segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Qual rede social sua empresa deve usar?

estrategia de marketing digital 2

As redes sociais são a tendência que mais crescem atualmente, por isso, inclui-las na estratégia de marketing digital do seu negócio é tão importante

Você já deve ter ouvido falar em Marketing de Rede Social – Social Media Marketing -, não é mesmo?
Para entender melhor o que é isso, fizemos um “apanhado” de definições que encontramos em sites e blog especializados:
“Marketing de redes sociais é o processo de melhorar o movimento ou atenção de um site da internet através de outros sites de redes sociais”, Wikipedia.
“Marketing de redes sociais é o processo de criar um conteúdo que é adaptado ao contexto de cada plataforma individual das redes sociais, com o intuito de direcionar o comprometimento e compartilhamento do usuário”, Neil Patel.
“O Social Media Marketing são as ações de marketing relacionadas a estas redes sociais seja para fixação de marca, relacionamento com seus clientes e até as ações virais”, Marketing de Busca.
“O marketing nas mídias sociais é a estratégia pela qual nos valemos das principais redes sociais como ferramentas de promoção de uma marca, divulgação de produtos ou serviços”, Academia do Marketing.
“Social Media Marketing é o conjunto de ações e técnicas de marketing digital para promover posicionamento de marcas, produtos ou serviços nas redes sociais, sendo hoje em dia considerado um dos componentes principais da estratégia de marketing de uma empresa. O marketing em mídias sociais privilegia o envolvimento e a relevância dos conteúdos, gerando envolvimento e interação nas redes sociais, onde a comunicação é bilateral o que amplia o alcance da opinião dos consumidores finais”, Plugcitários, por Marina Rodrigues.
Como definir uma estratégia de marketing digital?
Toda empresa que investe em marketing de redes sociais quer ganhar acessos, divulgar a marca e gerar novos clientes . Mas a pergunta é: o que você faz para ter estes resultados?
O ideal é criar conteúdos que funcionem bem em cada plataforma. Para ter sucesso, esse conteúdo precisa ser envolvente. Só assim as pessoas  vão querer compartilhá-lo. Todo conteúdo viral começa dessa forma. Ele é tão bom que faz com que o usuário queira mostrá-lo a todos os amigos e assim por diante. Por isso, toda marca que resolve apostar suas fichas nas redes sociais deve ter uma estratégia de marketing digital bem definida.
Você deve conhecer algumas redes sociais, mas elas já passam de 200 – a cada atualização surgem mais de 100 novas redes e outras 100 são desativadas. É possível conferir algumas dessas redes sociais no gráfico abaixo, chamado de “O Prisma da Conversão”, desenvolvido pelo analista digital Brian Solis.
Se o seu negócio é novo nas redes sociais, o ideal é apostar nas mídias que já estão no mercado há anos. Apostar em algo novo pode ser ótimo se você estiver bem preparado, mas se a sua estratégia de marketing digital nas redes sociais ainda não estiver estabilizada pode ser um risco.

Quais redes devem estar na sua estratégia de marketing digital?

Facebook
A rede passou de 1,49 bilhão de usuários ativos por mês em junho deste ano. O seja, um quinto da população mundial (mais de 7 bilhões de pessoas) tem uma conta no Facebook. Segundo o Huffington Post, se o Facebook fosse um País, ele seria o maior, ultrapassando até mesmo a China.
Ela oferece aos profissionais de marketing os mais visados links patrocinados, nos quais é possível ser específico e definir seu consumidor nos mínimos detalhes. Além disso, o Facebook te dá muita liberdade em relação ao conteúdo, com a opção de compartilhar imagens, vídeos e textos.
Instagram
O Instagram conquistou 1 milhão de usuários em apenas 3 meses. Hoje, já são 500 milhões de usuário. A rede social de fotos tem a maior taxa de engajamento. Isso porque curtir no Instagram é muito simples – basta dois cliques sobre a foto. Além disso, você pode publicar pequenos vídeos. Ashashtags são essenciais e também é possível anunciar (sempre usando um botão para ação). Confira algumas categorias que se dão bem no Instagram, antes de definir sua estratégia de marketing digital:
  • Empreendedorismo
  • Saúde e beleza
  • Moda
  • Esportes
  • Famosos e personalidades
Youtube
Essa plataforma mudou a maneira que consumimos vídeos atualmente. Ela nos deu a possibilidade de expressar nossa opinião em comentários.  São cerca de 200 milhões de horas de vídeos assistidos por mês. Os usuários bem-sucedidos sabem entreter ou ensinar algo ao público. É um ótimo meio de compartilhar conteúdo com o público de seu negócio com vídeos de tutoriais sobre produtos e serviços. Use também outros canais para dirigir seus seguidores para o Youtube, por exemplo, usando fragmentos de seus vídeos no Facebook, Google+ ou Instagram.

Mais redes

Google+
Com cerca de 250 milhões de usuários, a rede foi o contra-ataque do Google ao Facebook. A vantagem do Google+ é a sua integração com o Gmail. Com o Google+ também é mais fácil se conectar às pessoas, pois ele permite que você adicione as pessoas desde seu e-mail de notificação.
A integração com o Google Hangouts, utilizado para hospedar webinários, também colaborou para o crescimento da rede. Vale a pena usar o Google+ para a sua empresa, principalmente, se os seus círculos diferem dos seus fãs do Facebook.
LinkedIn
A rede social profissional é motivada basicamente por uma razão: fazer negócios. Se vai apostar nessa rede, saiba que os usuários querem saber o que há de novo em sua indústria, quem está contratando, quem está demitindo e como otimizar sua performance no trabalho.
Pinterest
A rede é vista como um grande quadro de recados. Nela, você pode organizar imagens encontradas na internet e publicar fotos de seus produtos. 85% do público são mulheres, por isso, segmentos como decoração, design de interiores, cozinha e roupas vão extremamente bem. Lembre-se que as suas fotos vão precisar de uma formatação especial para parecerem boas lá.

Para empresas jovens e modernas

Snapchat
São 100 milhões de usuários ativos diariamente. O público é composto 70%  por mulheres e 70% por pessoas com idade abaixo de 25 anos. A sua empresa quer atingir este público?
Então, você precisa estar no Snapchat. Como as imagens e vídeos desaparecem depois 24 horas, o conteúdo deve ser imediato ou mais real time possível. Cenas de um evento, uma palestra ou um show são sem bem-vindas. A ideia é mostrar aqui o que você não mostraria em outras redes – momentos preciosos.
Periscope
O aplicativo de transmissão ao vivo pela internet está alinhado com a tendência de produzir mais e mais experiências ao vivo. Os profissionais podem aparecer em frente à câmera do celular e falar sobre um tema.  O público, por sua vez, pode reagir e comentar. Assim como o Snapchat, momentos preciosos devem ser mostrados nesta rede. Também vale fazer da sua apresentação ao vivo um evento, algo esperado pelo público.

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