sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Como usar o Facebook de forma útil?



Apesar de ser alvo de críticas de muita gente, a rede social pode ter serventia — basta saber usar. Portanto, ao invés de criticar o oversharing, falar de Mark Zuckerberg e sua mania de divulgar informações privadas e tal, vamos aproveitar para falar do lado bom do site, com 13 maneiras de usar o Facebook de forma extremamente útil.

1) Divulgar seu trabalho
Você escreve? Desenha? Pinta? Faz qualquer coisa? Crie uma página pra divulgar seu trabalho. Não importa muito se as pessoas dizem que você é bom ou não — tome coragem e mostre os seus dotes. Isso vai abrir inúmeras portas e oportunidades de trabalho podem aparecer. Quem sabe até você não vira uma webcelebridade?

2) Contato com parentes
Tá, isso parece óbvio e podia pertencer a um texto de 1995 falando sobre a grande novidade dos e-mails ou ~mensagens eletrônicas~, mas o Facebook facilita a vida de muita gente. Falar com avós que moram longe, aquele amigo que tá viajando e tudo mais. Não tem como não colocar na lista.

3) Eventos
Uma das melhores partes do Facebook. Festas, reuniões, aquele futebolzinho do fim de semana ou o que for, a parte de eventos é muito bem feita. Você pode saber o que tá rolando, saber quem vai e organizar direitinho. Pensa aí, como você ia organizar uma festa 10 anos atrás?

4) Discussões de grupos
Os grupos abertos às discussões podem funcionar muito bem. Há grupos de todos os tipos: mães que acabaram de ter um bebê, pessoal que gosta de games, aficionados por cinema ou amantes de música. Você pode ficar sabendo sobre notícias, novidades, descobrir novos talentos e muito mais.

5) Seguir gente da sua área
Seguir gente da sua área e acompanhar os seus posts é uma boa forma de se manter antenado e saber a opinião de especialistas sobre algum tema. Pode agregar muito.

6) Achar empregos
Há muitos grupos pra divulgação de vagas por áreas e também páginas com a intenção de ajudar quem tá procurando um emprego. Um deles é o trampos.

7) Fan pages úteis
Páginas que trazem fatos históricos, curiosidades e outras  informações podem ajudar a gente na hora de buscar mais conhecimento. Seja arte, cinema ou ciência, é só procurar que você acha páginas bem legais sobre os temas.

8) Achar animais perdidos
Quando algum bichinho é perdido, normalmente é aquela comoção. E, quando há muitas pessoas dispostas a ajudar, o animal é encontrado. Você pode fazer na raça, postando uma foto e pedindo pra compartilharem.

9) Grupo do trabalho/amigos
Ter um grupo de amigos mais íntimos ou de gente do trabalho também te ajuda a se manter conectado e você vai poder postar coisas condizentes com os integrantes. Às vezes você quer postar aquela zueira com os amiguinhos mas não pode pois tem medo que alguém do trabalho vai ver, por exemplo.

10) Contratar serviços
Uma indicação é a melhor coisa na hora de contratar um serviço, não é? Então que tal, ao invés de ligar pro seu pai, você postar no seu mural perguntando um pintor bom ou uma faxineira firmeza?

11) Compra/venda de coisas usadas
O Facebook também pode funcionar na hora de vender coisas usadas. Há grupos destinados a coisas especificas ou você mesmo pode postar uma foto do que você quer vender e torcer pra alguém comprar.

12) Ficar informado
Tudo bem que o Face não é tanto em tempo real quanto o Twitter, por exemplo. De qualquer forma, é um bom agregador de notícias: é só curtir as páginas dos veículos que você acompanha que você vai ver os principais links divulgados.

13) Listas
O Facebook tem uma ferramenta muito interessante. Lá embaixo na sua página inicial, em interesses, você pode criar uma lista de amigos ou páginas. Você seleciona o que quiser e depois dá um nome a essa lista. Por exemplo, eu tenho uma chamada “Futebol”, com vários veículos especializados que eu curto no Face. Quando entro lá, vejo o feed completo deles. É bom pra separar o feed por temas.

Nenhum comentário: