quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dicas para montar uma estratégia empresarial nas mídias sociais.


Abaixo há algumas dicas rápidas selecionadas para estratégias de negócios na web 2.0 para a sua empresa se dar bem em um planejamento básico em mídias sociais. Algumas são simplesmente básicas para qualquer atuação nas redes sociais. Confira e deixe seu comentário:

1. Realize uma pré-avaliação

Ajuste todos os processos da empresa antes de investir em redes sociais. Certifique-se sobre a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, garantindo um bom atendimento aos clientes e preparando-se para lidar com críticas de forma honesta e transparente.

2. Use profissionais

Se possível, contrate uma pessoa para dedicar-se exclusivamente às mídias sociais. Caso o custo seja inacessível, tente compartilhar um bom profissional com outras empresas. Evite a falta de profissionalismo ao envolver-se com redes sociais. Mídia social é um assunto muito sério. Não vá contratar seu sobrinho só porque ele "entende" de internet!

3. Conecte todos

Integre a agência responsável pela estratégia de atuação de sua empresa nas mídias sociais às pessoas que deverão tocar o projeto internamente. A integração é fundamental para garantir a rapidez de respostas e também para o monitoramento das ações adotadas.

4. Realize medições e métricas

Analise constantemente a exposição da marca na internet. As mídias sociais podem ajudar muito a empresa, mas também têm o poder de comprometer uma reputação em questão de minutos. Saiba como suas postagens impactam os clientes. E lembre-se: se você tem dificuldade para medir seus impactos, você possui um sério problema. Se você consegue medí-los facilmente, você tem um problema maior ainda!

5. Não vá de chinelo e bermuda em todas as redes

Respeite as regras e a etiqueta de cada ferramenta ou comunidade. Não se esqueça de que as redes sociais são formadas por pessoas e não por robôs ou mecanismos de buscas. Cada relacionamento deve respeitar um certo nível diferenciado de contato e exposição. Saiba o que cada rede ou mídia exige e espera de uma marca.

6. Tenha sempre um plano B

Esteja preparado para lidar com eventuais crises geradas na web com agilidade e seriedade. É fundamental possuir um plano alternativo caso algo não saia como o esperado. Controle de crises em tempos de redes e mídias sociais é fundamental para as empresas, pois um impacto negativo já é prejudicial, mas um impacto negativo mal administrado é pior ainda.

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