quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Pokemon Go: Como usar o marketing do jogo na sua empresa


Finalmente o jogo mais comentado do ano chegou no Brasil. Aqui preparei dicas para vc usar no marketing de sua empresa junto os Pokemons.
#1 – Use as redes sociais e convide os seus seguidores para caçar Pokémons na sua loja. Aproveite e faça uma promoção, ou distribua uns “mimos” para os jogadores que aparecerem. Isso vai fazer com que eles aproveitem a experiência com a sua marca, e não apenas no seu espaço.
#2 – Faça cartazes convidando as pessoas a entrar no seu estabelecimento para caçar Pokémons. Se possível, liste quais já foram capturados na sua loja.
#3 – Libere o seu Wi-Fi para jogadores! Crie um usuário e senha de convidado, e permita que as pessoas que aceitaram o seu convite nas redes sociais ou cartazes, façam uso da sua conexão para fazer a caçada.
#4 – Peça para quem capturar Pokémons na sua loja, compartilhar as fotos das capturas em seus perfis no Facebook e no Instagram. Peça para que eles usem hashtags e marquem o seu perfil. Se possível, ofereça um brinde para quem fizer isso (ajuda muito).
#5 – Compartilhe essas fotos nas suas redes sociais.
#6 – Incentive os jogadores a avisarem para os seus amigos, que estão caçando Pokémons na sua loja, através de checkins nas redes sociais.
#7 – Grave ou fotografe as pessoas caçando Pokémons na sua loja, e compartilhe nas suas redes sociais.
#8 – E se os Pokémons ainda não tiverem aparecido na sua loja, use uma “Isca Pokémon” (Pokémon Lure, em inglês), para atrair os bichinhos para a sua loja.
#9 – Antes de começar a botar em prática o que foi dito nas dicas anteriores, se prepare. A sua loja pode receber um volume de pessoas muito maior que o normal, e você precisa se preparar para receber todo mundo da melhor maneira possível. 
Lembra nos jogos antigos quando você passeava com o Ash pelas graminhas de Pallet e do nada aparecia uma Kakuna ou um Rattata? Pois é, isso poderá acontecer com qualquer pessoa que andar pela cidade (uma cidade real!) com o app ligado – só espero que no seu caminho passem pokémons mais legais que Kakunas e Rattatas. 😉
Bem, escrevi, escrevi, escrevi, mas no final das contas, o que um blog de comércio eletrônico tem a ver com Pokémon Go? Nada, a princípio, mas lojistas que estiverem antenados podem aproveitar a febre do momento para tentar alavancar suas vendas. Dou algumas dicas de como você pode fazer isso na sua loja a seguir:

Um pouco de sorte sempre cai bem

Pra começo de conversa, Pokémon Go é um aplicativo gratuito. Para jogá-lo, depois de baixar o app você terá que escolher seu personagem e fazer algumas configurações básicas, como sexo, cor do cabelo e roupas do personagem, entre outras pequenas coisas.
O sistema de jogo, como expliquei brevemente acima, é bem simples e funciona de forma parecida com os primeiros joguinhos de Game Boy. Ou seja, você caminha pelas cidades, encontra pokémons e pode capturá-los se desejar.
Um detalhe importante do game são os PokeStopsespaços físicos pré-determinados pelo jogo onde você conseguirá coletar itens como pokebolas gratuitamente. Se você é um empreendedor, possui uma loja física e tiver um pouco de sorte, poderá ter um PokeStop próximo ou até mesmo dentro do seu negócio, o que atrairá muitos jogadores até você.
Vale lembrar, contudo, que pelo menos por enquanto os PokeStops e ginásios (onde, assim como no jogo original, os gamers podem ir para fazer batalhas) são escolhidos exclusivamente pela produtora de Pokémon Go.

Potencial mina de ouro para lojas físicas?

Lojas físicas entram nesse cenário da seguinte forma: uma pessoa pode comprar itens chamados Lure Modules dentro do próprio aplicativo. Esses itens atraem pokémons para um PokeStop (um daqueles espaços físicos pré-determinados, lembra?) por 30 minutos. Nos Estados Unidos, um pacote com oito Lure Modules custa 680 pokécoins, lembrando que cada 100 pokécoins saem por 99 centavos de dólar, o que dá pouco mais do que três reais.
Bem, essa é a hora que você entra com toda a sua criatividade para atrair clientes até o seu negócio (se ele estiver próximo de um PokeStop, claro). Vou compartilhar duas ideias que pensei agora, mas espero que você também compartilhe as suas nos comentários abaixo. 😀

Programe ações nas redes sociais

Sua loja possui FacebookInstagramSnapchat? As redes sociais serão suas maiores aliadas durante a saga PokémonUse esses canais de amplo alcance para divulgar promoções relacionadas ao game. Você poderá, por exemplo, dar um desconto específico para os mestres que estiverem na sua localidade à procura dos monstrinhos.
Lembre-se, no entanto, de avisar seus seguidores com antecedência, pois nunca é demais recordar que cada Pokémon só ficará dando sopa no PokeStop por 30 minutos. Desta forma, faça postagens ou vídeos falando sobre a iniciativa e deixe claro quando que a ação irá ocorrer – mencione também que as eventuais ofertas serão válidas apenas em determinado dia ou durante o período de 30 minutos.

Oferecer descontos? Fica a critério da casa

Fazer ou não uma promoção vai ser um critério de cada lojista. Eu particularmente acho que ofertas podem tornar a ação muito mais rica, mas você já sairá ganhando só de atrair dezenas de pessoas que talvez nunca tenham visitado seu negócio na vida.

Faça um gancho para sua loja online

comércio eletrônico não tem fronteiras. Você vende para toda a cidade, todo o estado, todo o país e se quiser para todo o mundo. Portanto, se você vai aderir à onda Pokémon, aproveite o gancho para fazer uma boa propaganda da sua loja virtual.
Em primeiro lugar, lembre-se que a ação direcionará ao seu negócio pessoas que talvez nunca tenham ouvido falar dele na vida. Sendo assim, use esta oportunidade para mostrar que você também vende pela internet. Você pode fazer isso através de um banner legal dentro da loja, adesivos na vitrine ou avisos espalhados pelo local.
O mais importante é fazer com que esses potenciais consumidores que eventualmente venham de outras regiões saibam que você tem um site e não precisem se deslocar grandes distâncias para comprar novamente, pois saberão que também podem adquirir seus produtos pelo computador.
Uma outra estratégia, essa mais focada em aquisição, é dar um cupom de desconto para a loja virtual aos visitantes que fizeram uma compra na loja física. Isso permitirá que você consiga uma dupla venda por diferentes canais, maximizando assim os lucros e o alcance da sua marca.

E o que fazer se eu não tenho uma loja física?

Ótima pergunta. Se você só vende pela internet, como é o caso de muitos microempreendedores, uma alternativa é abrir o que os americanos chamam de pop-up shop, ou seja, um espaço físico temporário com alguns artigos da sua loja virtual. Falando o português claro, seria uma barraquinha/quiosque na rua contendo os seus principais produtos.
Caso você adote essa estratégia, é primordial que seu pop-up shop esteja localizado próximo a um PokeStop, pois desta forma você poderá comprar Lure Modules e levar os monstrinhos até o seu “novo” endereço físico, atraindo assim muitos potenciais consumidores.

Casos práticos de sucesso com Pokémon Go

Logo que o game se tornou uma febre dezenas de notícias começaram a pintar sobre restaurantes e lojas que se deram bem utilizando estratégias semelhantes às mencionadas acima. Esse artigo, por exemplo, fala de uma pizzaria em Long Island, Nova York, que diz teraumentado as vendas em 75% depois do lançamento de Pokémon Go. Ainda segundo o artigo, o proprietário do restaurante diz ter gastado apenas dez dólares para atrair uma dúzia de pokémons ao lugar.
Algumas ideias de como transformar essa febre em dinheiro também foram compartilhadas na internet. Separei aqui três casos que exemplificam essa “nova maneira” de fazer negócio.
Neste primeiro, uma loja física exibe um cavalete próximo à sua entrada convidando osmestres Pokémon que passarem pela região:
Pokémon Go
Este outro exemplo é mais direto ao ponto. “Pokémons são apenas para clientes pagantes”, diz o letreiro:
Pokémon Go E-commerce
Foto via: Huge
Por fim, um exemplo que mostra que jogos de realidade aumentada como Pokémon Gopodem incrementar ainda mais a relação entre consumidor e lojista. A imagem retrata uma publicação no Twitter de um usuário agradecendo um restaurante pela iniciativa. “Obrigado pela Starmie (um dos pokémons) e pelo hambúrguer de frango frito”, diz a postagem.
Pokémon Go ecommerce
Foto via: Huge
Além de conquistar um cliente com a ação, o restaurante gerou ainda mais valor ao ser divulgado gratuitamente nas redes sociais. Está aí a mágica do negócio e um dos princípios do marketing: sua marca oferece algo super legal como diferencial e a comunicação boca a boca faz o resto do serviço por você.

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