresa, estabelecer metas de corte e priorizar os custos fundamentais para o funcionamento.
15. Como fazer projeção de resultados se sou MEI?
Mais de 5 milhões de pessoas escolheram o microempreendedor individual para começar um negócio. Com a planilha de projeção de resultados, o empresário consegue ter um demonstrativo de resultados simplificado.

Nenhum comentário: