quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Como o Instagram mudou a maneira como marcas entendem fotografia



Foto de asa de avião? Foto de prato de comida? Foto com pau de selfie? Se tudo isso soar familiar é porque você realmente está no Instagram. Mas além de todos esse clichês, hoje existem outras coisas que não podem faltar na rede social: marcas.
Dos mais dos 300 milhões de usuários ativos da rede social, uma parte considerável corresponde às empresas que buscam encontrar por ali uma forma de atrair e conversar com novos clientes. E olha, muitas delas já estão colhendo os frutos (ou curtidas) dessa invasão ao mundo das fotos.
A seguir, entenda como o Instagram mudou a forma como as marcas encaram a fotografia:

Dando voz (ou imagem) aos seguidores

Uma das maiores marcas de maior sucesso no Instagram, com certeza, é a GoPro. Famosa por seus vídeos que combinam cenas de ação e lugares paradisíacos, essas pequenas câmeras ficam diariamente ainda mais cobiçadas por causa da conta que a empresa mantém na rede social. O motivo? As fotos que eles selecionam de seus seguidores para postar por lá.
Criando uma espécie de competição, a marca apresenta por meio de seu perfil no “insta” o poder de suas câmeras, incentivando os usuários a usarem cada vez mais o produto e ainda despertando a cobiça por um lugar de destaque dentre os seus mais de 6 milhões de seguidores. Afinal, além da foto, a GoPro também posta o nome do usuário que capturou aquela imagem.
Mas, é claro, existem muitos outros motivos que fazem do Instagram um lugar perfeito para as marcas.

Conversando com o público certo

Quando a Taco Bell — uma enorme cadeia norte-americana de fast food — resolveu investir no mercado de lanches para o café da manhã, eles não tiveram muita dúvida de onde colocar o dinheiro. Com imagens criadas para mostrar os novos produtos envolvidos em situações que parecessem com as do dia a dia dos seguidores da marca, a Taco Bell apostou no Instagram na hora de planejar a ação. E, pelo visto, tudo funcionou muito bem.
Segundo os dados levantados pela própria rede social, a publicidade, que buscava conversar com pessoas de idade entre 18 e 44 anos, atingiu um número 4 vezes maior do que o esperado, falando com mais de 12 milhões de usuários dos Estados Unidos. Número esse que representa cerca de um terço dos clientes semanais da empresa.

A hora e a vez dos vídeos nos Instagram

Muito se engana quem pensa que Instagram é lugar só para fotos. Em junho de 2013 a rede social inovou ao possibilitar o upload de vídeos em seus perfis, algo que foi super bem vindo por várias pessoas naquela época. Hoje, mais de 2 anos depois, os vídeos já não são mais novidades na timeline e grandes marcas estão adorando usar esse recurso por lá.
A Disney, por exemplo, quando quis botar mais lenha na fogueira de expectativas dos fãs de Guerra nas Estrelas, usou o Instagram para divulgar uma nova prévia de Star Wars: O Despertar da Força — que ainda aproveitou para promover o novo recurso de tela cheia do aplicativo.
Vale dizer, também, que o diretor Jon Favreau (um grande influenciador digital, diga-se de passagem) fez a mesma coisa ao usar o seu perfil na rede para mostrar um pequeno pedaço do trailer da nova versão de O livro da selva.
Com grandes poderes e grandes responsabilidades, o uso do Instagram pelas marcas tem sido cada vez mais importante na hora de pensar em novas estratégias de marketing e no posicionamento digital de cada uma delas. E é interessante perceber que até as fotos de asa de avião, de pratos de comida e de pau de selfie, atualmente, já podem ser cogitadas na hora de pensar em conteúdo para essa poderosa rede social.
E você, tem usado o Instagram para promover sua marca? Como tem feito isso? Deixe um comentário e compartilhe conosco!

Aprenda a prospectar novos clientes


Uma das maiores armas de um grande vendedor é a prospecção!  Prospectar é ir à procura de um cliente em potencial e mostrar o quanto o seu produto pode ser útil na vida dele. Achar que não se deve prospectar é um grande erro. Vendedores bem sucedidos se utilizam de fazer contatos de modo afetivo todos os dias, independentemente do que aconteça.
Fechar vendas é muito importante e existem técnicas para isso, porém o que garantirá a base para as futuras vendas são os seus prospectos.
Preparei então algumas dicas para facilitar sua vida e aumentar sua carteira de clientes. Confira:
1 – Tenha sempre em mãos seu cartão de visitas. Cartão de visitas não são figurinha para serem trocadas, e sim ferramentas importantes para informar a sua profissão.
2- Venda 24 horas! Os vendedores bem-sucedidos são aqueles eu estão preparados para vender ou pelo menos para prospectar durante um jantar ou durante o futebol no fim de semana. Lembre-se que limitar seu tempo a oito horas diárias vai limitar também o seu salário.
3 – Mostre para seus amigos e redes sociais o que você vende. Informe que você trabalha na empresa “X” e que vende aquele produto especial que está passando na TV. Coloque fotos ou artigos falando sobre seus produtos ou empresa pelo menos duas ou três vezes por semana.
4 – Peça indicações. Isso é muito poderoso! Não tenha receio de pedir para alguém lhe indicar. Se realmente você vendeu o produto e resolveu o problema do cliente, diga o quanto ficaria feliz em ajudar mais pessoas.
5 – Use ferramentas tecnológicas para prospectar. Mande uma mensagem para um amigo dizendo que chegou um produto e que lembrou dele, crie grupos de discussão nas redes sociais, compartilhe publicações sobre seus produtos.
6 – Faça prospecção todos os dias, ficando atento aos seus números. Quando for apropriado, estabeleça novas metas para si mesmo. Desenvolva um conjunto de alvos de prospecção que faça sentido para o seu setor de vendas e para suas metas de receita.
Acima de tudo, procure resolver os problemas de seu cliente. E se você não sabe quais são esses problemas, que tal pegar o telefone e prospectar?

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

8 maneiras de aumentar o engajamento de seu público no Facebook

empresa no facebook

Você sabe bem o quão importante é a presença do seu o seu negócio no Facebook – se é a rede social em que o seu público se encontra, ela precisa estar no seu planejamento demarketing.
Por sua vez, muitas empresas emergentes, com pequenos empreendimentos ou que acabaram de inaugurar uma página no site, possuem dificuldade de alcançar a atenção e interação dos seguidores, por conta das diversas limitações que o Facebook impõe.
O alcance orgânico das fanpages do Facebook, por exemplo, entre 2013 e 2014, foi de 12% para 6% – sendo que para páginas brasileiras estima-se que este valor tenha chegado aos 4,6%.
Ou seja, se a batalha por visibilidade na rede social já é difícil para as grandes páginas, as empresas pequenas e em crescimento possuem um desafio ainda maior.
No entanto, existem, sim, maneiras de tornar a interação mais viável, aumentar a visibilidade e vencer os algoritmos do Facebook. Saiba como:

1. Confie nos horários nobres e na frequência correta

A primeira dica é em relação ao horário em que você posta na rede social e a quantidade de publicações ao dia.
Em seu painel administrador, nas estatísticas de alcance, você encontrará os horários em que suas publicações são visualizadas pelo maior número de seguidores.
Confie nestes horários e limite a um número entre um a três posts ao dia, dependendo do seu negócio e objetivos. 
Esta organização incrementa o seu alcance e te ajuda a ter um melhor planejamento do conteúdo publicado.

2. Convide seguidores à participação – e faça perguntas

Você precisa chamar a atenção de seus seguidores, certo?
Uma das maneiras mais simples de fazer com que ele tenha a atenção no seu post é fazendo uma pergunta.
Vamos supor que o seu negócio é um e-commerce de aparelhos eletrônicos. O número de perguntas é infinito: que aparelhos seus seguidores gostariam de ganhar de Natal? Qual marca faz, na opinião deles, os melhores celulares?
Publique a imagem de dois modelos – ambos vendidos na sua loja – e pergunte aos seus seguidores qual é o favorito deles!
O importante aqui é incentivar a interação e testar qual é a linguagem e o tipo de conteúdo que mais atrai seu público. Acredite: seus seguidores querem, sim, interagir com suas publicações.
Só é preciso que você encontre a melhor maneira de convidá-los a responder às suas publicações – quando mais criativo o post, melhor.

3. Responda a comentários – e use da personalidade

Da mesma forma que você pode incentivar a interatividade dos seus seguidores, a sua página também só tem a ganhar quando você responde aos comentários deixados nas suas publicações.
Uma resposta cativante faz com que o usuário se sinta importante e mostra que a sua marca é atenciosa com o consumidor – mesmo que seja um agradecimento acompanhado de um emoji.
Isto vale também para comentários negativos, ou dúvidas mais sérias acerca do seu produto/serviço.
Lembre-se também de que sempre que houver alguma reclamação, você pode pedir ao usuário que envie uma mensagem privada com informações básicas sobre o que aconteceu.
Isto demonstra profissionalismo e um bom atendimento – cada vez mais necessários nas redes sociais.

4. Saiba criar conteúdo que divirta e atraia

Além das perguntas, uma forma bastante atraente de aumentar o engajamento no Facebook é pelo conteúdo que diverte.
Um bom exemplo deste tipo de publicação está em uma das páginas que mais sabe incorporar humor e favorecer as vendas: Pontofrio.
Os tipos de posts são os mais variados: a página sempre publica fotos dos pinguins para anunciar as ofertas, já interagiu com diversos programas de TV que têm participação massiva na Internet – como reality shows e novelas de grande audiência – e sempre usa uma linguagem peculiar a internet, com emojis, memes e frases engraçadas.
É claro que o humor deve ser dosado para cada negócio, mas o importante aqui é reconhecer que um pouco de graça ou charme podem fazer muito bem para o alcance de uma página no Facebook e não causam impacto negativo à reputação da marca.
Por isto, na dúvida, arrisque-se um pouco e dê uma chance para construir mais personalidade na rede social.

5. Produza conteúdo em vídeos – eles têm maior alcance!

Vídeos são a mídia com maior sucesso no Facebook.
Uma pesquisa feita pelo site Social Bakers revelou que o alcance orgânico dos vídeos no site é quase duas vezes maior que o de imagens.
Ou seja, se você já possui um canal do YouTube ou algum material que possa usar na sua página do Facebook, não perca tempo.
Caso não tenha, ainda é possível falar do seu serviço/produto mesmo sem ter um estúdio de gravação. Basta fazer uma curta gravação com uma câmera de celular de boa qualidade – seja de alguém falando sobre o produto, ou do produto em si, ou algum vídeo que mostra os bastidores da sua empresa (que é o que falaremos a seguir!).

6. Mostre o cotidiano por trás da sua empresa

Uma das formas de incentivar o engajamento e construir uma página com ainda mais personalidade é mostrando o que acontece no dia-a-dia da sua empresa.
Houve algum acontecimento especial, evento, visita, novidade ou mudança na rotina?
Conte para os seus seguidores! É uma forma de fazer com que elas se sintam mais ligadas não só ao seu negócio, mas às pessoas que fazem parte dele.

7. Ofereça descontos e promova concursos

Um método infalível para conseguir a atenção e participação dos usuários no Facebook é através de ofertas de desconto e promoções.
Afinal, boa parte dos seus seguidores pode se tornar eventualmente um freguês fiel e um cupom ou uma premiação pode ser mais um incentivo para levá-lo mais perto de uma compra.
Faça algum concurso – de melhor frase, melhor resposta, melhor imagem – que promova uma competição entre seus seguidores por um bom benefício.
As chances de você conseguir atrair novos usuários à página são grandes!

8. Dê seus primeiros passos no Facebook Ads

Mesmo com todas estas estratégias, as limitações impostas pelo Facebook ainda são fortes.
Portanto, o Facebook Ads – os anúncios na rede social – pode ser uma boa opção para criar um alcance patrocinado e um impulso no crescimento da página.
É importante que, antes de você dar seus primeiros passos nesta ferramenta, você se eduque sobre como criar as campanhas mais efetivas e tirar o melhor do conteúdo pago para a sua empresa.

Tendências de Marketing em Social Media para 2016

Tendências do marketing em social media para 2016

Neste período de fim de ano cria-se uma especulação em diversos mercados sobre as tendências para o ano que se segue. Em marketing social media para 2016, alguns especialistas se arriscam a fazer as primeiras apostas baseando-se nos sucessos que embalaram 2015.
Nesse ano vimos o mobile ganhar força, graças à popularização do uso do smartphone, o que implicou em um investimento maior em adaptações para atender a esse tipo de usuário. Pinterest e Instagram passaram por modificações visando atender esse aumento de usuários mobile e, recentemente, o Google também alterou seu algoritmo de busca para privilegiar sites mobile friendly.
Estar ciente das transformações previstas para o próximo ano ajuda a construir um planejamento atual e eficiente. Fique atento às principais apostas para 2016 e crie estratégias eficientes para aumentas seus resultados com as mídias sociais.

Novas plataformas e formatos de publicação

Ainda esse ano houve uma grande valorização do conteúdo nas redes sociais. Um exemplo disso foi a atualização das “notas” no Facebook, que recentemente apresentou um formato com layout mais clean e foco no conteúdo.
A estratégia é suportar os artigos dos usuários dentro da rede, uma resposta ao sucesso de plataformas de publicação como o Medium e LinkedIn Pulse que fizeram bastante sucesso.
Outra atualização recente do Facebook que chamou bastante atenção foi o “Instant Articles”, uma nova maneira oferecida aos grandes publishers para criar um conteúdo rápido, responsivo e interativo.
Mas não foi só Mark Zuckerberg que percebeu a tendência, redes como Twitter e Snapchat dão os primeiros passos para valorizar histórias e notícias com potencial para engajar públicos.

Real time

O conceito de rede social por si só já compreende a sensação de tempo real. Instagram, Snapchat e Periscope são exemplos de redes que têm seu conceito baseado no conteúdo imediato.
O live streaming tem ganhado destaque nos últimos meses, até o Facebook percebeu a tendência e investiu no seu formato LIVE, disponível por enquanto apenas passa figuras públicas de perfil verificado e com plataformas iOS.
A tendência é de que no próximo ano sustente o imediatismo nas redes, com grande destaque para conteúdos com cobertura em tempo real. Invista!

Botões CTA

Botões com chamada para ação (CTA – Call to action), como comprar, cadastrar e “saiba mais”, se espalharam pelas redes nos últimos meses. Facebook, Pinterest e Instagram são as redes que investiram na novidade em seus formatos de anúncio. Nos dois primeiros já é possível realizar compras dentro dos próprios apps, sem precisar sair da rede.
O Instagram apresentou a novidade recentemente e ainda apresenta atualizações lentas para garantir aos usuários que a experiência com o conteúdo não seja comprometida pelos formatos puramente comerciais. Fique de olho nessa tendência para 2016!

Foco na privacidade

Os recentes episódios envolvendo casos de invasão de privacidade, que causaram superexposição das pessoas na internet, deram início a uma onda de reflexão sobre a gravidade dos acontecimentos. Várias ações e medidas por parte das plataformas sociais estão sendo pensadas para melhorar a segurança e proteção de usuários.
O desafio para profissionais de marketing em social media é buscar estratégias e ações menos invasivas que proporcionem uma experiência personalizada e alinhada às expectativas da audiência. Tendências em social media, como o Inboud Marketing, podem se encaixar como um uma ótima opção para essa estratégia.
Quais dessas tendências em social media para 2016 você acredita que pega mais? Deixe sua opinião nos comentários e agregue os insights ao seu planejamento anual!

FYI

Facebook libera transmissão de vídeos ao vivo

Você provavelmente recebeu notificações sobre transmissão de vídeos ao vivo, não é? Isso porque o Facebook liberou recentemente um streaming de vídeo em tempo real chamado de Live Video, o uso é simples: basta clicar em Atualizar Status e em seguida clicar no ícone do Live Video, que requer uma pequena descrição. Além disso, o Facebook também lançou o Collage, onde é possível agrupar fotos e vídeos assim criando uma colagem. (Fonte : Technoblog)

Tweets fora de ordem?

Nessa semana o twitter implementou um algoritmo similar ao do Facebook. No experimento, os tweets aparecem de forma aleatoria de acordo da hora que foram postados, ou seja, sem obedecer a ordem cronológica na timeline algo que o Facebook já faz há algum tempo. Segundo o prório twitter, é uma forma de trazer à superfície o melhor conteúdo para pessoas usando o Twitter. (Fonte: B9)

Novidades no Facebook para Android

O aplicativo do Facebook para Android permitirá que os usuários façam comentários mesmo quando estiverem offline, para isso, a rede social irá alterar o modo como os posts serão carregados, para que isso funcione o app irá recuperar publicações que já haviam sido baixadas quando estava conectado a internet mas não foram lidas pelo usuário. O objetivo é facilitar o uso do Facebook em países pobres ou em desenvolvimento, que por consequência tem uma infraestrutura não tão boa. (Fonte: Techtudo)

Youtube lança aba para vídeos virais

O Youtube planeja criar uma aba chamada de Trending tab, apenas para os vídeos virais e o melhor: na hora em que eles forem lançados. A lista será diferente em cada país e não será baseada nos tipos de vídeos recomendados para o usuário, de acordo com o Youtube o algoritmo irá se basear em dados como visualização, comentários e referencias externas. 

(Fonte: Venturebeat)

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

No app brasileiro ZapZap você cria grupos com 1000 membros e vídeo ao vivo

Veja como acessar o histórico, deletar mensagens e transmitir ao vivo em grupos do ZapZap (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

O aplicativo brasileiro ZapZap, alternativa ao WhatsApp, liberou a criação de grupos com até mil usuários. Nos SuperGrupos, como são chamados, novos membros podem acessar o histórico completo do que foi compartilhado antes mesmo de participarem da conversa, e os administradores ganham dois privilégios.
Eles podem iniciar transmissões ao vivo e apagar conteúdo dos dispositivos de todos os membros. Aprenda a usar as novidades do ZapZap no Android.

Para criar um Supergrupo, o processo é o mesmo de um grupo normal. Mas, ao chegar a 200 usuários cadastrados, o administrador verá na tela de descrição a opção de upgrade para um Supergrupo.
A partir daí, o chat passa a ter capacidade ampliada, com mil vagas, aceitar múltiplos administradores e ainda recebe três novas funções: histórico “eterno”, transmissões ao vivo e remoção de mensagens em todos os aparelhos.
Acessando o histórico 
Ao acessar um grupo pela primeira vez no ZapZap, é possível obter um histórico completo de todas as mensagens, áudios, imagens e arquivos trocados pelos membros desde que o grupo foi criado. Para isso, há duas formas:
Passo 1. Role a página para baixo para desbloquear mais conteúdo armazenado na nuvem ou acesse os detalhes do grupo tocando no nome e vá até “Mídia compartilhada”; 
Acesse o histórico completo do grupo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse o histórico completo do grupo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 2. Lá, toque para baixar qualquer foto ou vídeo compartilhado, ou acesse o menu superior para mudar o tipo de conteúdo, entre links, arquivos ou músicas;
Filtre os arquivos trocados em quatro categorias (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Filtre os arquivos trocados em quatro categorias (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 3. Depois disso, será exibida uma tela com todos os arquivos organizados em ordem cronológica. É possível fazer o download com apenas um clique.
Obtenha itens compartilhados em ordem cronológica (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Obtenha itens compartilhados em ordem cronológica (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Iniciando transmissões ao vivo 
Passo 1. Abra o menu e selecione “Transmitir ao vivo”;
Inicie uma transmissão ao vivo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Inicie uma transmissão ao vivo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 2. Na tela em miniatura, toque em “Qualidade”;
Ajuste a qualidade do vídeo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ajuste a qualidade do vídeo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 3. Selecione a velocidade de transmissão ao vivo que você deseja iniciar, de acordo com a qualidade da conexão que você tem disponível no momento;
Escolha de acordo com a qualidade da sua conexão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Escolha de acordo com a qualidade da sua conexão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 4. Ative o flash, acione a câmera traseira e, quando estiver pronto, toque no ícone de câmera para começar.
Quando estiver pronto, comece a transmitir para o grupo inteiro (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Quando estiver pronto, comece a transmitir para o grupo inteiro (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Apagando mensagens indesejadas 
Um grupo de até mil participantes pode ser atrativo para quem quer conversar o tempo todo, mas é inevitável que conteúdo impróprio apareça. Nesses casos, administradores podem apagar mensagens de qualquer usuários livremente e ficar despreocupados, pois elas serão deletadas também dos celulares de todos os membros automaticamente. É muito simples:
Passo 1. Selecione uma conversa indesejada e mantenha pressionada por alguns segundos, até ver o menu superior. Toque no ícone de lixeira e confirme a exclusão na tela pop-up.
Como administrador, apague mensagens de forma definitiva (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Como administrador, apague mensagens de forma definitiva (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Pronto. Agora você já pode criar seu próprio grupo e disponibilizá-lo na plataforma do ZapZap para entrada pública. Quando ele alcançar a marca de 200 membros, você poderá fazer um upgrade e, além de ampliar a capacidade de participantes, ganhar essas três funções úteis.

Saiba usar o marketing de conteúdo a seu favor


Em plataformas digitais, ou você produz conteúdo relevante, ou vai ficar falando sozinho. Não são raros os exemplos de marcas que investem volumes relativamente altos em ações de marketing digital, mas não conseguem visualizar resultados na mesma proporção. Na maioria dos casos, o problema está na mensagem. O que se diz, o que se oferece, o que o público compreende. É nisso que reside a diferença entre uma ação de sucesso e aquele belo fracasso.
Antes de tudo, entenda que em mídias digitais a desenvoltura de uma campanha não é diretamente proporcional ao investimento financeiro que você faz. Uma simples imagem pode viralizar e aumentar a exposição de marca de uma empresa muito mais do que um vídeo que consumiu milhares de reais e horas e horas de produção. Tudo vai depender do que se diz e como se diz.
Abaixo, elencamos algumas estratégias de conteúdo que podem dar certo para seu negócio:

Entreter para engajar

Nem sempre as pessoas estão dispostas a ler textões, abrir a guarda para propagandas mais agressivas ou simplesmente ouvir um locutor listar as vantagens de um produto. Mas para entretenimento sempre há disposição. Conquistar o coração do público com algo leve, antes de vender, pode ampliar muito as chances de conversão mais à frente. Só tenha cuidado para não cair na tentação da piada a qualquer custo. As maiores gafes em redes sociais estão relacionadas a isso. Aquela máxima que diz que "é melhor perder o amigo do que perder a piada" não pode valer quando se trata de negócios.

Oferecer valor antes de cobrar

Uma ótima maneira de atrair a atenção do público e transformar prospects em leads é oferecer algo que tenha valor para quem recebe, mas que ainda não é seu produto. Ofereça isso gratuitamente. Não precisa ser algo que vai gerar um grande custo para você. As pessoas às vezes encontram valor em coisas simples, que você pode oferecer. Por exemplo: se você é uma companhia que vende carros, por que não criar um blog com dicas de manutenção automotiva e outros assuntos relacionados ao tema? Isso tem valor e vai fazer as pessoas lembrarem de sua marca quando pensarem em carros.

Gamificar

Outra maneira interessante de trabalhar conteúdo em plataformas digitais é a gamificação. Essa é uma estratégia que consiste em aliar um interesse de marketing a uma dinâmica de game. Muitas empresas fazem, por exemplo, ações promocionais em que as pessoas precisam cumprir determinadas tarefas para somar pontos e disputar um prêmio. Em outros casos, é possível acumular a pontuação e trocar por brindes depois.
Essas são apenas algumas maneiras de trabalhar o marketing digital através de conteúdo. Mas existe um vasto mundo de possibilidades que você pode explorar. Use sua criatividade e mãos à obra! Você vai ver que ótimos resultados podem sair disso aí.
Fonte: Administradores.com.br

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Por que mudar do gmail para o inbox?


o Google está trabalhando cada vez mais incisivamente para "converter" usuários do Gmail para o aplicativo Inbox. Mas quais são as vantagens do app sobre o seu antecessor? Usamos o serviço por uma semana e a nossa conclusão é de que o Inbox é mesmo o futuro do e-mail.
Por quê? Bem, especialmente por conta do esforço do Google em criar um aplicativo que fosse totalmente diferente dos serviços de e-mail que já conhecemos. Desde o Microsoft Outlook, passando pelos mais famosos e mais obscuros provedores de correio eletrônico na web, as caixas de entrada são quase sempre variações do mesmo design.
O Inbox oferece uma experiência realmente nova, em vez de apenas adicionar novos recursos. No lugar de uma lista de mensagens atualizadas automaticamente, o aplicativo lida com seus e-mails de forma inteligente, "pensando" nas diferentes formas como o usuário interage com seus contatos.Reprodução
Um bom exemplo é o famoso recurso "marcar como lida", que não existe no Inbox. No app, cada nova mensagem é tratada como o início de uma tarefa ou conversa. Sendo assim, você pode marcar e-mails que não te interessam como assuntos "concluídos", em vez de apenas amontoar mensagens sem importância em meio àquelas que realmente importam.
Você também pode criar lembretes e adiar para mais tarde a solução de algum e-mail que você recebeu. Isso torna a interação menos robótica e mais dinâmica, de acordo com as necessidades do usuário. Talvez você receba um convite para um evento que só vai acontecer em duas semanas, por exemplo - em vez de marcar aquele e-mail como lido e esquecer-se totalmente dele, o Inbox permite criar um alerta para que você o abra novamente mais tarde, quando o momento for oportuno.
Tudo isso aliado à inteligência artificial do app, que não só completa campos como "assunto" e "destinatário" automaticamente, mas também identifica seus contatos mais frequentes e deixa-os em uma área de fácil acesso. Além disso, também agrupa automaticamente os e-mails recebidos em categorias pré-determinadas ou pastas personalizadas. Tanto no smartphone quanto no PC.Reprodução
No entanto, tudo isso vem com um lado negativo, de modo que a maior qualidade do Inbox também pode ser sua principal fraqueza. Ao "revolucionar" nossa maneira de nos relacionar com a caixa de entrada, o aplicativo se arrisca a mudar um hábito que foi alimentado ao longo de décadas pela internet.
Afinal, desde os primórdios da rede mundial de computadores, pouca coisa mudou em relação aos serviços de e-mail - com exceção de um ou outro novo recurso e alterações discretas no design de um modo geral. Por conta disso, o primeiro contato com o Inbox gera muito estranhamento, e pode ser realmente complicado se acostumar com a nova dinâmica.
Portanto, embora o Inbox possa ser considerado o "futuro" dos serviços de e-mail, depende de cada usuário se dispor a embarcar nesse futuro agora ou deixar para depois. Se o Gmail é uma parte importante da sua vida, consumindo um bom tempo do seu trabalho ou estudos, o Inbox pode ser muito bem-vindo. Mas se você só abre sua caixa de entrada esporadicamente, talvez ainda seja cedo para aceitar uma mudança tão radical.

O Inbox está disponível gratuitamente para usuários dos sistemas Android e iOS, ou pelo navegador.


Crie sua loja virtual em 5 passos


Muitas pessoas querem montar uma loja virtual, mas na realidade o que elas querem mesmo é saber como vender pela internet.
Esse simples erro de querer uma coisa e precisar de outra acaba afundando grande parte das pessoas que começam uma loja virtual.
Resumi aqui todo o processo em cinco passos para montar uma loja virtual. Nesse artigo mostro para você que o trabalho começa bem antes de colocar a mão na tecnologia e termina (ou nunca termina) depois da loja virtual estar no ar.
Por isso, vamos ao conteúdo sobre como montar uma loja virtual, pois temos ainda muito trabalho.

PASSO #1: CONCENTRAR ENERGIA (FOCO)

foto montar uma loja virtual foco
Se você está começando no processo para abrir uma loja virtual você vai ter duas grandes limitações: Tempo e Dinheiro. Me pergunta como é que eu sei? :)
Isso está acontecendo com você e aconteceu comigo há 10 anos quando abri a minha primeira loja virtual. Na realidade isso, acontece com a maioria das pessoas que quer abrir um negócio (online ou offline), por isso é tão importante ter foco.
O foco tem diversas definições, mas, pessoalmente, gosto de duas:
  1. Gerenciamento de distrações
  2. Saber dizer não
Por isso é muito importante que você consiga gerenciar as distrações e fazer realmente é importante na ordem correta e dizer NÃO para tudo que possa te tirar do caminho. Dessa forma você conseguirá o máximo de resultado no menor tempo.
Por mais simples que isso possa parecer muitas pessoas não conseguem sair do lugar na hora de montar uma loja virtual pelos motivos a seguir

Excesso de Informação

Quando comecei minha primeira loja virtual 10 anos atrás o comercio eletrônico estava engatinhando no Brasil e informações naquela época eram extremamente raras. Esse foi um dos motivos que levei mais de 3 anos para fazer minha loja dar resultado
Hoje ao contrário, a quantidade de informação é abundante. Só que isso gera um outro problema, que é o que eu chamo de information overload ou o excesso de informação.
Quando você digita no Google “como montar uma loja virtual”  você acha MILHARES de caminhos e fórmulas (provavelmente você chegou aqui assim) e, simplesmente, trava por não saber que caminho seguir ou por ler e aprender coisas que são totalmente fora da sua realidade que está começando.

Conteúdo para quem já nasce grande

Muito do conteúdo que existe disponível na internet é voltado para quem quer começar um negócio grande ou então ensinando e tentando resolver os problemas que a Netshoes e o Submarino tempo hoje.
Muito pouco se fala sobre os problemas que eles tiveram quando abriram as suas lojas virtuais e, principalmente, como eles resolveram os problemas que, provavelmente você está tendo.
Depois de chegar a fazer mais de 100 pedidos em um único dia na minha loja virtual, de ter ajudado milhares de clientes a abrir suas lojas virtuais e terem muito sucesso vendendo online, notei que existem três pontos que leva os negócios online a terem sucesso ou não.
Chamo esse conjunto de o tripé do e-commerce  e sempre que esses pontos são trabalhados na forma certa o sucesso ao criar uma loja virtual aumenta exponencialmente.

O Tripé do sucesso para abrir uma loja virtual

Muitas pessoas acham que criar uma loja virtual é só contratar uma plataforma ou um site de vendas online, porém há muito mais trabalho que precisa ser feito e para você não perder dinheiro e tempo precisa fazer na ordem certa.
Para fazer isso você precisa fica atento basicamente ao Tripé do sucesso do e-commerce que consiste nos seguintes itens:
  1. Produto Estrela: o produto que tem a melhor oferta do mercado. O cliente se sentirá um idiota se não comprar de você
  1. Cliente Qualificado: O cliente que tem a maior probabilidade de comprar o que você está vendendo.
  1. Plataforma Fácil: Um sistema simples que tem exatamente aquilo que o cliente precisa para finalizar a compra rapidamente e sem complicação.
Nos próximos itens vou entrar mais a fundo em cada um dos pontos do Tripé do Sucesso do e-commerce.

PASSO #2: ANTES DE MONTAR A LOJA VIRTUAL

foto montar uma loja virtual antes de montar
Hoje no Brasil existe apenas uma elite (menos de 10% ) que consegue fazer mais de 30 pedidos por mês. Isso acontece, pois, como falei antes, muitas pessoas acham que para fazer vendas na internet é só ter uma loja virtual.
Muitos ficam assustados, mas isso na realidade não é um problema é sim uma grande oportunidade para aqueles que conseguirem criar site de vendas da forma certa.

Entenda as Leis para Abrir Loja Virtual

Existe ainda muita gente que acha que comprar na internet é inseguro e que é um território sem lei. Como em todos os lugares existem bons e maus competidores.
Minha grande missão é melhorar o mercado de comercio eletrônico para pequenas empresas no Brasil e quero muito que você esteja ainda fazendo negócio daqui 10 anos, já comece da forma certa.
“QUEM TRABALHA DA FORMA CERTA, TRABALHA SEMPRE”  MARCIO EUGÊNIO

Lei do e-commerce

Depois de muita discussão em Brasilia em março de 2013 entrou em vigor oDecreto Nº 7962/2013 conhecido tambem como a lei do e-commerce.
Muito se discutiu e se falou dela logo que ela foi ao ar, mas quando analisamos ela mais a o que a lei fez foi padronizar todo mundo que faz um e-commerce sério no Brasil já fazia há anos.
Se você quiser dar uma olhada completa na lei você pode ver direto no site do planalto aqui ou então ver esse vídeo rápido que fiz explicando os principais pontos que você precisa ficar atento para montar uma loja virtual 100% dentro da lei.

Emissão de nota Fiscal

Um pergunta recorrente que recebo é: “Preciso emitir nota fiscal para vendas online?”
Para qualquer tipo de transação comercial no Brasil você precisa emitir nota fiscal.
Alguns amam, outros odeiam, mas o fato é que TODOS precisam fazer a emissão da nota fiscal no formato eletrônico a conhecida NFe.
As notas podem ser emitidas diretamente através do site da receita. Dá um pouco de trabalho, mas ele é totalmente gratuito e para quem está começando e ainda tem um baixo volume de pedidos é uma ótima alternativa.
Depois quando você tiver um volume de pedidos maior,  será necessário um sistema de emissão de NFe ou, o que recomendo, um ERP. (falo mais sobre ERP, abaixo).

Tipos de Empresa

Outra dúvida comum é: “Preciso ter um CNPJ para emitir nota física?” ou “Preciso ter uma empresa aberta para fazer vendas online? Nos dois casos a resposta é sim!
A boa notícia para quem está começando, existe agora o MEI (Micro Empreendedor Individual). Que é muito fácil de criar e muito fácil para pagar os impostos. A desvantagem é que o volume de faturamento mensal é de R$ 5.000,00 ou R$ 60.000,00 por ano. Fiz um vídeo onde explico detalhadamente as vantagens e desvantagens de usar MEI.
Depois que você passar o limite de faturamento permitido pela MEI você vai precisar entrar em contato com um contador para abrir uma empresa limitada a famosa LTDA.
Para você ter mais detalhes sobre quais as opções e os caminhos a seguir de uma olhada neste artigo do site Abra sua PJ.

O Produto Estrela

foto montar uma loja virtual produto estrela
Não é a toa que a escolha do Produto Estrela seja o primeiro item do Tripé do e-commerce, pois nesse ponto é onde a maioria das pessoas que está começando falha.
A grande maioria das pessoas que falha ao montar uma loja virtual é que na hora de escolher o seu mix de produtos eles querem é ter um mix de produto grande para conseguir vender tudo para todo mundo.
Se você fizer isso o que acaba acontecendo é não conseguir atender nenhum cliente bem, pois você não consegue investir a energia necessária em cada produto para fazer dele um campeão de vendas.
Para encontrar o seu Produto Estrela você precisa ir muito mais fundo e analisar os itens abaixo:

Tenha um Porquê

Muitas pessoas começam uma loja virtual porque querem ganhar dinheiro e sei que se você está começando agora isso que vou te dizer pode parecer estranho, mas sempre que as pessoas montam uma loja virtual pensando só nisso elas, invariavelmente, quebram.
Negócio online que prosperam, normalmente, são montados por pessoas que tem um porquê, que está fazendo negócio para resolver um problema ou ajudar alguém.
Não precisa ser nada grandioso como acabar com a fome ou a paz mundial. Problemas simples e que atingem um público especifico, como por exemplo
  • 33 e 34 Veio ao mundo para ajudar mulheres que calçam 33 e 34. Era um problema recorrente da dona e ela resolveu criar site de vendas para resolver o problema dela e de outras milhares de mulheres com os pés pequenos.
  • Monograme O criador não conseguia achar uma camiseta básica que vesti-se bem e tivesse qualidade. O site tem cinco produtos, três modelos masculinos e dois femininos.
Para você se aprofundar um pouco mais nessa questão do porquê você pode veresse vídeo que fiz  sobre esse assunto e se você quiser saber qual é o meu porquê veja esse vídeo.

Nicho

Depois de você achar o seu porquê o processo de escolher um nicho fica muito mais simples, diria que quase automático.

Quase automático, pois se você não tomar uns pequenos cuidados você acaba achando um ótimo negócio para ser infeliz… Me pergunta como eu sei disso? Minha primeira loja virtual vendia acessórios femininos. Era algo que eu não entendia nada e detestava.
Para que você não cometa os mesmos erros, recomendo que você use a técnica do PHD (paixão, habilidade e dinheiro)
Neste vídeo explico de forma bem fácil e didática como você pode fazer isso:

O Produto Estrela

Agora é a hora de escolher O Produto Estrela.
A receita mais simples para criar site de vendas que venda diariamente é concentrar energia e não dissipar. Por isso que criei o conceito do produto estrela. Até que a sua loja virtual tenha um certo volume de vendas diários, de 5 a 10 pedidos por dia, 90% da sua energia deve estar concentrada em estratégias de atração de clientes novos.
No início você tem que focar em fazer a primeira venda e essa primeira venda vai acontecer de forma mais fácil e tranquila através do seu produto estrela, por isso, que é tão importante você dedicar tempo para achar esse produto na sua loja e fazer uma oferta totalmente irresistível para ele.
Muita gente fica chocada quando apresento esse conceito, porque elas acreditam que escolher esse produto quer dizer que elas terão uma loja virtual só com um produto. Na realidade não é isso, o que digo é que você precisa focar suas energias onde você vai conseguir mais resultado, mais vendas e aprender a fazer isso bem.
Depois disso, dai sim, você pode investir energia para trabalhar mais um produto para ter outro produto estrela ou vender mais ainda o primeiro produto ou aumentar o ticket médio da loja ou vender mais vezes para os clientes antigos.
Entenda, todas essas outras possibilidades só vão aparecer depois de fazer a primeira venda. Vender um produto é muito mais fácil do que vender dois, três… Quando você criar loja virtual é FUNDAMENTAL começar assim. É mais fácil! É mais simples.
Muito provavelmente você não vai acertar de primeira, mas quero te dar algumas dicas para que você consiga achar o produto estrela o mais rápido possível e fazemos isso olhando para dentro e olhando para fora.
Na realidade, é a hora de olhar para todos os lados. Digo, todos os concorrentes e isso é feito em em dois simples passos:

#1. Analise da Concorrência

Nesse ponto você vai ver:
  • A empresa: Quanto tempo está no mercado? Tem loja física?
  • O site: É seguro? Quais funcionalidades? É rápido?
  • Redes sócias: Qual a quantidade de seguidores? Em quais ele está?
  • Formas de pagamento: Sistemas de pagamento? Pagamento Direto? Boleto? Depósito?
  • Formas de entrega: Quais os tipos Frete? Prazo? Valores?
  • Reclame aqui: Tem reclamações? Quantas? Quais? Foram respondidas?
  • Ebit: Tem selo? Tem perfil? Tem avaliações?
Para te ajudar coloquei nos matérias de apoio uma planilha para analise da concorrência. Deixa tudo mais fácil e mais organizado, por isso, não deixe de baixar ela.

#2. Analisar os produtos

Nesse ponto você vai analisar especificamente os produtos deles que são iguais ao seu produto estrela ou que concorrem diretamente:
  • Descrição técnica?
  • Descrição funcional, quantas palavras?
  • Quantas Fotos?
  • Vídeo?
  • Frete, valor para os 3 principais estados que você vai focar
  • Prazo para os 3 principais estados que você vai focar
  • Preço
  • Condição de pagamento
  • Disponibilidade
  • Descrição resumida
  • Compre junto
  • Produtos relacionados
  • Responde as principais dúvidas sobre o produto?
  • Fala dos benefícios
  • Fala como usar?
  • Como é feito?
  • Benefícios?
  • Cuidados?
De uma olhada nos matérias de apoio no final desse artigo para pegar a planilha completa de analise de concorrência.
Quanto mais energia você investir nisso maiores serão as chances de você ter algo realmente incrível. Faça esse trabalho com uns cinco ou dez site que vendam no mesmo ramo que você para dai passar para o próximo item.
Lembre-se: O CLIENTE NÃO É IDIOTA! Essa análise tem que ser muito criteriosa e com o maior cuidado para você ter o maior valor da internet. Falei valor, não preço.
A construção de valor do produtos estrelas ele precisa ser feito para  levar o cliente a pensar o seguinte: Se eu não comprar dessa loja virtual EU SOU UM IDIOTA.
Sim, não é fácil. Dá trabalho. E é TOTALMENTE possível.
Existem algumas características do produto que ajudarão ele a se tornar um campeão de vendas na internet e falei isso bem detalhadamente neste vídeo:

Os 10 mercados para quem que criar loja virtual

Muita gente chega querendo montar uma loja virtual, mas não tem ideia do que vender. Por isso vou listar abaixo os dez mais promissores e algumas ideias de como você pode atuar neles.
#1. Cosméticos
Esse setor há muito nichos ainda não explorados. Por exemplo, se você (ou conhece alguém) tem algum tipo de alergia e tem dificuldades de encontrar produtos esse é um ótimo caminho para se diferenciar (Ex: a primeira loja especializada em produto para Alergia do tipo X) e se tornar referência.
#2. Roupas e moda
Qual o seu estilo?
No setor de moda você pode explorar estilos e tribos que estão “esquecidas”. Uma loja que conheçam a fundo um estilo e quando digo conhecer a fundo não estou dizendo só o estilo de vestir, mas que falem a mesma língua, que curtam as mesmas músicas, frequentem as mesmas festas, façam as mesmas tripes…
#3. Bijuterias e Joias
Vender na internet bijuterias e Joias está muito ligado ao item anterior.
Você pode escolher um tipo de biju ou de joia para se tornar um especialista. Isso pode ser especializar-se em um produto (ex: anéis, colares, pulseiras) ou em um estilo (ex: Ripchic, piriguetes, Rockeiros…), um material (prata, Ouro, Cocô), um evento (batizado, casamento, formaturas…).
#4. Camisetas
Se quer vender camisetas engraçadas… A dica é especializar-se!
E quando digo especializar-se é especializar-se mesmo: Camisetas engraçadas de seriados americanos para adolescentes. Camisetas engraçadas de jogos de estratégia. Camisetas engraçadas de filmes de vampiros. Camisetas de times universitários de futebol americano.
#5. Produtos Naturais
Tenho muitos clientes que vendem muito bem nesse nicho, pois sempre existe um produto da moda ou aquele produto que faz milagres, mas que é conhecido só em uma determinada região do país. Outra dica é tentar mudar o formato. Se você conhece em liquido, veja se pode ser vendido em cápsulas, em pó ou de outra forma que possa diminuir o custo ou facilitar a vida de quem usa.
#6. Informática
O problema da grande maioria das pessoas que compra produtos de informatica não é comprar e sim usar. Sabendo disso, pense em como você pode ajudar essas pessoas a usar esses produtos ou a fazer a melhor escolha na hora de comprar.
Isso provavelmente não funcione com todos os produtos! Então, é muito importante você análisar bem a concorrência e investir a sua energia nos produtos essa estratégia seja considerado um diferencial.
#7. Livros
Esses foram os primeiros produtos vender pela internet. Eles tem, praticamente, todas as 6 caracteristicas do produto ideal que falei no vídeo, dessa forma, você vai precisar investir um pouco mais de tempo para desenhar uma estratégia vencedora aqui, porque as grandes do mercado tem muita força e fazem um trabalho, no minimo, respeitável.
A dica é tornar-se especialista em alguma especialidade que as grandes não consigam concorrer. Tenho um cliente é especializado em livros de agronegóciosrelacionados a pecuaria. Quanto mais nichado você for mais simples é para ser o número um do mercado, pois, dependendo do mercado você vai ser o único. :)
#8 Artesanato
Esse é um setor onde há muito espaço para crescer e fazer muitas vendas, pois quem faz artesanato tem a escolha de criar e pensar no que vai produzir levando em considerção o PHD e também os 6 características que um produto precisa ter para ser um sucesso de vendas.
O problema é que os artesões gostam mesmo é de criar e produzir e não de vender. :)
Por isso, analise todos os produtos que você tem e/ou sabe fazer e veja qual deles atende aos dois conceitos que passei acima?
Para você ter sucesso e criar uma loja online para vender artesanato: analise todos os seu produtos através dois itens que falei acima (PHD e 6 caracteristicas dos produtos), foque nos três mais bem avaliados e trabalhe para que um desses produtos seja o seu produto estrela!
Assim que achar esse produto, foque TODAS as suas energias nele. Sei que você que é artesão gosta mesmo é de produzir, mas para que você continue produzindo você PRECISA aprender a vender pela internet.
#9. Auto peças
Como falava os comercias dos posto Ipiranga, o brasileiro é apaixonado por carros.
Se você souber trabalhar bem isso e atingir no coração dos clientes você pode se dar muito bem. Esse é um mercado gigante e muito concorrido quando se pensa linhas e produtos amplos e genericos.
Agora se você focar em um mercado especifico ou estilo, não tem para ninguém.
#10 Magazine Luiz e Natura
No último CECOMPE muita gente me perguntou: “Marcio, como montar uma loja virtual Magazine Luiza?” ou “Marcio, como abrir uma loja virtual da Natura?”.
Criar ou abrir uma loja virtual da Magazine Luiza ou da Natura é muito fácil, por isso a pergunta certa deve ser “como fazer a minha loja virtual da Magazine Luiza / Natura vender?”.
Infelizmente, para esse caso ainda não tenho uma resposta, mas sempre questiono as pessoas a fazerem uma reflexão: porque os clientes vão comprar de você?
Se você conseguir se diferenciar das outras centenas ou milhares de lojas totalmente iguais a sua você vai conseguir criar site de vendas que realize vendas de verdade e não seja só mais um site generico da Magazine Luiza ou da Natura.
Em alguns casos, costumo ainda desafiar as pessoas: Você deve inovar ou então investir sua energia para criar loja virtual diferente. :)

O Público Qualificado

fot montar uma loja virtual publico qualificado
Você sabe por que o preço do aluguel ou de compra de duas lojas com o mesmo tamanho podem variar de duas a 10 vezes ou mais só dependendo do endereço delas?
Você sabe por que na internet, normalmente, todos os endereços tem um custo extremamente ridículo (R$ 30,00 por ano)?
Nota dez, estrelinha e beijo da prof para quem falou publico qualificado nas duas respostas.
Quando abrimos uma loja física pagamos pelo ponto, ou seja, o público que vai passar na frente e quando quando abrimos uma loja na internet precisaremos fazer o nosso endereço ser conhecido. Lembre-se, as pessoas não acordam de manhã e pensam assim:
“Vou acessar aquela loja virtual que abriu ontem que não conheço e não sei a procedência e vou comprar mmoooiiiitttto.“
O grande trabalho para na criação de uma loja virtual é atrair as pessoas qualificadas.

Como Vender de forma fácil online

Quem vai criar um site de vendas, muitas vezes, não não tem ideia de o quanto é fácil vender online. Claro, isso se você souber a forma certa de fazer isso.
Na maioria das vezes que vejo pessoas não conseguindo fazer os seus negócios online prosperarem eles não conhecem seus clientes, do que eles gostam, onde eles moram, qual a ideia, sexo, o que pensam…
Quem monta a loja virtual assim simplesmente se frustra, pois acaba achando alguma desculpa para justificar o seu fracasso. Coisas como: “Como saber o que vender se nem o cliente sabe o que comprar”.
Parece ser uma tarefa IMPOSSÍVEL, a menos, é claro, que você saiba sobre o seu cliente mais que o próprio cliente.

Conheça o publico

Não há magica aqui, quanto mais você conhecer o seu cliente mais sucesso você vai ter nas vendas online, pois você vai conseguir oferecer o produto certo para a pessoa certa.
Sabendo quem é a pessoas certa para comprar os seus produtos você pode investir ainda mais para atrair o tipo certo de pessoa para sua loja.
Você deve estar se perguntando agora, mas como faço para conhecer eles? Simples, pergunte:
#1. Pesquisa demográfica:
A pesquisa demográfica tem o objetivo de conhecer o cliente por meio de estatísticas que utilizam como critérios e religião, educação, etnia, sexo, idade, onde moram, estado civil, nivel educacional… Entre outros critérios.
#2. Pesquisa Psicográfica:
A pesquisa psicográfica é diferente da demográfica. A análise psicográfica trata de dados mais difíceis de definir, como valores, emoções, medos e paixões.
Pode parecer meio complicado, por isso, deixa eu dar um exemplo, a pesquisa demográfica mostra que seu cliente é homem, tem entre 35 e 45 anos de idade e ganha cerca R$ 6 mil mensais. Os dados psicográficos demonstram que ele prefere viagens de moto a cruzeiros e que não anda de avião nem amarrado. Esses devem ser utilizados para atingir a pessoa certa através das suas ações de marketing.
Para se aprofundar mais nesse assunto fascinante recomendo esse artigo do siteempreendedor.com Como encontrar o cliente ideal

Se acabei de criar loja virtual, como faço?

Claro que para quem já tem uma loja virtual e já tem clientes é muito mais fácil de fazer isso através de consulta de histórico de vendas ou através do envio de um questionário por e-mail, mas que está começando também pode fazer.
Para fazer vai dar um pouco mais de trabalho e exigir um pouco mais de criatividade.
Estava falando com o meu amigo Fernando Rui do Portal do Crescimento Contínuoe com a sua esposa que está querendo montar uma loja virtual e para ela conhecer o público dela sugeri o seguinte: entra em contato com blog, canais do youtube e sites relacionado com o seu porquê e sugere uma votação ou algum tipo de promoção e para as pessoas participarem elas precisam responder uma pesquisa.
Provavelmente isso vai envolver algum dinheiro, além é claro, de tempo e energia, mas não pense nisso como um custo e sim como um investimento que vai retornar no futuro como economia em anúncios.
Outra dica, menos eficiente, mas sem custo é entrar em contato com esses mesmos produtores de conteúdo falar que quer anunciar com eles e pedir os seus mídia kits. Lá você vai ter muita informação que podem servir como base para quem está iniciando.

PASSO #3: PASSO A PASSO PARA MONTAR UMA LOJA VIRTUAL DE SUCESSO

foto montar uma loja virtual passo a passo
Enfim chegamos ao terceiro item do nosso Tripé do Sucesso para vender na internet.
Essa item DEVE ser deixado por último por dois motivos: 1) dos três ele é o mais simples. 2) as escolhas anteriores vão influenciar diretamente nas escolhas do sistema.
Quero deixar claro que quando falo em uma Plataforma Simples isso vai muito além da parte técnica de como fazer uma loja virtual, de como criar site de vendas. Aqui você ver como tudo que você precisa para as vendas acontecerem na tua loja.

Plataforma a Loja virtual

Muita gente quando quer criar loja virtual começa por aqui e, normalmente, se dá conta que fez uma escolha equivocada, pois não pensou nos outros ponto que tratamos nesse artigo até aqui.
Se você já parou para analisar os outros pontos que falei nesse artigo, siga em frente, senão recomendo que volte e faça isso. Lembre-se:
“O que vende na internet é a sua estratégia e não a loja virtual. A loja é só uma ferramenta que te ajuda quando é feito a escolha certa na hora certa .”
Vou listar abaixo alguns itens que você precisa observar na hora da escolha.

Layout

Sabe aquela expressão: a primeira impressão é a que fica? Então na internet o layout é que permite isso. Cuide sempre para que o layout esteja alinhado com o seu publico, com o seu porquê e que seja simples.
Quando digo simples, ele precisa ajudar o cliente a saber o que ele precisa fazer, não deve chamar mais atenção que os produtos e ajudar o cliente a sentir-se seguro com a sua loja virtual.

Checkout Simples

O processo de compra precisa ser o mais simples e rápido possível, precisa pedir só os dados que são indispensáveis para realizar a compra, com o maior número possível de formas de pagamento e de preferência sem que o usuário precise de senha. Sim, isso mesmo que você leu: SEM SENHA.
Acredite isso não é magia, é tecnologia! Para você ver funcionando, acesse este sitee Faça um teste e deixe um comentário aqui contando o que você achou disso. :)

Recuperação de Carrinho

A taxa de conversão do e-commerce brasileiro fica em torno de 1%. Das das pessoas que colocam produtos no carrinho de compras menos de 15% avançam no processo de compra.
Por isso, é indispensável esse tipo de recurso, pois é muito mais fácil converter um cliente que por algum problema ou distração abandonou o processo de compra do que ter que atrair um cliente totalmente novo e leva-lo pelo processo completo de venda.

Versão Mobile

Desde o dia 21 abril de 2015 o Google tem privilegiado nas buscas sites que possuem uma versão Mobile Friendly, por isso, é fundamente isso antes de criar loja virtual.
Se você já tem uma loja ou para fazer o teste o Google disponibilizou uma ferramenta e na hora ele já te diz se a tua loja ou o site de vendas é ou não é amigável mobile. Para mais informações fiz um vídeo sobre isso.

Acompanhamento Ativo dos Correios

Essa funcionalidade não é obrigatória no início das operações de uma loja virtual, pois a quantidade de pedidos é baixa, mas é importante saber se a plataforma possui ou se há a possibilidade de implantar.
Ela é muito boa, pois aumenta consideravelmente a satisfação do cliente e elimina muito o overhead de trabalho do administrador da loja, pois quando um pedido é postado nos Correios a loja virtual automaticamente vai no sistema dos Correios, verifica se houve alguma nova movimentação e se houve automaticamente ela manda e-mail para o cliente com o status da entrega dele.

Frete

Mais de 90% dos pedidos realizados nas lojas virtuais no Brasil são entregues pelosCorreios através de algum dos serviços deles (Pac, Sedex, e-Sedex, Sedex Hoje, Sedex 10).
Entretanto é sempre bom lembrar que os Correios tem limitações de tamanho e peso e não são todos os tipos de produtos que ele trabalha. Eles possuem um política bem rígida que inclui varias restrições e proibições, por isso, fique atento a isso.
Para as empresas que não pode ser atendidas pelos Correios elas vão precisar recorrer a transportadoras ou á algum tipo de entrega própria. Neste artigo entro bem a fundo na parte de transportadoras e respondo mais algumas duvidas também sobre os Correios

Formas de pagamento

Existem basicamente dois grandes grupos de formas de pagamento para vender na internet: os sistemas de pagamento e as formas de pagamento direto, cada um com suas vantagens e desvantagens.
Os sistemas de pagamento são compostos por empresas que se especializaram em fornecer formas de pagamento para transações na internet e as mais conhecidas no Brasil são: PagseguroBcashMercado PagoMoip.
Os sistemas de pagamento como desvantagem possuem taxa variáveis um pouco mais altas que as formas de pagamento direto, entretanto, é muito mais rápido para contratar e tem bem menos risco de chargeback.
Os sistemas de pagamento direto via cartão de credito (Cielo e Rede), boleto bancário e depósito.
As formas diretas possuem taxas mais atrativas, apresentam maior taxa de conversão de venda, porem o processo de contratação é mais rigoroso e burocrática além de ter risco de Chargeback e, por isso, o empreendedor precisa ter um processo, mesmo que simples, de análise de risco.
Se quiser ver uma analise mais profunda sobre as formas de pagamento de uma olhada nesse artigo.

Segurança

Uma das maiores objeções por que as pessoas não compram online é que elas não se sentem seguras, por isso, é muito importante que você se preocupe com isso.
Atualmente a segurança nas principais plataformas de comercio eletrônico com a D Loja Virtual isso é algo que vem por padrão através do certificado de segurança (SSL) em todo processo de compra e acesso a dados pessoais do cliente.
Nesse artigo que falo sobre como começar a vender na internet falo explicitamente da minha preferência por plataformas SaaS, por diversos motivos e entre eles a parte de segurança é mais um item que soma a favor.
Muito mais do que ter esses dispositivos de segurança é importante que você mostre isso no rodapé da sua loja, deixe isso claro, na pagina do produto, ao longo do processo de compra, através do seu layout, de ter um telefone fixo no site, da sua comunicação por e-mail e chat…
Ou seja, além de ter a parte técnica em dia você precisa fazer um trabalho para que o cliente se sinta seguro em comprar da sua loja. Isso inclui ele sentir que os dados dele não serão roubados e, principalmente, sentir que os produtos dele vão chegar no prazo estimado sem problemas e, caso tenha problemas, que ele consiga resolver isso.

ERP

Até que a sua loja virtual atinja um volume de uns dez pedidos por dia o ERP não é um sistema obrigatório, mas é importante que você saiba que ele existe e que pode te ajudar muito, pois ele vai conseguir automatizar processos, reduzir erros e dessa forma economizar seu tempo.
Entenda que toda loja virtual possui os seguintes processos:
  • Receber o pedidos (de preferencia muitos :) )
  • Confirmar pagamentos (Depósito, cartão de credito, boletos e sistemas de pagamento)
  • Separar e embalar pedido
  • Emissão de NFe e etiquetas
  • Enviar pedidos
  • Acompanhar a entrega e reportar o cliente do andamento
Uma ferramenta que está integrada a sua plataforma deixa todo o processo mais simples e fácil. Por isso é importante que você verifique se a sua plataforma tem essa possibilidade.
Para você ter uma ideia, para emitir uma NFe no sistema da Receita você pode levar de cinco a dez minutos por nota, com um ERP integrado na loja virtual você resolve com três cliques.
O ERP que utilizo na minha empresa e indico, sem medo é o Bling é o MELHOR custo beneficio do mercado, sem falar, que está integrado com muitas plataformas de e-commerce e com o Mercado Livre.

PASSO #4: DEPOIS DA CRIAÇÃO DA LOJA VIRTUAL

foto montar uma loja virtual depois criar
Sei que esse artigo já está meio bem longo, mas o processo para se montar uma loja virtual que venda ainda continua e normalmente não é falado sobre isso, por isso, vou abordar rapidamente alguns pontos que você precisa ficar ciente que precisa trabalhar/pensar nisso e link para vários materiais complementares. #tamojunto?

Atendimento Cliente

Quando falamos de pequenas lojas virtuais atendimento ao cliente é um dos maiores diferenciais e vejo, dia apos dia, empreendedores deixando de usar isso a seu favor.
Para dar um exemplo mais concreto do que estou falando, de uma olhada neste video aqui do Mario da Chicmix que ele conta um “causo” de como ele conseguiu fazer um problema se transformar em um case de atendimento a clientes.

Seja Pessoal

Lembre-se: pessoas compram de pessoas, pessoas não compram de empresas. Por isso, trate os seus clientes como pessoas e mostre para eles que existem pessoas do outro lado da tela dele.
Trate o cliente SEMPRE pelo nome, converse com ele, interaja. Quando ligar fale o seu nome, mande bilhetes assinados com o seu nome para para os clientes, assine seu e-mails com o seu nome e sobrenome.
Dessa forma o cliente vai sentir segurança em tratar com a sua loja e vai saber quem vai entregar/enviar o pedido para ele e, principalmente, quem vai resolver qualquer problema que possa vir a acontecer.
Vejo muitos empreendedores que trabalham sozinho mandando e-mail comoatendimento@minhaloja.com.br e assinando como SAC, Financeiro ou Vendas.
NÃO É FEIO SER PEQUENO.
Aproveite isso a seu favor. Faça isso, e você vai ver que os clientes vão começar a falar com você.

Suporte

O suporte ao cliente acontece antes, durante e depois da venda. Se você quiser perder uma venda deixe de dar suporte para o cliente nos dois primeiros processos. Se quiser perder CENTENAS de vendas deixe de dar suporte depois.
No início de uma loja virtual você vai ter poucas solicitações de suporte e problemas, mas conforme a empresa vai crescendo a complexidade e a quantidade de problemas vai crescendo e dai é importante você ter um sistema para isso.
Fiz um webinario com o pessoal do Zendesk que é o sistema de atendimento que utilizo na D Loja Virtual e conheço muitas empresas que utilizam ele. Muito simples e funcional e alem disso eles tem um plano grátis que é perfeito para quem está começando.

Telefone

Por favor, tenha um telefone fixo na sua loja virtual! Se só tiver a possibilidade de ter só um celular é melhor nem ter. :)
Um comportamento comum, eu faço isso inclusive, ao comprar em lojas virtuais desconhecidas é pegar o telefone e ligar para ver se existe uma pessoa do outro lado da linha. Isso aumenta o sentimento de que estamos em uma loja segura.
Isso também não é obrigatório para quem está começando, mas é legal para você saber que existe. Recentemente conheci a Atende Simples que é um sistema de telefonia que permite pequenas empresas terem números nacionais (o famoso 3003) ou então 0800. Os valores são muito acessíveis e totalmente sem burocracia. Se quiser mais informações no meu canal do youtube tem uma entrevista minha com o Andre, um dos criadores da Atende Simples.

Chat

Uma ferramenta IMPRESCINDÍVEL para todo mundo que tem uma loja virtual. É mais um dos itens que aumenta a sensação de segurança do cliente com o seu site, pois o cliente consegue tirar dúvidas na hora de forma rápida e fácil.
Vejo muitas lojas virtuais que não utilizam, sem dúvida, ele estão deixando passar uma grande oportunidade de atender melhor os seus clientes e vender mais.
Nesse artigo aqui falo de três opções de chat gratuíto para loja virtual e ensino a instalar eles.

e-mail

Para e-mails tenho duas dicas simples e rápidas:
1) Responda TODOS os seu e-mails, mesmo que seja para dizer para o cliente que você não trabalha com determinado produto ou que não vai conseguir ajudar ele, mas responda.
2) Seja pessoal. Trabalhe com e-mail com nome de pessoas e assine os emails com nome e sobrenome.

Marketing para Loja Virtual

Deixei a parte de marketing por ultimo, pois se você não ficar atento para todos os itens que listei anteriormente, você pode até vender, mas pode estar jogando fora.
Para que você consiga tirar o máximo das ações de marketing o processo de criação da loja virtual deve ter sido feito de ponta a ponta observando cuidadosamente tudo que falei antes.
Tendo tudo isso alinhado gostaria de dizer que existe basicamente dois tipos de ações de marketing as de rápido (Facebook Ads, Google Adwords e comparadores de preço) retorno, aquelas que você investe dinheiro você tem visitantes, mas parou de investir acabou os visitantes e as de retorno mais lento ou de longo prazo (SEO, Redes sociais, e-mail Marketing).
Não existe uma receita mágica e pronta. Invista R$ 10,00 venda R$ 20,00. Não uma combinação melhor, melhor mesmo é você testar e ver qual que funciona melhor para o seu mercado.
A única regra que vale para todos os mercados para as pequenas lojas virtuais é invista sua energia e seu dinheiro naqueles produtos que você consegue se destacar. Em outras palavras divulgue o que você tem de melhor. Divulgue o seu produto estrela.

Facebook Ads

Essa é a ferramenta de anuncio da maior rede social do mundo. Com ela você consegue fazer uma segmentação muito boa das pessoas que irão ver os seus anúncios. Se você fez o tema de casa e sabe os dados demográficos e psicográficos do seu publico alvo, aqui você faz a festa.
Utilizo muito Facebook ads para minha empresa e para os meus clientes. Até tenho um curso especifico para isso o Facebook Ads para ecommerce e já produzi muito conteúdo no meu canal do youtube:
Muitas pessoas não usam o Facebook Ads, pois acabam tentando usar ele exatamente igual ao que ele fazem no Google Adwords, até fiz um video falando sobre isso. Se usar da forma correta, vende. E vende muito.

Google Adwords

Google Adwords para o e-commerce é a ferramenta mais usada para fazer anúncios. Se você não sabe usar, recomendo que aprenda, pois o poder que ela tem de mostrar os anúncios na sua empresa para as pessoas que estão procurando exatamente as palavras relacionadas com o produtos da sua loja.
O Google Adwords é cobrado por clique e cada clique é bem carinho, por isso, trabalhe sempre os anúncios usando palavras mais especificas possíveis e só com os melhores produtos. Anunciar produtos encalhados, normalmente, é uma ótima forma de jogar dinheiro fora. Lembra? O cliente não é idiota.

Comparadores de Preço

O mais conhecido deles é o Buscape, mas existem outros como o Bondfaro, o Zoome o Google shopping.
Esse tipo de midia funciona muito bem para produtos de maior valor agregado onde as pessoas costumam procurar preços como celulares, televisões, notebooks, mas conheço alguns cases de sucesso na área de cozinha, petshop e moda.
Aqui também vale aquela regra de concentrar energia. Trabalhe e anuncie só os seus melhores produtos ou, até mesmo, só o seu produto estrela.

Mídia Buy

Esse nome bonito, nada mais é do que fazer anúncios/parcerias com blogs, sites de conteúdo, canais do youtube e pessoas com grande alcance nas redes sociais.
Deixei ele aqui no meio, pois ele funciona tanto como marketing de retorno rápido quando como de longo prazo, pois se fizer uma ação você vai ter um grande volume de visitas e vendas nos primeiros dias, mas isso vai continuar na internet e vai continuar te gerando uma visita residual e dependendo do que você fizer ainda te ajuda a dar relevância no Google.

SEO

O santo gral de toda a loja virtual, o sonho dourado de todo mundo que quer abrir uma loja virtual é estar posicionado na primeira pagina do Google, se possível, na primeira posição e, claro, sem pagar nada.
O único problema é que o Google só tem dez posições na primeira pagina e existe milhares de outras lojas virtual que querem o mesmo.
Conseguir um posicionamento bom no Google e um volume de visitas constante é algo demanda tempo e investimento, sim meu amiguinho, você precisará desembolsar algum aqui, pois dificilmente você vai conseguir fazer isso sem o auxilio de um profissional em otimização (SEO) e isso custa caro.
Um último aviso, se você planeja criar loja virtual e viver só de visitas do Google, talvez você não viva para ver a sua loja virtual vender dez pedidos por dia. :)

Redes Sociais

Muitas pessoas que criam lojas virtuais acabam usando as redes sociais de forma totalmente errada, pois querem só vender, vender, vender.
Redes sociais não são lugares para você ficar vendendo desesperadamente. Para funcionar para a sua loja virtual você precisa primeiro se relacionar com o usuário, fazer ele confiar em você e depois só fazer a venda.
Vi tanta gente fazendo isso da forma errada que até escrevi o artigo As redes sociais não funcionam para pequenas empresas – SERÁ?

E-mail Marketing

Essa aqui é uma ferramenta que eu gosto, quando as pessoas usam ela corretamente, porem pouquíssimas lojas virtuais sabe usar.
Esse assunto acho que é um dos que eu mais mais falei no meu canal do youtube. Falei tanto que até criei uma playlist com vários videos ensinando o que acredito que funciona para quem monta uma loja virtual:

PASSO #5: PRÓXIMOS PASSOS

Se você seguiu todos os passos que passei para criar site de vendas, isso que dizer que você está no caminho, mas não quer dizer que você se sentar e ficar esperando o dinheiro cair no seu banco.

Concentrar Energia

Agora é o momento de você focar sua energia e as forças e trabalhar com ainda mais afinco nos itens que podem te trazer mais resultado para você.
Vejo muita gente desistindo depois de ter terminado de montar loja virtual, pois ficam frustrados de trabalhar, trabalhar e não ter resultados. Encontro muitos empreendedores assim e quando vou analisar vejo que eles estão investindo suas energias nos itens errados.
Melhor, estão investindo energia no itens certos, mas no momento errado. Em um negócio online a ordem dos fatores alterá o resultado.

Quando fazer o que?

O que você cria a loja virtual hoje as ações de vendas que você precisa investir energia são quase  que completamente diferentes de se você tiver uma loja virtual há 3 anos, por exemplo.
No gráfico abaixo que traduzi do site shopify.com ele ilustra muito bem o quando de dedicação em estratégias de aquisição e estrategias de retenção você precisa investir para conseguir extrair o maximo de resultados do seu trabalho.
grafico montar loja online aquisicao retencao
Claro, outro pronto você precisa levar em consideração para saber quando fazer o que é o setor que você atua. Alguns setores/mercados as pessoas não compram produtos uma vez por mês, por isso, traduzi mais um gráfico que ilustra bem.
grafico montar loja virtual setores aquisicao-retencao
Para deixar um pouco mais claro que tipo de ação de marketing se encaixa em cada tipo de estrategia segue alguns exemplos:

Estratégias de Aquisição

  • Google Adwords
  • Facebook Ads
  • SEO
  • Redes Social
  • Mídia Buy

Estratégias Retenção

  • e-mail Marketing
  • Programa de fidelidade
  • CRM
  • Suporte de qualidade

RECAPITULANDO E MATERIAIS DE APOIO

Wow! Espero que você tenha gostado dessa nossa viagem até aqui! Agora se você quer fazer fazer parte da Elite do e-commerce brasileiro e montar uma loja virtual que venda de forma constante e segura você precisa COMPREENDER e AGIR.
Por isso, vou deixar logo baixo alguns materiais e alguns links que vão te ajudar a ter o melhor conteúdo e conhecimento, sem enrolação, para você saber exatamente o que precisa saber sobre como vender pela internet.

#1. Planilha para fazer análise da Concorrência

Para você conseguir montar uma estratégia que vai tornar você diferente e único na internet você precisa saber o que os concorrentes estão fazendo, por isso, criei essa planilha para você verificar TUDO que é importante e conseguir se organizar

#2. Ebook 8 dicas FANTÁSTICAS para montar uma loja virtual

Esse foi o primeiro ebook que fiz e já tivemos mais de 2000 downloads. Nele vou ainda mais a fundo na parte técnica do que você precisa saber para conseguir sucesso vendendo pela internet.

#3. Palestra online 8 dicas FANTÁSTICAS para montar uma loja virtual

Preguiça de ler? Sem problemas, você pode assistir a minha palestra on-line onde falo passo-a-passo o que você precisa fazer e dominar para vender pela internet.

#4. Cheklist / Apresentação desse Artigo

Fiz uma apresentação com todos os principais pontos desse artigo para que você possa consultar rapidamente e utilizar ela como um checklist para ir verificando de forma simples todos os conceitos que falei ao longo desse artigo.

#5. Assine o nosso canal do Youtube

Produzo diariamente vídeos novos para o nosso canal do youtube onde falo sobre empreendedorismo, redes sociais e, claro, loja virtual. Para assinar clique no link abaixo: 

Conclusão (Como Montar Uma Loja Virtual)

Escrevi esse artigo, pois não quero que você faça parte das estatisticas da Abcommque dizem que mais de 90% das lojas virtuais fazem menos de trinta pedidos por mês. Quero sinceramente que você faça parte da Elite do comércio eletrônico brasileiro.
Quero que fique claro na sua cabeça que vender online é muito mais que ter uma loja virtual. É muito mais que só tecnologia. Por isso entenda a parte técnica, monte uma estrutura para te demandar o menor tempo possível de envolvimento com a parte técnica, pois o seu negócio é VENDER ONLINE e não ficar envolvido com as questões técnica.