terça-feira, 6 de setembro de 2011

Como despertar a Criatividade em você?



Todo local de trabalho sempre tem aquele cara que se destaca mais por contribuir com suas boas ideias. Pois é, a criatividade é uma dessas qualidades que mais saltam aos olhos dos empregadores atualmente. A boa notícia é que todo mundo é um ser criativo em potencial. Pelo menos, é o que revela este artigo publicado pelo PsyBlog, que está produzindo uma boa quantidade de material sobre o assunto. Segundo os especialistas, tudo o que temos a fazer é despertar essa criatividade dentro de nós. Abaixo, seguem algumas dicas para potencializar o seu dom criativo:

- Mantenha distância: geralmente, temos aquela sensação que temos de ficar em cima de um problema o tempo todo. Mas alguns estudos mostram que as pessoas que se distanciam psicologicamente de algo têm maiores as chances de surgirem boas ideias.

- Pense em tempos diferentes: parece meio óbvio, mas é muito mais fácil conseguir ter bons insights quando podemos pensar sobre algo em intervalos de tempos diferentes.

- Não seja tão coerente: nossa mente tende a encontrar sentido em tudo o que pensamos. Mas pensar em coisas absurdas, não tão óbvias pode ser uma solução interessante para depois aprimorar melhor suas ideias.

- Estresse-se: quem poderia imaginar que o mal humor é um ingrediente importante para turbinar a criatividade. Utilize-a a seu favor.

-  Considere diferentes pontos de vista: são de ideias em conflito que surgem uma nova visão sobre algo. Experimente, tente alternativas diferentes e crie algo novo.

- Escolha o caminho mais difícil: temos a tendência em sempre optar por percorrer os caminhos mais fáceis, mas aqueles que oferecem maiores desafios são os que mais contribuem para soluções criativas.

- Reveja seus conceitos: as pessoas tendem a solucionar problemas muito rapidamente. Especialistas sugerem que rever o problema sobre uma nova perspectiva é muito mais benéfico.

Fonte: ResultsOn

Nenhum comentário: