quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Tendências de Marketing em Social Media para 2016

Tendências do marketing em social media para 2016

Neste período de fim de ano cria-se uma especulação em diversos mercados sobre as tendências para o ano que se segue. Em marketing social media para 2016, alguns especialistas se arriscam a fazer as primeiras apostas baseando-se nos sucessos que embalaram 2015.
Nesse ano vimos o mobile ganhar força, graças à popularização do uso do smartphone, o que implicou em um investimento maior em adaptações para atender a esse tipo de usuário. Pinterest e Instagram passaram por modificações visando atender esse aumento de usuários mobile e, recentemente, o Google também alterou seu algoritmo de busca para privilegiar sites mobile friendly.
Estar ciente das transformações previstas para o próximo ano ajuda a construir um planejamento atual e eficiente. Fique atento às principais apostas para 2016 e crie estratégias eficientes para aumentas seus resultados com as mídias sociais.

Novas plataformas e formatos de publicação

Ainda esse ano houve uma grande valorização do conteúdo nas redes sociais. Um exemplo disso foi a atualização das “notas” no Facebook, que recentemente apresentou um formato com layout mais clean e foco no conteúdo.
A estratégia é suportar os artigos dos usuários dentro da rede, uma resposta ao sucesso de plataformas de publicação como o Medium e LinkedIn Pulse que fizeram bastante sucesso.
Outra atualização recente do Facebook que chamou bastante atenção foi o “Instant Articles”, uma nova maneira oferecida aos grandes publishers para criar um conteúdo rápido, responsivo e interativo.
Mas não foi só Mark Zuckerberg que percebeu a tendência, redes como Twitter e Snapchat dão os primeiros passos para valorizar histórias e notícias com potencial para engajar públicos.

Real time

O conceito de rede social por si só já compreende a sensação de tempo real. Instagram, Snapchat e Periscope são exemplos de redes que têm seu conceito baseado no conteúdo imediato.
O live streaming tem ganhado destaque nos últimos meses, até o Facebook percebeu a tendência e investiu no seu formato LIVE, disponível por enquanto apenas passa figuras públicas de perfil verificado e com plataformas iOS.
A tendência é de que no próximo ano sustente o imediatismo nas redes, com grande destaque para conteúdos com cobertura em tempo real. Invista!

Botões CTA

Botões com chamada para ação (CTA – Call to action), como comprar, cadastrar e “saiba mais”, se espalharam pelas redes nos últimos meses. Facebook, Pinterest e Instagram são as redes que investiram na novidade em seus formatos de anúncio. Nos dois primeiros já é possível realizar compras dentro dos próprios apps, sem precisar sair da rede.
O Instagram apresentou a novidade recentemente e ainda apresenta atualizações lentas para garantir aos usuários que a experiência com o conteúdo não seja comprometida pelos formatos puramente comerciais. Fique de olho nessa tendência para 2016!

Foco na privacidade

Os recentes episódios envolvendo casos de invasão de privacidade, que causaram superexposição das pessoas na internet, deram início a uma onda de reflexão sobre a gravidade dos acontecimentos. Várias ações e medidas por parte das plataformas sociais estão sendo pensadas para melhorar a segurança e proteção de usuários.
O desafio para profissionais de marketing em social media é buscar estratégias e ações menos invasivas que proporcionem uma experiência personalizada e alinhada às expectativas da audiência. Tendências em social media, como o Inboud Marketing, podem se encaixar como um uma ótima opção para essa estratégia.
Quais dessas tendências em social media para 2016 você acredita que pega mais? Deixe sua opinião nos comentários e agregue os insights ao seu planejamento anual!

FYI

Facebook libera transmissão de vídeos ao vivo

Você provavelmente recebeu notificações sobre transmissão de vídeos ao vivo, não é? Isso porque o Facebook liberou recentemente um streaming de vídeo em tempo real chamado de Live Video, o uso é simples: basta clicar em Atualizar Status e em seguida clicar no ícone do Live Video, que requer uma pequena descrição. Além disso, o Facebook também lançou o Collage, onde é possível agrupar fotos e vídeos assim criando uma colagem. (Fonte : Technoblog)

Tweets fora de ordem?

Nessa semana o twitter implementou um algoritmo similar ao do Facebook. No experimento, os tweets aparecem de forma aleatoria de acordo da hora que foram postados, ou seja, sem obedecer a ordem cronológica na timeline algo que o Facebook já faz há algum tempo. Segundo o prório twitter, é uma forma de trazer à superfície o melhor conteúdo para pessoas usando o Twitter. (Fonte: B9)

Novidades no Facebook para Android

O aplicativo do Facebook para Android permitirá que os usuários façam comentários mesmo quando estiverem offline, para isso, a rede social irá alterar o modo como os posts serão carregados, para que isso funcione o app irá recuperar publicações que já haviam sido baixadas quando estava conectado a internet mas não foram lidas pelo usuário. O objetivo é facilitar o uso do Facebook em países pobres ou em desenvolvimento, que por consequência tem uma infraestrutura não tão boa. (Fonte: Techtudo)

Youtube lança aba para vídeos virais

O Youtube planeja criar uma aba chamada de Trending tab, apenas para os vídeos virais e o melhor: na hora em que eles forem lançados. A lista será diferente em cada país e não será baseada nos tipos de vídeos recomendados para o usuário, de acordo com o Youtube o algoritmo irá se basear em dados como visualização, comentários e referencias externas. 

(Fonte: Venturebeat)

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