sexta-feira, 27 de maio de 2011

Concursos e sorteios no Twitter: como fazer?


Na hora de criar promoções, concursos ou sorteios no Twitter, muitas empresas se embananam. O motivo é simples: é uma mídia social muito diferente de outras, com Orkut e Facebook, com características muito próprias. Algumas características podem ser melhor definidas como dificuldades técnicas. Sim, meu caro leitor, este site avaliado em bilhões de dólares tem dificuldades técnicas. Isso ocorre por que, na prática, ele ainda não viu muitos caminhos para lucrar. Desta forma, não tem investimento suficiente para comprar toda a potência de servidores que precisaria.

Tá, agora me diz por que toda essa baboseira de dificuldades técnicas? Por que isso inviabiliza alguns tipos de promoções e concursos culturais no Twitter. Veja alguns exemplos abaixo.

Concursos de velocidade no Twitter

É o tipo de concurso onde eu desafio os meus seguidores a darem uma resposta velozmente. Eu faço um tweet perguntando algo, e o primeiro que responder ganha. Teoricamente parece lindo, mas a verdade é que usuários pouco relevantes para o Twitter (como comunidade de usuários colaborando para o bem comum) somem da busca. Alguns usuários podem responder antes do que você está vendo, e isso pode criar um enorme problema para você resolver. Não aconselho esse tipo de promoção.

Tem jeito? Tem jeito. Ao invés de solicitar respostas rápidas pelo Twitter, faça isso em um website externo e confiável. Que tal a área de comentários do seu blog ou então no Facebook? Essas ferramentas organizam as postagens cronologicamente, ou seja, você estará livre de contestações.

Concursos culturais no Twitter

Essa é aquela modalidade onde o usuário recebe um desafio e precisa executá-lo com maestria. O melhor, escolhido por uma determinada comissão julgadora, ganha o prêmio. Um exemplo é “a melhor frase respondendo a pergunta ganha o prêmio”. Isso pode variar para “a melhor foto” ou o “melhor vídeo”, mas use a sua criatividade para ir além disso.

Dá pra fazer? Dá pra fazer, mas o Twitter não é a melhor ferramenta pra isso. Você poderá desafiar os seus seguidores a enviar suas participações pelo Twitter, mas será muito complicado explicar a mecânica nessa mídia social. No final das contas, vai ter que explicar num blog, no Facebook ou no seu site. Então por que as participações não são pelo próprio blog, Facebook ou site? Não complique. O simples fato de ser no Twitter não vai tornar a sua promoção melhor, e se você obrigar o usuário a, além de enviar algo criativo, tenha que retuitar uma frase montada, prepare-se para um número bem baixo de participações. Quando mais difícil for, menos usuários vão se dar ao trabalho de participar.


Sorteios no Twitter: como fazer?

Fazer sorteios no Twitter se tornou uma verdadeira febre. Nasceu com alguns usuários que perceberam que o retweet poderia ser usado de uma maneira fortemente promocional. O ticket de participação dos sorteios se tornou o tweet.

Criar sorteios nesta mídia social se tornou tão banal que hoje muitos usuários criam contas específicas com o único intuito de participar de promoções. Não é o perfil real de uma pessoa, pois ele não interage com ninguém. Seu único objetivo é encontrar muitos sorteios no Twitter e participar deles o dia inteiro. Outras pessoas detestam promoções de RT e ficam irritadas quando veem essas mensagens na timeline. Ainda há o terceiro tipo, que pensa duas vezes antes de retuitar uma promoção: isso é queimação de filme, de certa forma, uma vez que seus seguidores podem não gostar.

Com isso quero dizer que você deve planejar muito bem o seu sorteio. Dê tempo para as pessoas participarem, não martele muito que fará um sorteio (pois muitos não vão querer entrar nisso) e, principalmente, dê bons prêmios. Ninguém vai querer retuitar pra ganhar um brinde barato. Além disso, se você for uma marca de abrangência nacional, não dê prêmios que só possam ser usufruídos em uma cidade do país ou que você não possa enviar pelos Correios.

Passadas as orientações básicas, apresento-lhes os dois softwares que considero os melhores para criar sorteios no Twitter.

Sorteie.me: ( http://sorteie.me/) Tá, isso aqui não é segredo pra ninguém. Famosíssima, a ferramenta era antigamente ligada ao Migre.me, mas hoje pertence apenas à Kingo Labs. Nele você encurta uma URL e ela se torna http://kingo.to/exemplo.  Esta URL se torna o ticket de participação, e o usuário precisa tuitar para participar. Depois você volta ao Sorteie.me, insere a URL encurtada e sorteia! Para saber como vai um sorteio (quatas pessoas deram RT, por exemplo), basta escrever no seu browser a URL kingo.to e adicionar, no final, um sinal de “+”. O Sorteie.me também pode sortear entre todos os seguidores de um perfil que você escolher. Interessante, mas nunca vi alguém usar isso.

Agora, preste atenção: não deixe de dar o prêmio para alguém somente por que ele é feio ou é um rato de promoções… Ao menos que você tenha feito um regulamento que deixasse isso bem claro. Tome muito cuidado para não criar crises.

TwitPromo: ( http://twitpromo.com.br/) Uma opção menos conhecida para o Sorteie.me, oferece opções diferentes e bem úteis para a criação de sorteios. Nele você cria uma página para o seu sorteio, onde pode adicionar imagem e descrição. Além disso, a ferramenta avisa os usuários que eles precisam seguir um ou mais usuários para participar, e se precisam ou não retuitar uma determinada frase. O website verifica se os critérios foram atendidos na hora de sortear. Muito útil para quem está com preguiça de fazer algo mais elaborado em seu próprio website, blog ou Facebook. Comprando os “créditos plus” com dinheiro de verdade você pode ter acesso a métricas da sua promoção.

E aí, o que achou das dicas? Quer recomendar mais alguma coisa? Deixe a sua opinião nos comentários!

3 comentários:

Thiara Deusdedith disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiara Deusdedith disse...

Você pode conquistar mais seguidores no Twitter criando diversas campanhas, como por exemplo, concursos de fotos, concurso de legendas de fotos, de redação, promoções ou sorteios. Esse tipo de campanha com certeza irá te trazer mais visibilidade e você ainda irá conquistar engajamento entre seus seguidores, ou seja mais seguidores para seu Twitter. É tudo que você precisa, estar em destaque, ganhar envolvimento do público e mais seguidores. Sendo assim, você irá precisar de um aplicativo que te permite executar campanhas simultaneamente em todas as redes. Além disso, o compartilhamento divulgando a participação de cada usuário é automático e você pode ter acesso as informações de cada participante por meio do painel de controle que será disponibilizado para você. É simples e seguro, pois já vem com todas as regras do Twitter para esse tipo de campanha. Fique por dentro de tudo sobre esse lançamento e muito mais acessando blog.wishpond.com.br

Thiara Deusdedith disse...

Você pode conquistar mais seguidores no Twitter criando diversas campanhas, como por exemplo, concursos de fotos, concurso de legendas de fotos, de redação, promoções ou sorteios. Esse tipo de campanha com certeza irá te trazer mais visibilidade e você ainda irá conquistar engajamento entre seus seguidores, ou seja mais seguidores para seu Twitter. É tudo que você precisa, estar em destaque, ganhar envolvimento do público e mais seguidores. Sendo assim, você irá precisar de um aplicativo que te permite executar campanhas simultaneamente em todas as redes. Além disso, o compartilhamento divulgando a participação de cada usuário é automático e você pode ter acesso as informações de cada participante por meio do painel de controle que será disponibilizado para você. É simples e seguro, pois já vem com todas as regras do Twitter para esse tipo de campanha. Fique por dentro de tudo sobre esse lançamento e muito mais acessando blog.wishpond.com.br