terça-feira, 5 de agosto de 2014

Administração: Dicas para abrir sua empresa.


Quem vai abrir uma empresa usando apenas recursos próprios, sem contar com empréstimos ou investidores, precisa saber muito bem o que fazer com esse dinheiro. Nesse cenário, qualquer erro pode ameaçar não só o caixa mas também os planos de crescimento.

Esse caminho não é nada fácil, alerta o empreendedor Ilya Pozin, fundador da Ciplex, agência digital norte-americana voltada a startups e pequenas empresas. Em um artigo publicado no site da revista Inc , ele indica os sete passos para dar a largada gastando o mínimo possível e minimizar os riscos dessa estratégia.

1. Valide sua ideia
Como você sabe que sua ideia de negócio é boa? Não adianta perguntar a amigos e
parentes, pois eles nem sempre terão uma resposta verdadeira. A melhor maneira de
validar sua proposta é pedir a opinião de quem não vai ganhar nem perder com sua
empresa: potenciais clientes ou empresários mais experientes.

2. Procure um mentor
Não peça conselhos a quem só vai reafirmar suas ideias, e sim a pessoas que o desafiem e
façam com que você defenda melhor seus argumentos e decisões. Melhor ainda se for
um profissional que atue na mesma área de sua futura empresa. O empreendedor pode até
não gostar do que vai ouvir, mas deve levar essas ponderações a sério e continuar
escutando os feedbacks.

3. Seja obcecado por clientes
Quem é meu cliente? Onde ele está e como posso chegar até ele? Essas são as primeiras
perguntas que o empreendedor precisa responder. Para isso, deve reservar metade de
seu tempo – a outra metade deve ser dedicada a criar um produto ou serviço que supere a
expectativa das pessoas. Assim, os primeiros clientes serão sua referência, seu estudo de
caso e, melhor de tudo, vão gerar mais negócios.

4. Reinvista tudo no negócio
Quando Pozin fundou sua empresa, gastou mais dinheiro do que recebeu – tudo em
nome de criar algo que superasse a expectativa dos clientes. “Não ficava com
nenhum dinheiro para mim”, recorda. “Quem foca em lucratividade muito cedo acaba
desenvolvendo um produto medíocre, e isso não vai gerar novos negócios. Daí, o
empresário vai precisar gastar todo o lucro que recebeu para prospectar outras
oportunidades.”

5. Otimize a busca de pessoas
Em vez de adotar uma cara estratégia de marketing, busque maneiras mais econômicas
de prospectar clientes. Será necessário gastar mais tempo nessa atividade para separar o
joio do trigo, mas é melhor do que arriscar comprometer uma grande soma com ações que
não se sabe se serão efetivas.

O mesmo se aplica às contratações. Não se apresse para contratar funcionários em tempo
integral. Trabalhe com temporários e terceirize algumas funções, desde que os
termos de pagamento sejam compatíveis com os prazos para receber dos clientes.

6. Comece o marketing cedo
Muitos empreendedores iniciantes gastam todo
o tempo e o dinheiro na concepção e no lançamento de seu produto, mas, quando
chega a hora de anunciar a novidade, se veem sem recursos.

Logo no começo, pesquise meios efetivos e baratos para chegar ao consumidor e reinvista
os lucros em marketing – quanto mais, melhor. Vale a pena começar a fazer ações
mesmo antes de o produto estar pronto.

7. Encontre um sócio
Começar uma empresa por conta própria é difícil. E é muito pior quando não se dispõe de
muito dinheiro. Por isso, encontre um bom sócio que compartilhe de sua paixão pelo
produto ou serviço – mas não necessariamente uma pessoa que seja igualzinha a você.

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