quinta-feira, 3 de abril de 2014

FireChat permite conversar pelo Bluetooth no iPhone.

firechat
Apps de chat famosos como WhatsApp, Viber ou Line precisam de conexão à internet para entregar as mensagens aos destinatários. Já o novo FireChat é gratuito e permite conversar com alguém sem estar conectado à rede ou pelo Bluetooth.
Uma tecnologia do iOS 7 permite conectar-se com outros iPhones que estão próximos. O FireChat trabalha neste campo, onde é possível enviar e receber mensagens instantaneamente. Em nossos testes, a distância máxima foi de aproximadamente 30 metros, sem obstáculos como paredes no caminho.
É claro que enviar mensagens a esta distância é útil em poucos casos, já que normalmente é possível falar pessoalmente com alguém tão perto. Entretanto, os desenvolvedores do aplicativo afirmam ser possível, em atualizações futuras do app, criar uma rede própria entre os iPhones. Assim, caso o FireChat tenha muitos usuários espalhados pelo mundo todo, seria um app de mensagens totalmente livre de qualquer servidor.
Neste caso, ainda seria um app seguro contra espionagem, já que não haveria um servidor central pelo qual as mensagens passam. Por outro lado, passaria por muitos dispositivos de usuários comuns.
Apesar da tecnologia ser boa e a ideia de crescimento melhor ainda, o app atualmente é bastante precário. Não é possível conversar diretamente com um contato: as mensagens enviadas vão para uma janela comum, onde todos os usuários próximos estão ligados. O perfil de cada pessoa também é bem simples: um nome, sem foto, senha ou qualquer tipo de informação. Além de tudo, para o app funcionar, é preciso ligar a tecnologia AirDrop na central de controle.

Nenhum comentário: