quinta-feira, 17 de setembro de 2015

O Que Vender Online? 10 Ideias de Produtos Interessantes em Alta

Com milhares de produtos para vender online, estreitar suas opções a um único produto pode ser complicado. Em nosso primeiro post desta série, conhecemos oito estratégias para encontrar seu primeiro produto, e, em nosso último post, descobrimos 10 lugares que empreendedores vão para encontrar ideias de produtos.
Desde então, nos aprofundamos no tema por conta própria e selecionamos 10 produtos – um produto para cada tipo de recurso que pareceu interessante e que nos chamou a atenção. Para um rápido teste de demanda de produto, fizemos uma verificação cruzada de todos eles no Google Trends. Todas as 10 ideias de produtos que escolhemos contam com uma forte tendência de alta.
A criação desta lista é apenas o ponto de partida. Em nosso próximo post desta série, iremos escolher um desses produtos e realizar um processo completo de avaliação, para definir a demanda e o potencial do produto.
Vamos começar.
Isenção de responsabilidade: lembre-se de que estes não são produtos sugeridos para se vender online, mas simplesmente itens que chamaram nossa atenção e que estão com tendência de alta de acordo com o Google Trends. Antes de vender qualquer coisa online, você precisa primeiro fazer seu próprio estudo para determinar a demanda e o potencial do mercado.

1. Paleo Bars

O único ramo que deve contar com mais tendências do que a nutrição é a moda. O segmento de nutrição e saúde está em constante mudança, e sempre há a oportunidade para que novos produtos satisfaçam as dietas ou manias mais recentes. Uma das maiores tendências dos últimos anos é a dieta Paleo. Caso você não saiba, a dieta Paleo é um moderno plano nutricional baseado na dieta presumida de seres humanos da era paleolítica que viveram há 15.000 anos.
Aqui no escritório do Shopify, contamos com diversos funcionários que seguem a dieta Paleo, o que despertou a ideia do tema.
Observando as barrinhas energéticas da Paleo no Google Trends, podemos ver um enorme pico começando no final de 2010.
Observe o gráfico abaixo:
Produzir um produto alimentício pode ser complicado devido às leis e regulamentações alimentares, mas, fazendo algumas pesquisas, chegamos à YouBars. Como produtora de barrinhas energéticas, a YouBar possui uma grande variedade de opções para pessoas interessadas em vendas por atacado e em barrinhas de proteína/nutrição de marca própria, além de lidarem com a produção e a rotulagem exigida por lei. 

2. Gravatas-Borboleta

A indústria da moda se beneficia das tendências em constante evolução, e isso significa oportunidades em constante evolução aos empreendedores. As gravatas-borboleta masculinas são um item o qual notamos se tornar incrivelmente em alta em nossa comunidade, principalmente nasvitrines das lojas masculinas.
A partir do Google Trends, podemos ver que não estamos apenas imaginando essa tendência. As buscas por “gravatas-borboleta masculinas” praticamente triplicaram nos últimos três anos. Esse salto triplo ilustra uma tendência crescente de homens que não pensam somente nas gravatas-borboleta, mas também na forma como se vestem e pela qual se apresentam.
O bom dos produtos de moda masculinos é que também há uma tendência crescente de homens fazendo compras online em geral. A Forrester Research observa que as vendas totais de varejo nos Estados Unidos devem alcançar U$370 bilhões até 2017. Essa é uma ótima notícia para o varejo masculino e para o e-commerce, pois apresenta uma significativa oportunidade de negócios para um público específico.

3. Lenços de Bolso

Depois de verificar a tendência das gravatas-borboleta, ficamos animados com o mercado de moda de acessórios masculino e nos perguntamos se poderia haver outras oportunidades de produtos de moda para homens. Conferimos alguns especialistas de moda que seguimos no Twitter, para avaliar sobre quais produtos eles têm comentado recentemente.
Acontece que as gravatas-borboleta não são os únicos acessórios de moda masculina que desfrutam de um retorno forte. Os lenços de bolso também vêm conquistando muita atenção recentemente.



Ao analisar os lenços de bolso no Google Trends, parece que eles estão recebendo ainda mais atenção do que as gravatas-borboleta nos últimos anos.
Lenços de bolso não são ótimos somente porque estão com a tendência em alta, mas porque também são um produto que, com um pouco de trabalho duro e alguma prática, você mesmo pode produzir. Com alguns lenços de bolso alcançando acima de (e até mais caro que) U$60 para algumas marcas, as margens de lucro também podem ser bem altas.
Outra coisa bacana a respeito de acessórios como lenços de bolso e as já mencionadas gravatas-borboletas é que eles normalmente não possuem tamanhos específicos e ajustes, como calças ou camisetas. Isso os torna muito fáceis de comprar e vender online.

4. Óculos de Sol de Madeira

Quem iria imaginar? Nós originalmente vimos os óculos de sol de madeira no Alibaba enquanto navegávamos pela seção de produtos populares. Uma busca por “óculos de sol de madeira” no Alibaba exibe 22.603 produtos, de 555 fornecedores. Com todos esses fornecedores, provavelmente há uma alta demanda.
Para confirmar nossas suspeitas, fomos ao Google Trends. Parece que os óculos de sol com armação de madeira são um produto relativamente novo, mas que vem obtendo crescimento consistente, quase que todos os anos, desde o seu lançamento.
Lembre-se, no entanto, de que um produto como óculos de sol sofre de sazonalidade, o que você ser visto claramente refletido no gráfico do Google Trends abaixo. Ainda assim, eles são um produto interessante.

5. Relógios de Madeira

Depois de encontrar os óculos de sol de madeira no Alibaba, pensamos na tendência geral para acessórios semelhantes. Já tínhamos visto muitos acessórios de madeira anteriormente noKickstarter, por isso começamos nossa busca por lá, e rapidamente encontramos os relógios de madeira.
Observando o gráfico de tendências abaixo, podemos ver que os relógios de madeira já estão no mercado há muito mais tempo do que imaginávamos. Pela indicação do Google Trends, parece que eles começaram a ser desenvolvidos no final de 2004 e passaram por um lento, mas estável, crescimento de interesse, até 2012. No entanto, nos últimos dois anos, podemos ver que o crescimento deu uma estabilizada, com exceção de um grande pico único. 
Ainda existem oportunidades para os relógios de madeira ou o produto chegou ao seu patamar máximo?

6. Leggings

Analisamos diversos produtos e acessórios masculinos, mas também encontramos um produto feminino que tem conquistado enorme aumento de interesse nos últimos anos. 
Nós assinamos e lemos com regularidade alguns blogs de análises de produto, comoUncrate e Outblush. Através da navegação pelo Outblush é que encontramos algumas listas de leggings femininas, especialmente aquelas com padrões chamativos.
Confira a captura de tela abaixo:
 
Com exceção da forte demanda sazonal do produto, a tendência das leggings parece bastante forte, crescendo consideravelmente a cada ano.

7. Cigarros Eletrônicos

Cigarros eletrônicos são um grande negócio. Trata-se de um dispositivo eletrônico independente de “vaping” (ato de fumar cigarro eletrônico). Algumas vezes conhecido como vaporizador pessoal ou dispositivo de vapor digital, eles são um dispositivo a pilha que estimulam o fumo.
Os cigarros eletrônicos atualmente estão em todos os lugares. Nós já os vimos nos noticiários e em nossa comunidade, mas eles realmente nos chamaram a atenção como um produto em potencial quando lemos o artigo Por Que os Cigarros Eletrônicos Estão Prestes a Estourar, na Forbes.
Embora os cigarros eletrônicos sejam um produto interessante, seu mercado é relativamente novo e só agora tem começado a garantir a atenção das autoridades reguladoras. Um mercado como esse pode se tornar mais difícil de entrar, além de mais restritivo, nos próximos anos.
O gráfico do Google Trends combinou exatamente com nossas outras opiniões sobre essa tendência

8. E-Líquido (Refil para Cigarros Eletrônicos)

Enquanto procurávamos por mais informações sobre cigarros eletrônicos, decidimos acessar o Reddit para ver o que as pessoas estavam falando sobre eles. Para nossa surpresa, descobrimos umsubreddit especialmente dedicado à criação de misturas exclusivas para o refil líquido dos cigarros eletrônicos. 
Como imaginamos, o crescimento da tendência para o e-líquido combina estreitamente com o crescimento dos cigarros eletrônicos: uma forte expansão geral, além do que parece ser uma excelente oportunidade de negócios em potencial.

9. Óleo de Coco

Durante a navegação pelo Pinterest, imagens de Óleo de Coco apareciam a todo momento. Aparentemente, o óleo de coco é um excelente, versátil e saudável óleo que pode ser usado para cozinhar e também como protetor labial, hidratante, creme de barbear, condicionador para tratamento profundo, removedor de maquiagem, esfoliante corporal, contra mordidas de mosquito… E a lista continua.

Conferindo o gráfico de tendência, é inegável a sua tendência crescente desde 2011.
O óleo de coco é um produto interessante, pois parece poder ser utilizado de diversas formas. Cada uma delas pode ser uma oportunidade de nicho a ser explorada individualmente.

10. Pó de Matchá

Ao conferir nosso feed no Instagram, encontramos uma imagem do pó de matchá que foi postada por alguém. O matchá é um pó moído de chá verde que tem ficado cada vez mais famoso, juntamente com a categoria de chás em geral. As seções de chás dos supermercados cresceram vertiginosamente, passando da Red Rose e da Tetley a uma grande variedade de centenas de marcas nos anos recentes.
A tendência do pó de matchá vem crescendo anualmente desde 2009 e, recentemente, alcançou enorme pico de interesse de buscas.

O Que Vem por Aí?

Aí está! Nós usamos nossa lista de recursos para examinar nossas ideias, a comunidade e a internet de forma estratégica, no intuito de criar 10 ideias iniciais que podem ser úteis para descobrir produtos interessantes de se vender online. No post da próxima semana, escolheremos um desses produtos e faremos uma avaliação completa, visando determinar a demanda em potencial e sua viabilidade.
Quais produtos ou tendências você percebeu ultimamente? O que você incluiria nesta lista? Conte para nós nos comentários abaixo.

Nenhum comentário: