sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Elementos essenciais para o seu marketing digital


Marketing digital é basicamente a relação entre o conceito tradicional de marketing e novas tecnologias associadas principalmente com a internet. Sua expansão foi grande e é seguido pela grande massificação que está tendo os meios de comunicação no mundo.  No post de hoje vamos falar um pouco sobre os serviços e ferramentas que incluem o marketing digital. Entanto, vale lembrar que este ramo do marketing muda diariamente, e manter-se rotina para aqueles que trabalham nesta área.

Os principais serviços que inclui marketing digital ou de marketing on-line são:

● Links patrocinados: São anúncios on-line em um site (por enquanto), geralmente na forma de texto e que, através de um clique, conduzem o internauta (potencial cliente) ao site do anunciante.

Os Links patrocinados é um tipo de publicidade acessível a qualquer tamanho de anunciante. Os Links Patrocinados é um formato que revoluciona e democratiza a publicidade on-line. Sempre que um potencial cliente entrar em alguma página buscando informação ou diversão, ele encontrará anúncios, na forma de links, que são relacionados ao seu perfil ou ao conteúdo da página.

● SEO (Search Engine Optimization): Esta ferramenta como todos nós sabemos é usada para deixar um site bem posicionado em um Mecanismo de Busca. Sua iniciais significam “otimização de mecanismo de busca” e sua função é otimizar uma página para obter uma melhor posição na  busca por determinada  palavras-chave. A diferença com links patrocinados, é que este serviço é gratuito, e depende apenas da capacidade técnica para executar bem as diferentes técnicas de SEO e melhorar seu posicionamento.

● Usabilidade do site: Dentro de um site existem diversas variáveis para atingir os diferentes objetivos que podem ser de vendas, posicionamento, notoriedade da marca, governos e outros. A utilidade de sites é um serviço que analisa as variáveis, tais como, taxa de rejeição, o percentual de visitas (para cada seção), a duração no local, formas de entrar no site, palavras-chave para encontrar o site, entre outros. Sua função é otimizar essas variáveis para gerar um incremento nos diferentes objetivos que podem ter o site.

● Web 2.0: Este é o nome de uma nova internet, onde as redes sociais ( Facebook, Orkut, Sônico, Twitter, blogs, Myspace, Fotologs, Wikipédia entre outros) assumiram  e revolucionaram a forma como as pessoas se comunicam. Nos últimos tempos se tornaram tão populares que não podem ser negligenciados no planejamento de uma campanha de Marketing na Internet. De fato, os serviços Web 2.0 não existe como tal mas está ligado a todos os outros para tirar pleno partido da posição dominante que têm hoje e terá amanhã.

Estes são alguns dos serviços oferecidos pelo marketing digital. Existem muitos outros, por enquanto citamos apenas 4 categorias, as que podemos considerar as principais.

Nenhum comentário: