terça-feira, 5 de abril de 2011

O impacto da pirataria na economia brasileira


Mais da metade do mercado brasileiro gira em torno de softwares piratas. Veja quais os principais risco de utilizar esses programas

O Estudo Anual Global de Pirataria de Software, realizado pela Business Software Alliance, afirma que se a pirataria fosse reduzida em 10% ao longo dos próximos quatro anos, o reflexo na economia brasileira seria grande. Além de 3,9 bilhões de dólares adicionais para as empresas do setor, surgiriam mais de 12 mil novas vagas de emprego direto na área de TI.

Ainda assim, seja ou não por questão de preço, muita gente encontra diversas razões para continuar adquirindo produtos falsificados. Os argumentos são vários: preços altos, facilidade, impostos. Especialistas acreditam que, no Brasil, a pirataria já deixou de ser meramente um fator econômico e agora enfrenta um desafio ainda mais difícil de ser vencido: a educação. "O brasileiro desconhece o que é propriedade intelectual. O software é propriedade intelectual. Não é por estar em uma mídia, uma maneira fácil de ser disseminada, que ela pode ser roubada", explica Frank Caramuru, Direto da Business Software Alliance do Brasil.

Além dessa pirataria, adquirida abertamente em banquinhas de camelôs e até feiras-livres, seja em casa ou na empresa, os mais descuidados ou desinformados estão usando softwares piratas e muitas vezes nem sabem disso. Nesta empresa de anti-vírus, por exemplo, muitos dos chamados de supostos clientes, são originados, na verdade, por usuários com versões ilegais do programa. "Atualmente a gente tem mais de 1 milhão de usuários piratas e cerca de 35% dos chamados que temos hoje estão utilizando nosso produto de forma irregular", conta Camillo di Jorge, Country Manager da ESET Brasil.

Para não cair em uma roubada e acabar com softwares piratas na sua máquina, verifique sempre a nota fiscal: além do equipamento, ela deve discriminar também os programas que vêm instalados nele. Outro cuidado: os softwares piratas podem até ser muito parecidos com os originais, mas não é a mesma coisa. Falta segurança e garantia. No final das contas, o barato pode sair caro. "Um sistema operacional não terá as devidas atualizações, um antivírus pode prejudicar a performance e proteção da máquina. Com certeza um ataque de malware pode sair muito mais caro do que adquirir um software original", explica di Jorge.

Conheça os riscos

A pirataria de software é um grande problema – grande como quando falamos em perdas de bilhões de dólares. É isso o que a indústria de software da América Latina perde a cada ano com os piratas de software no mundo.

Mas, como isso se transforma em seu problema? Como é que você  pode ser afetado pela pirataria de software?

Leia mais em:
http://penseantesdecopiar.com/risks.html

Nenhum comentário: