sexta-feira, 27 de maio de 2011

Metade das empresas brasileiras usa redes wireless.


Um levantamento divulgado nesta semana pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br) sobre o uso de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) nas empresas brasileiras aponta que, atualmente, 50% das companhias com mais de dez funcionários utilizam redes locais (WLANs) sem fio. Essa proporção cresce para 86% quando consideradas apenas as corporações com mais de 250 empregados.

No relatório, o gerente do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (CETIC.BR), Alexandre Barbosa, ressalta que, na maior parte dos casos, as WLANs não substituem as redes locais com fio e, sim, são usadas para complementá-las.

Entre as companhias ouvidas no estudo, 95% delas acessam a internet, sendo que o percentual é de 100% no caso das empresas com 250 funcionários. O detalhe, no entanto, está no fato de que a maioria (52%) das corporações consultadas utiliza conexões entre 256 Kbps a 2 Mbps.

O levantamento, referente a 2010, aponta também para uma estagnação no volume de computadores, na comparação com o ano anterior. Entre as pequenas empresas, com até 19 funcionários, 97% delas utilizam PCs, enquanto que nas corporações com mais de 50 empregados esse índice sobe para 100%.

Nenhum comentário: