quarta-feira, 7 de março de 2012

Como medir produtividade?


Existem diversas ferramentas e métodos para medir nossa produtividade. O problema nesse caso é primeiro saber o que medir. Produtividade é uma palavra ampla, ela pode ser utilizada por uma indústria para saber, por exemplo, a quantidade de produtos feitos por hora ou por uma pessoa para saber se ela está conseguindo dar conta do seu dia.

Para medir sua produtividade pessoal, você precisa ter uma definição. Eu gosto de utilizar dois indicadores. Um deles é a quantidade de horas na semana utilizada entre coisas importantes, urgentes e circunstanciais que dá uma excelente visão da forma que estou utilizando meu tempo.

Outro indicador é a quantidade de tarefas planejadas contra as executadas. Uma pessoa que está com seu tempo e produtividade sob controle consegue concluir de 75% a 100% de tudo que planeja para seu dia. Isso pode ser feito em uma simples planilha de Excel ou usando aplicativos, como o Remember the Milk.

Lembre-se: defina sua métrica e compare em intervalos de tempo definidos. Se identificar problemas, estabeleça um objetivo e compare com a métrica do período posterior. Você só consegue melhorar aquilo que consegue identificar.

Fonte: Exame.com

Nenhum comentário: