terça-feira, 10 de novembro de 2015

5 dicas para transformar seu passatempo em um negócio viável

5 dicas para transformar seu passatempo em um negócio viável

É muito comum, na transição entre transformar um hobbie em negócio, o empreendedor se perder. Nós te explicamos a razão: é muito comum que a pessoa que começa a ganhar dinheiro com seus passatempos (artesanatos, por exemplo), comece a divulgar o trabalho de maneira informal para desconhecidos, inicie sua clientela e não consiga dar o próximo e mais importante passo: desenvolver um negócio estruturado e com visão de futuro.
Confira as dicas abaixo e veja se você está preparado para transformar aquilo que você mais ama fazer em seu tempo livre em sua atividade principal e lucrativa:
1. Diferencie hobby de negócioantes de começar, avalie se o seu hobby trará o mesmo nível de satisfação se virar um negócio. Vale lembrar que a atividade deixa de ser esporádica e passa a tomar a maior parte do seu tempo, ou seja, aquilo que te dá alegria aos finais de semana passará a ser sua maior preocupação durante todos os dias. Você está preparado para essa mudança.
2. Defina sua estratégia: considere as seguintes perguntas para definir a sua estratégia: o que você faz de diferente? Quais são as habilidades que você possui e que as pessoas irão pagar por elas? Conte com uma ajuda de marketing nesse início para te ajudar. Não deixe de pesquisar o potencial de mercado em sites e vídeos-tutoriais.
3. Dê importância para o planejamento: se você realmente acha que o seu hobby tem chances de conquistar o mundo, chegou a hora de planejar! Pesquise com as pessoas mais próximas se elas enxergam valor no que você tem a oferecer. É inteligente identificar algo que você goste de verdade e deseje começar a trabalhar nisso, mas isso não tira a necessidade de trabalhar as premissas, o mercado, o público e a concorrência. Falando em concorrentes, não se esqueça de estudar quais preços são praticados nesse mercado e como seu produto pode se encaixar nesta faixa.
4. Esteja aberto a ouvir novas opiniões de pessoas mais experientesdepois de se certificar que você quer trabalhar com o seu hobby e que ele é um negócio viável, chegou a hora de validar suas teorias. Aqui, a dica é ir além das pessoas mais próximas e estar aberto a ouvir novas opiniões, principalmente de outros empreendedores, que já traçaram o mesmo caminho para abrir um negócio. Faça destas pessoas uma fonte de aprendizado para o seu empreendimento.
5. Prepare o financeiro e a gestão: nenhum começo de negócio é fácil e provavelmente você vai começar seu empreendimento com mais gastos do que ganhos. Por isso, é bom ter uma reserva de dinheiro que garanta o mínimo para que você não passe por nenhuma necessidade. Um plano de negócios bem estruturado é o que vai definir o sucesso de seu empreendimento e a falta de conhecimento em diversas áreas de gestão costuma ser um desafio para quem transforma o hobby em negócio. Dessa forma, prepare-se, desde o começo, para lidar com a estrutura de uma empresa.

Sente-se mais preparado para colocar sua ideia em prática? Durante esta semana, o blog Pensando Grande vai abordar o tema “hobbies e negócios”. Não deixe de conferir!
Com informações de http://www.entrepreneur.com/   

Nenhum comentário: