terça-feira, 24 de setembro de 2013

Web Designer x Programador


O designer e o desenvolvedor são duas peças fundamentais na criação de qualquer campanha web. Ambos têm que estar em perfeita sincronia e harmonia, para juntos conseguirem atingir o resultado esperado no projeto. Muitas pessoas confundem essas duas profissões e acham que é apenas um profissional para colocar um site no ar. Totalmente contraditório esse argumento, pois cada um tem suas particularidades e habilidades. Vamos entender um pouco mais sobre os dois.

O Designer

É a mente criativa por trás de tudo. Sua missão de soltar toda sua imaginação e desenvolver a cara do site levando em contato toda sua experiência em criações e uma bagagem própria de tudo que já viu pela internet. Tem como característica ser uma pessoa bem brincalhona e que gosta de se sentir a vontade no ambiente de trabalho para poder conseguir inspirar suas ideias.

Publicitários Criativos

Os editores gráficos como Adobe Photoshop, Adobe Illustrator e CorelDRAW são a sua praia, e conta com a ajuda deles para conseguir transmitir perfeitamente o que o cliente pediu e espera do projeto.  Considera-se um verdadeiro artista e detesta que as pessoas que não entendem nada sobre o assunto palpitem sobre a sua arte.
Após criar toda arte final do site seu trabalho acaba por ali, e ele espera ansioso para que o desenvolvedor finalize o quanto antes. 

O Desenvolvedor

Visto por muitos como “nerd”, o desenvolvedor é responsável de programar o que foi criado pelo designer. É exigido dele uma alta capacidade de raciocínio lógico onde ele consiga passar para os códigos tudo aquilo que está no layout. Levando em conta os prazos exigidos pelo cliente, ele é um tipo de profissional que pensa muito bem antes de começar a fazer suas linhas de código porque sabe que qualquer erro de planejamento no começo do projeto, pode dificultar seu trabalho lá na frente.
HTML, CSS e Javascript são as linguagens básicas que todo programador web deve dominar e o Adobe Dreamweaver é software que o auxilia na elaboração dos códigos. Após isso para tornar o site auto gerenciável pelo usuário é preciso que ele domine algum tipo de linguagem que interaja com banco de dados. PHP ou ASP são as mais escolhidas por serem de fácil acesso e aprendizado.
O que é comum de acontecer é que o profissional da área de criação tem suas inspirações artísticas e inovações no layout que dificulta a programação e esquecendo que o programador é limitado a alguns aspectos como usabilidade e navegadores. 

Posso ser os dois?

Quem programa tem um perfil técnico e quem faz design geralmente tem um perfil artístico, então raramente você irá encontrar uma pessoa que programa e cria. A alguns casos raros de profissionais que são excepcionais nas duas áreas e com isso eles conseguem gerenciar praticamente todo o projeto. Isso faz com que ele crie um layout bastante criativo e responsivo, e que não ira lhe prejudicar na hora de programar.
Mas não se preocupe se você já conhece bem alguma dessas duas áreas, isso já lhe irá beneficiar muito em alguma futura profissão. Vale lembrar que se você é designer, sempre será um diferencial saber o básico de programação. E para você que é o programador, ter algumas noções de Photoshop.
Confira um infográfico das principais diferenças entre programadores e designers:
grafico-webvsdevelopers-portuga

Nenhum comentário: