quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Qualidade no Atendimento: Como lidar com Clientes Apressados?



Você já ouviu alguém dizer que precisaria mais do que 24 horas no seu dia para cumprir seus compromissos? Esta frase representa o nosso dia a dia hoje. Vivemos cada vez mais apressados e impacientes pela pressão do tempo. Com boa parte dos clientes não é diferente. É comum encontrar pela frente clientes com pouca paciência que exigem atendimento rápido, alguns até tratando o atendente com certa grosseria. São os CLIENTES APRESSADOS. E qual a melhor forma para lidar com eles? É justamente este questionamento que pretendemos responder com estas 7 dicas campeãs.
1. Identifique-os
O primeiro passo é identificá-los antes mesmo que eles lhe informem que estão com pressa. Como? A comunicação verbal e não verbal denunciam qualquer apressado. Geralmente são inquietos, olham constantemente o relógio ou celular, o olhar exprime que está pressionado por algo, sua fala é objetiva e rápida.
2. Comunicação
Não demonstre receio em atender um cliente apressado. Pelo contrário, mostrar segurança é fundamental. Sua fala deve ser segura e firme. Olhe diretamente para o cliente para que ele sinta que você está atento ao que ele deseja. O “olho no olho” transmite segurança. Se no seu caso o primeiro contato também envolve o cumprimento, o aperto de mão deve ser firme.
3. Dê atenção
Procure compreender sua demanda com clareza e jamais diga “não sei”. Mostre que está interessado. Diga “vou verificar” e, óbvio, verifique. Garanto que mesmo se retornar com uma resposta negativa ele compreenderá que você tentou ajudá-lo. As pessoas querem se sentir importantes.
4. Agilidade
Atenda com rapidez sem perder a qualidade e sem demonstrar afobação. Mostre que você entende a pressa do cliente e que lhe ajudará com a solução, bem como, no tempo de atendimento.
5. Objetividade
Seja objetivo na sua fala. O cliente apressado está focado no pouco tempo que ele dispõe, então não suporta rodeios. Vá direto ao ponto.
6. Respeite as regras
Há aqueles clientes apressados que lhe pedirão para passar na frente dos outros clientes ou tentarão burlar regras. Neste caso o limite é importante, pois o tratamento deve ser igual a todos os clientes.
7. Fechamento
Faça um fechamento breve do atendimento.
Estas são algumas dicas para que você possa atender os clientes apressados com excelência. A sensibilidade de trabalhar no ritmo do cliente e a empatia para colocar-se no lugar dele são essenciais. Da próxima vez que estiver frente a frente com um cliente apressado lembre-se destas dicas e boa sorte.

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