sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Qual a melhor opção para seu site, Layout Fixo, Líquido ou Elástico?



Saber tomar as decisões corretas na hora de desenvolver um projeto de web é muito importante para que não aconteça desperdício de tempo e principalmente de dinheiro. Uma das principais decisões que devem ser tomadas antes de contratar o desenvolvimento de um novo site, é como será a apresentação do layout no navegador, se ele será Fixo, Líquido ou Elástico. Ambas as soluções têm seus pontos positivos e negativos, não existe uma resposta correta, é necessário antes ponderar todas as possibilidades e decidir qual a melhor opção para seu modelo de projeto.

O Layout Líquido, também chamado de fluídico, permite que a página se adapte à largura da tela do usuário, ocupando todo o espaço visível em vez de ficar encostada a um canto ou centralizada, como acontece com os layouts fixos. Sua principal vantagem é a acessibilidade (ou usabilidade). O layout, assim como seu conteúdo, adaptam-se automaticamente à qualquer resolução de tela utilizada pelo usuário, ocupando toda área visível, ou seja, não restam espaços vazios nas laterais. O principal problema deste tipo de Layout é que se perde o controle sobre o posicionamento de alguns elementos da página, fazendo com que o mesmo possa ficar desconfigurado, com elementos fora do lugar e a linhas de texto muito longas.

O layout fixo é o mais utilizado pela grande maioria dos sites, isso por que as páginas terão sempre a mesma largura e os conteúdos irão comportar-se sempre da mesma maneira. Este modelo de layout tem como principal desvantagem a falta de flexibilidade. Quando o site é antigo, por exemplo, adaptado para monitores 800 X 600, acaba sobrando muito espaço nas laterais, e se o site for feito para monitores widescreen, mas for acessado em monitores menores, será necessário usar a "barra de rolagem" para visualizá-lo.

No primeiro caso, onde sobra espaço, o webdesigner pode usar sua criatividade e complementar o espaço utilizando o background (plano de fundo), do site. Já no caso de uso de monitores 800 x 600 para visualização de sites no formato widescreen, é algo que tem acontecido cada vez com menos freqüência.

A terceira opção me parece ser a mais adequada, porém, não tão comum. É o chamado layout elástico. Neste caso o site é auto ajustável dependendo da configuração do monitor que está acessando. Desta forma, o programador pode definir a largura mínima e a máxima (Ex.: largura mínima de 800px e uma largura máxima de 1280px), o que permite uma maior controle de imagens e textos e ao mesmo tempo controle da largura da janela por parte do usuário, eliminando assim alguns pontos negativos identificados nos dois tipos de layouts anteriores.

Nenhum comentário: