sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Estamos programando nossa vida em função do que queremos postar nas redes sociais?


Já se pegou programando alguma atividade, como uma ida ao parque do Ibirapuera, e pensando: “hoje está sol, é sábado e vai me render uma foto boa“? Já parou para pensar que isso pode ser uma espécie de “pré-edição” de nossas próprias vidas, já que estamos “forçando” belos momentos e pensando nossas atitudes a partir do que elas podem render nas redes sociais?

Estamos registrando nossos momentos e isso não é um problema. Mas quando documentar o que a gente está fazendo vira algo mais importante do que aproveitar cada instante que vivemos, estamos em meio a uma crise. Como acabar com isso?

Um texto interessante que fala sobre assunto é “Uma obsessão infinita: a opinião alheia”, que fala especificamente sobre a exposição de Yayoi Kusama, no Tomie Ohtake, em São Paulo — e como muitas pessoas estão mais preocupadas em tirar selfies e mostrar que estavam lá, ao invés de realmente aproveitar o momento e tentar curtir a exposição.

É claro que nem todos que tiram selfies ou outras fotos estão querendo postá-las nas redes sociais, mas é fato que há pessoas que registram aquele momento pensando exclusivamente em quantos likes aquilo vai ganhar posteriormente, quase que vivendo uma vida para os outros e não para si mesmo.

O pior é que nós sabemos e não temos vergonha de reconhecer que tentamos criar uma vida fake nas redes sociais. E  já tem até aplicativo pra ajudar nisso, como o Instasham que oferece fotos de praias, pessoas bonitas, paisagens legais, entre outras, para você publicar como fossem suas. O próprio nome do aplicativo evidencia a triste realidade em que vivemos:  Instasham, algo como “Instafarsa”.

“Coloque essa merda de celular de lado”
Um dos cenários preferidos para quem passar a ideia de “vida incrível” nas redes sociais são os shows. Quantas vezes você foi a um show e percebeu que as pessoas não param de filmar ou tentar conseguir um ângulo perfeito para a foto — o tempo todo! — no lugar de curtir cada detalhe da apresentação do artista? Os próprios artistas têm notado isso e se irritado bastante.

Um exemplo interessante é o da banda Yeah Yeah Yeahs, que divulgou cartazes avisando as pessoas para não assistirem seu show através da tela do celular. No aviso, a banda disse:

“Por favor, não assista ao show por meio da tela do seu dispositivo. Coloque essa merda de lado como forma de respeito à pessoa que estiver atrás de você e a Nick, Karen e Brian. Muito amor e obrigada! Yeah Yeah Yeahs”

Nenhum comentário: