quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Administração: Como Elaborar Um excelente Plano de Negócios.

Como elaborar um excelente plano de negócios


Um plano de negócios é uma ferramenta de gestão que funciona como um guia para planejar um empreendimento, uma ação mercadológica e a ampliação de uma unidade de negócio. Com ele em mãos o empreendedor pode entender melhor qual a realidade em que está inserido, de modo a conseguir determinar quais as estratégias serão adotadas em diferentes momentos, sobretudo para planejamento de ações futuras.

Por onde começar

De início, não há grandes regras que devem ser seguidas a risca na elaboração de um plano de negócios e o empreendedor não deve se preocupar em acertar ou errar. O ponto de partida deve ser a definição do empreendimento. Quanto mais clara for essa definição mais fácil será a elaboração dos demais pontos.
Em geral, um plano de negócios consta com a seguinte estrutura:
  •          detalhamento do negócio
  •          setor de atuação
  •          produtos ou serviços que serão ofertados
  •          público–alvo ou mercado consumidor potencial
  •          capital necessário
  •          estimativas de faturamento mensal
  •          previsão de em quanto tempo o capital investido retornará
  •          sócios e empreendedores envolvidos, seus cargos e descrição das principais funções

Plano de negócios e modelo de negócios

Muitos empreendedores têm dificuldade em entender a diferença entre um plano de negócios e um modelo de negócios. Para muitos os dois documentos podem significar a mesma coisa, no entanto, eles são fundamentalmente diferentes. O modelo de negócios é um documento bastante objetivo, que tem o objetivo de compreender as análises e reflexões dobre o conceito da empresa, avaliando a viabilidade da ideia.
Como elaborar um excelente plano de negócios
Já o plano de negócios é um documento mais profundo, que engloba todas as informações, cálculos e análises que demonstram a viabilidade do negócio. Ele deve incluir as etapas de construção do negócio e o investimento necessários, com custos, previsão de receita e retorno do investimento. O plano de negócios é importantíssimo, pois ele é o documento que será entregue aos possíveis investidores.
Como elaborar um excelente plano de negócios
Ambos os documentos devem ser elaborados dentro de um mesmo planejamento estratégico e em sintonia, uma vez que as informações contidas em um deles influencia diretamente no outro.

Planejamento financeiro

Outro ponto importante é o planejamento financeiro. Nele você determinará os custos e investimentos para montagem e operação do empreendimento. Estabeleça também o capital de giro e de onde esse investimento virá, que pode ser seu ou fruto de um empréstimo. No plano financeiro também devem ser adicionados a lucratividade e a estimativa de vendas, além dos custos de todas as etapas de produção até a venda. Eles são indispensáveis no plano de negócios, pois definem o cenário financeiro da futura empresa.
Por fim defina qual a estratégia de marketing e publicidade que será adotada. Avalie os custos, quais canais de divulgação serão usados e o retorno de cada um.

Horizonte temporal

A projeção financeira deve cobrir uma janela temporal de cerca de 3 anos. Mais do que isso pode ser complicado fazer projeções realistas, ainda mais nos tempos atuais em que o mundo e os mercados mudam muito rápido. Caso você vá pedir investimentos de terceiros, é importante lembrar que o pode ser necessário fazer um plano com horizonte temporal maior, se assim for pedido pelo seu banco. Caso os recursos financeiros sejam seus, é importante ainda montar uma estratégia para que o negócio funcione e pague o seu investimento inicial.
Esse post foi elaborado para apresentar ao leitor os conceitos básicos por trás de um plano de negócios. No entanto é importante lembrar que boas ideias e uma equipe que entende do segmento de atuação são essenciais para o sucesso do seu investimento.
Para um tutorial passo-a-passo de como elaborar o seu plano de negócios acesse nossa página e faça um download gratuito do nosso e-book Guia Rápido de Plano de Negócios.
Fonte: http://blog.luz.vc/

Nenhum comentário: