quarta-feira, 20 de agosto de 2014

App brasileiro de paquerar na balada.

O NowMe é um aplicativo brasileiro voltado para a paquera em locais específicos, como bares,
baladas ou até mesmo faculdades. Para isso, o app, que está disponível para Android , utiliza
tecnologia GPS para restringir o alcance de cada usuário para apenas 500m, com o objetivo de
garantir que as pessoas estejam realmente no mesmo lugar — é isso que o diferencia do
Tinder, apesar da proposta e interface semelhantes.

Após fazer uma conta a partir de dados importados do Facebook, o usuário pode
escolher o local que está e fazer um check-in, entrando em uma sala de bate-papo que
mostra apenas as pessoas que estão por perto.
“Aplicativos como o Tinder e o Badoo pegam um raio amplo em volta do usuário, o que significa
que nem sempre as pessoas estão próximas. É preciso marcar em algum lugar, em um outro
dia, em uma outra hora e, às vezes, o encontro acaba não acontecendo”, afirmou  Diego
Libanio, cofundador e diretor da NowMe.

Inicialmente, a empresa investe em marketing em universidades, como Uninove, Unicsul
Mackenzie, dado o apelo jovem do aplicativo. O modelo de negócio da empresa, que foi
fundada no primeiro semestre de 2014, tem como base parcerias com estabelecimentos
comerciais, como bares e baladas, com a meta ambiciosa de aumentar o movimento do local
em até 20%. “Essas casas têm, em média, quatro dias realmente úteis por semana. A ideia
é ajudar a atrair as pessoas com ‘NowMe Nights’, noites em que o público é estimulado a
usar o aplicativo”, disse Libanio.

O concorrente Tinder ajudou a inspirar as noites do aplicativo, uma vez que já são realizadas em
algumas casas noturnas da Europa as chamadas Tinder Nights.

Investimento
Libanio e seu sócio Fábio Xavier fizeram uma demonstração de uso do aplicativo em Minas
Gerais neste ano com o objetivo de buscar investimento. Neimar Medeiros decidiu apostar
na iniciativa e estimulou a companhia a colocar o seu negócio em prática. Medeiros é CEO da
HTcom, uma empresa brasileira com 12 anos de mercado que oferece soluções corporativas de
telecomunicações e TI.

“Do ponto de vista de operadora, entendemos que não podemos ficar de fora do ambiente
mobile. Buscamos essa presença por meio de parcerias de vários tipos e identificamos na
NowMe uma possibilidade de fazer análise de Big Data”, disse Medeiros, em entrevista a INFO.
“A carência de dados é extrema, várias e várias pessoas não têm um profissional de BI voltado
ao comportamento das pessoas ou uma forma de fazer marketing direcionado.”
Segundo Libanio, o aplicativo NowMe também poderá identificar o melhor momento para exibir
uma publicidade. Por exemplo, oferecer um anúncio de whisky à meia-noite ou o download
de um aplicativo de táxi às quatro da manhã.

Desenvolvimento
A tecnologia do NowMe foi desenvolvida por Fábio Xavier, que é arquiteto Java e também
trabalhou como gerente de projetos de TI.”A ideia surgiu para mim durante uma balada. Vi
as pessoas sentadas lá, mas ninguém conversando um com o outro”, declarou Xavier,
que conta que chegou a verificar se havia alguma restrição para o desenvolvimento do
aplicativo. Ele diz que chegou a não acreditar que ninguém tivesse criado algo do tipo antes.
Já Libanio atuava no segmento de estratégia de negócios em uma consultoria e é o responsável
pelo planejamento da NowMe e seu posicionamento no mercado.

Apesar de estar disponível apenas para smartphones Android, uma versão do NowMe
para iOS, o sistema dos dispositivos móveis da Apple, está programada para ser lançada em
setembro deste ano. Não há previsão de uma edição para Windows Phone.

Nenhum comentário: