quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Crie sessões de brainstorm para todos os funcionários na sua empresa.


Feliz a empresa que ouve os seus funcionários. Feliz a empresa que tem algum tipo de sistema que permite aos seus funcionários reportarem as idéias que surgem ao longo do dia.

Estamos na era do conhecimento e da informação. As idéias fluem em tempo real. As pessoas tem que ser capazes de "fidibecar" a empresa enquanto trabalham nas tarefas que precisam de melhorias. A inovação deve ser parte do trabalho de absolutamente todo mundo.

Além do que, os processos de praticamente qualquer pequena e média empresa simplesmente não existem. Tudo está aberto a questionamentos, ou deveria.

Para coletar as idéias, eu recomendo a criação de um perfil fechado no Twitter para uso exclusivo dos funcionários, ou a criação de formulário na intranet da empresa que permita a galera reportar as idéias que pipocam na cabeça de todos na hora que elas surgem.

Uma vez coletadas essas idéias nós precisamos craniar a melhor maneira de resolver a problemática.

Qual é o melhor método para craniar uma maneira criativa de resolver um problema?

Brainstorm!

Ou como se fala "nas" Miná Gerais, Toró de Idéias.

O Brainstorm seria o momento, a reunião, o encontro, onde a galera que sofre com o problema teria a chance de expressar as suas idéias malucas de como resolver a questão.

Durante um brainstorm vale de tudo, dedo no olho, mordida na orelha, levar para o lado pessoal, levar para o lado espiritual, levar para o lado negro da força, tirar a roupa, chamar o chefe de imbecil, whatever, o importante é deixar fluir as idéias sejam elas quais forem.

Uma idéia maluca pode ser a fonte de inspiração para uma idéia viável e pé no chão. Uma idéia pé no chão não inspira nem o mais zé dos zés a sair do zero. Portanto, deixe a tempestade correr solta!

Algumas sugestões para começar a bagunça:

1. Defina o desafio. Baseado na problemática que queremos resolver, defina a pergunta que temos que responder juntos, exemplos:

- Como criar produtos que as pessoas amam?

- Como podemos fazer o nosso produto ser 10x melhor?

- Como nós podemos receber dos clientes mais rápido?

- Como nós podemos ser conhecidos por um novo mercado?

2. Procure olhar os velhos problemas com novos olhos, liberte a sua mente, alguns exemplos para iniciar os seus questionamentos:

- Como usar de uma nova maneira os nossos produtos?

- Por que combinar de uma nova maneira os nossos produtos?

- Por que deixar como está os nossos produtos?

- Quem deveria usar de uma nova maneira os nossos produtos?

- Como inverter o que estamos fazendo?

- O que precisamos adicionar ao nosso serviço?

- O que precisamos tirar do nosso produto?

- O que precisa ser rearranjado imediatamente?

- O que podemos substuir?

- Por que substituir?

- O que podemos acelerar, concentrar, cobrir, controlar, capacitar, estruturar?

- Com qual frequência, investimento e localização?

- Qual a largura, preço e dimensões ideais?

- Qual é a ordem, o planejamento, a posição corretas e incorretas?

- Quando, Porque, Como, Onde, Com Quem, Por Quanto?

- Qual pergunta ainda não fizemos?

- Qual pergunta temos medo de fazer?

3. Priorize as idéias. Após uma sessão de Brainstorm você provavelmente coletou diferentes idéias para diferentes gostos. Agora é hora de categorizar a coisa toda e priorizar o que vamos fazer primeiro.

Deixe as idéias fluirem, Brainstorm na cabeça!

Nenhum comentário: