quarta-feira, 27 de junho de 2012

10 dicas para Cartões de Visita



Eu adoro cartão de visita, tanto que já falei aqui no Ponto várias vezes sobre essa poderosa ferramenta de marketing pessoal. Cartão de visita, apesar de antiquado para algumas pessoas, ainda é muito eficiente, além de barato pra caramba. Um cartão bem feito é um investimento de custo muito baixo em comparação com a quantidade de contatos que se pode gerar através dele.

Porém, tem alguns detalhes que são necessários para quem quer ter melhores resultados com o uso do cartão de visitas. Veja 10 dicas minhas sobre o bom e velho business card:

1- Chame atenção

Um cartão de visita que é igual a qualquer um outro quando não causa impacto nem atrai a atenção das pessoas. Se você quer ser lembrado por meio do seu cartão, é bom criá-lo de forma que seja diferente, especial. Se você é um zero à esquerda em design gráfico, não se preocupe, pode contratar alguém para fazer um belo cartão pra você (eu, por exemplo  .

2- Seja simples e direto em sua mensagem

Num cartão de visita basta informar seu nome, cargo, telefone e email. Tendo espaço, coloque o endereço do seu escritório (sem CEP), se for o caso, seu número fixo e endereço de site. Mais do que isso já é demais.

Acredita que eu peguei um cartão que dizia “Empresa ‘XYZ’ consultoria e assessoria” e dois números de telefone, só isso? Quando vi o cartão, a primeira coisa que perguntei foi: “Consultoria e assessoria EM QUE?”. A segunda foi: “QUEM É o(a) consultor(a)/assessor(a)? Um detalhe simples e ao mesmo tempo fundamental que esqueceram de colocar e que torna o cartão de visitas sem credibilidade.

3- Distribua os cartões, mesmo!

Não me refiro a sair dando cartões no sinal que vem anúncio de apartamentos à venda. Você deve é perder a vergonha de dar cartões.

Muita gente acha chato dar cartão de visita em situações onde não se esteja discutindo negócios. Enganam-se sobre isso. Em toda situação que você precisar manter algum contato com alguém, dê o cartão de visitas. Conheceu uma pessoa nova? Dê cartão. Um amigo da faculdade que você não via uns dois anos? Dê cartão. Sua mãe esqueceu do número do seu celular? Dê cartão.

4- Dê os cartões no início da abordagem

Outra situação corriqueira (acontecia comigo frequentemente). Se você nunca usou cartões de visita antes, correrá grande risco de ter uma conversa de mais de meia hora com alguém muito interessante e simplesmente esquecer de entregar um dos seus cartões. Para não cair nessa, dê um cartão logo no início do papo.

5- Peça e guarde os cartões dos outros

Imagine que você fica bem prático em dar cartões de visita e fica viciado nisso. Aí sim é chato, porque pode parecer que você quer apenas se apresentar e fechar negócio, e que não está dando a mínima para o que a outra pessoa está dizendo. Minimize isso pedindo também o cartão do outro, caso ele não tenha dado. Também guarde os cartões em um porta-cartões decente. Caso precise de uma parceria, já saberá onde buscar.

6- Faça um cartão pessoal

Pode ser que você tenha lido tudo isso e tenha dito: “Nada disso me serve, tô sem emprego no momento ou meu emprego não demanda cartões dessa maneira”. É claro que as dicas te servem, é só você fazer um cartão pessoal.

Um cartão pessoal nada mais é que seu cartão de visita apenas com seus dados pessoas que você queira passar facilmente para outras pessoas. Ao invés de um demorado “anota aí meu telefone”, você pode dizer um “toma aqui meu cartão”. Prático, rápido, simples, indolor e não requer conhecimentos técnicos :-p

7- Deixe cartões nos clientes

Seus clientes estão bem satisfeitos com seu ótimo trabalho? Show de bola! Então, que tal abusar da boa vontade deles, que as têm de sobra, para que te ajudem na divulgação do seu negócio? Peça a permissão deles para colocar cartões de visita na recepção de suas lojas ou escritórios. Não coloque muitos, uns 10 tá bom. Passado um mês, volte neles ou ligue para saber se os cartões foram pegos pelos clientes deles e o que acharam.

8- Coloque cartões em lugares estratégicos

É muito ruim quando você está num evento, alguém te pede seu cartão de visita e você não tem nenhum no bolso ou carteira. Evite isso colocando cartões nos bolsos do paletó, na bolsa, na pasta, na carteira, na agenda, na capa do tablet. Na carteira mesmo eu ando religiosamente com 10 cartões, e toda vez que dou um, reponho outro.

9- Dê mais de um cartão se possível

Se você já deu um cartão pra um prospect e ele disse que gostou e inclusive o indicaria para umas duas outras pessoas que ele tem em mente, dê mais cartões. É melhor que ele dê os cartões que estão sobrando que ele repasse o único cartão que tem e depois te esqueça.

10- Cuide dos seus cartões

É feio demais receber um cartão de visita todo amassado, sujo de molho de catchup, riscado ou borrado porque já está há 10 meses na carteira. Quanto melhor estiver seu cartão de visitas, melhor será a impressão que o seu prospect levará de você.

Quanta coisa a considerar! Mesmo assim, você tem alguma outra dica sobre cartões de visita? Comente!

Nenhum comentário: