quarta-feira, 30 de setembro de 2015

4 dicas para anunciar no Google adwords

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Um dos maiores aliados de pequenos e grandes empreendedores na hora de divulgar seus produtos ou serviços são os Links Patrocinados do Google Adwords. Basicamente, são propagandas direcionadas de acordo com as palavras-chave usadas nas pesquisas feitas em mecanismos de busca como o próprio Google ou o Bing, por exemplo. Se você tem um anúncio patrocinado, seu produto ou serviço tem altas chances de aparecer no topo da página de buscas, ou mesmo em sites afiliados ao Google, durante a navegação de alguém que já tenha buscado pelo produto/serviço.
Estudos mostram que um anúncio bem elaborado, que apareça na primeira posição da pesquisa, tem uma taxa média de cliques (CTR) de até 7%, praticamente o dobro da taxa média de cliques em anúncios padrão. Também é possível criar Links Patrocinados específicos para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. E para fazer tudo isso, você precisa conhecer a ferramenta que será seu braço direito nessa empreitada: o Google Adwords. Veja aqui quatro dicas matadoras para iniciantes no assunto!

1 – Acompanhe a Comunidade Google Adwords

A notícia boa é que é possível aprender a usar o Adwords sozinho. E para isso, o próprio Google te dá o caminho das pedras. A Comunidade brasileira do Google Adwords tem uma série de artigos e videoaulas (Hangouts) explicativas feitas pelos próprios especialistas do Google. Os Hangouts explicam de um jeito bem prático como utilizar a ferramenta, desde como abrir sua conta até elaborar anúncios avançados para tablets e smartphones.
Mas, antes de correr pra lá, continue lendo nossas dicas, elas vão te ajudar a ter sucesso já em sua primeira campanha.

2 – Criando uma conta

Para estar apto a criar sua primeira campanha você precisará ter uma conta no Adwords. Se você já tem um e-mail do GMAIL é só clicar aqui e inserir no Log in o seu endereço e senha. Se não tem ainda, corra e crie uma para sua empresa!

3 – Utilize o Planejador de Palavras Chave

Como dissemos, o Adwords mostra seu anúncio de acordo com as keywords, ou palavras-chave utilizadas nas buscas. Por isso, é fundamental escolher boas Keywords! O Planejador de Palavras Chave do Adwords é uma ferramenta gratuita do Google para te ajudar nisso. Através dela você poderá buscar ideias para suas palavras chave, ou mesmo avaliar o desempenho de algumas palavras e até mesmo acessar o Custo Médio por Clique (CPC) delas.
O CPC varia conforme os lances dados pelos anunciantes que utilizam a mesma palavra. Digamos, por exemplo, que você tenha escolhido a keyword “camiseta” para sua campanha. Ao formatar o anúncio, você deverá dar um lance por clique para essa palavra. Isso mesmo, você só paga por clique no anúncio e pode estipular um orçamento máximo diário! Porém, anunciantes que derem um lance maior que o seu, terão seus anúncios melhor posicionados no ranking. É como um leilão, quem dá mais ganha melhor espaço, e obviamente, cada palavra tem seu lance mínimo.
O Planejador de Palavras Chave também pode te ajudar a saber os lances médios de cada palavra, uma ótima maneira de saber mais ou menos quanto você precisará lançar para entrar na briga.
Então, antes de criar uma campanha, eleja os produtos ou serviços do seu site que deseja divulgar e busque as melhores Keywords pra eles.

4 – Visualize o anúncio SOMENTE pela página de testes

Quando criamos uma campanha é normal termos a curiosidade de saber se ela está realmente aparecendo nas páginas de buscas e, para isso, somos tentados a colocar nossas palavras chave no Google. E como cada clique gera um custo, você provavelmente não vai querer clicar e pagar por isso, certo? O problema é que o Google não sabe que você é o dono da campanha e que está só querendo dar uma olhadinha para saber como ficou, ele vai entender que você não clicou no anúncio por algum outro motivo, inclusive por que não achou ele interessante. E esse tipo de “interpretação” coloca seu anúncio em posição ruim no rankeamento. Então, para visualizar seu anúncio, utilize somente a página de testes do Adwords.

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