quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Qual a diferença entre marketing digital e web marketing?



Em meus cursos de marketing digital costumo discutir o que é e para que serve o Web Marketing. A partir da reflexão sobre o tema e do estudo dos conceitos de marketing tradicional somados a minha experiência com Web, em 2009 eu desenvolvi a minha definição sobre o tema.

“Web Marketing é o nome dado a um conjunto de ferramentas e estratégias utilizadas através da rede mundial de computadores para promoção, comunicação e comercialização de produtos e serviços. Também pode ser utilizado para a promoção de profissionais e personalidades. Envolve desde o projeto inicial, definição de estratégias, de nichos e públicos alvos, pesquisa de mercado, passando pela administração do relacionamento com internautas, processos de comunicação, geração de valor, e incluindo as etapas de venda e pós-venda, sempre com o objetivo de otimizar e maximizar os resultados.” (Olimpio Araujo Junior, 2009).

Também é importante considerar a diferença entre Web Marketing e Marketing Digital. A princípio os dois termos podem parecer sinônimos, até por que são comumente utilizados da forma errada. Isto acontece por que ambos englobam a prática de promover produtos ou serviços através da utilização de mídias eletrônicas para chegar aos consumidores rapidamente, de forma relevante, personalizada e com mais eficácia.

Porém, o Marketing Digital refere-se a ações em celulares e smartphones (Inclusive utilizando SMS e Bluetooth), tablets, Tv digital, e outros meios digitais, incluindo a internet. Já o Web Marketing é limitado a ações que utilizam a internet como canal de comunicação, como no caso do uso de e-mail marketing, mídias sociais, otimização de sites, entre outros. Podemos afirmar que o Web Marketing faz parte do marketing digital, mas não são a mesma coisa.

Nenhum comentário: