segunda-feira, 12 de março de 2012

MyCity+20: faça uma simulação da Rio+20 na sua cidade!




Alguns estudantes do Instituo Sciences Po, na França, criaram uma plataforma que pretende mobilizar jovens de todo o mundo para se envolver nas negociações da Rio+20, a Conferência em Desenvolvimento Sustentável da ONU que será realizada no final de junho, no Rio de Janeiro. Inspirados por uma experiência de simulação das negociações da COP15 – Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas – que fizeram em 2011, eles organizaram a Paris+20, uma simulação da Rio+20.

O experimento dos jovens franceses, que conta com a parceria da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, será realizado no começo de junho. O objetivo é testar novos métodos de negociação e elaborar ideias que possam reestruturar os processos da ONU. Mas, independente do resultado, o propósito maior é empoderar jovens para se envolveram nas discussões internacionais, mesmo que à distância.

Com o suporte da UNESCO, esses estudantes levaram a ideia adiante e formaram a plataforma MyCity+20*, que apoiará qualquer cidade do planeta a fazer sua própria simulação. Basta entrar em contato pelo e-mail mycityplus20@gmail.com que os interessados podem receber orientações sobre como começar sua simulação, quais convidados podem chamar, qual estrutura seguir, entre outras.

Nenhum comentário: