segunda-feira, 11 de agosto de 2014

App Secret: o polêmico aplicativo de difamações

Secret (app)

Se você utiliza o Facebook ou o Twitter com bastante frequência, certamente deve ter visto um burburinho por trás do aplicativo Secret. Lançado oficialmente em janeiro deste ano nos Estados Unidos, trata-se de uma rede social que permite o compartilhamento de imagens e mensagens (ou segredos) de forma anônima através de dispositivos móveis com iOS ou Android. No Brasil, a plataforma chegou em maio, e desde então faz um enorme sucesso entre os usuários nacionais.

Cerca de dois meses após ganhar uma versão em português, o app está prestes a enfrentar suas primeiras batalhas nos tribunais brasileiros. Isso porque, segundo o jornal Folha de São Paulo, um grupo de dez pessoas entrará nos próximos dias com pedidos extrajudiciais para que Apple e Google removam o Secret de suas lojas virtuais. Esses usuários acusam a ferramenta de calúnia e disseminação de informações íntimas, principalmente fotos em que aparecem sem roupa ou comentários ofensivos.

Basicamente, o Secret tem como proposta a publicação de mensagens de texto e imagens, que podem então ser comentadas e curtidas por outras pessoas – tudo isso postado anonimamente. Dentro do app, que funciona vinculado ao número de telefone e sua conta do Facebook, não é possível identificar quem realiza os posts, mas sim ter uma pista de que o autor é algum amigo direto ou conhecido de algum amigo seu. Por isso, é uma tarefa difícil adivinhar quem escreveu determinada postagem.

O problema é que muita gente tem usado o app para difamar outros usuários, criando uma verdadeira rede de informações que, no final das contas, não passam de fofocas ou mentiras. "Está acontecendo uma onda de postagens difamatórias e ofensivas, com discriminação, racismo, imagens [pornográficas] de menores. A ideia é banir o aplicativo do país", disse o consultor de marketing Bruno de Freitas Machado, de 25 anos, responsável pela iniciativa de mover uma ação extrajudicial contra o aplicativo.

Logo quando o aplicativo foi lançado no Brasil, os criadores da ferramenta e ex-funcionários do Google, David Byttow e Chrys Bader, reforçaram suas opiniões de que combatem qualquer tipo de disseminação de calúnias ou situações de bullying através do app. "Nós entendemos que anonimato vem com responsabilidade. Por isso que nós temos uma linha dura com conteúdos de bullying, quando sinalizados - nós encorajamos a nossa comunidade a sinalizar conteúdos que violam as regras da nossa comunidade, e o revisamos. Além disso, também banimos usuários que não são positivos para o Secret", disseram.


Fonte: http://canaltech.com.br

Nenhum comentário: