terça-feira, 27 de setembro de 2011

Três passos para tornar sua próxima apresentação imbatível


Com estas dicas aumentam as chances de sucesso nas reuniões executivas.

Faça Sempre

Exponha já na primeira linha o seu objetivo, dizendo em poucas palavras o que você está propondo, por que você está propondo isso, e o que deseja dos executivos. Financiamento? Apoio para uma mudança organizacional? Aprovação do produto? O tempo dos executivos é escasso. Eles querem que você vá direto ao ponto.

Obedeça a regra 10/30. Se você está agendada para 30 minutos, prepare sua apresentação para 10 minutos apenas. Espere gastar 20 minutos com perguntas e comentários. Em outras palavras, esteja preparado para uma discussão, não uma palestra slide-driven. Isso significa limitar a quantidade de slides a dois ou três apenas. Mas tenha slides com detalhamento dos seus planos à mão no caso de haver necessidade de aprofundamento de dados.

Às vezes

Você precisa colocar sua cabeça no lugar certo antes de iniciar a reunião. Focar. Você não está indo para a reunião à procura de um tapinha nas costas. Não se sinta obrigado a impressionar. Altos executivos não querem ouvir falar de todo o trabalho duro que você e sua equipe fizeram para chegar aos dados que você vai apresentar. Eles querem que você traduza o significado dos dados em relação à sua proposta e o processo de tomada de decisão deles e, o mais importante, em relação ao sucesso da empresa.

Nunca

Ficar na defensiva ou argumentativo demais não é um bom negocio. Ser apaixonado por um projeto ou ideia é bom, mas seu comportamento deve ser sempre calmo e aberto a contribuições.

Além disso, nunca deixe a espiral da reunião fugir controle. Se a discussão se afastar demais do tema, ou pior, levar os executivos a discutirem uns com os outros, na paralela, procure calmamente trazer a discussão de volta aos trilhos. E nunca se esqueça de verificar e reavaliar seus números antes de sua apresentação. CEOs muitas vezes podem ser muito bons com números. Se eles estiverem errados, você estará morto.

Nenhum comentário: